Edital Nacional 2023 - Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) torna público aos interessados que, conforme aprovação da Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Enfermagem, em 06 de junho de 2023, estarão abertas, a partir do dia 06 de setembro de 2023, as inscrições para o processo seletivo para o preenchimento de 30 vagas destinadas aos Cursos de Mestrado (ME), Doutorado (DO) e Doutorado Direto (DD), área de concentração: Enfermagem, Cuidado e Saúde. As normas e documentos estão contidos anexo a esta página. Esclarecemos que estes cursos são públicos, vinculados à Universidade Federal de São Paulo e, portanto, isentos de taxas de inscrição e pagamentos.

Poderão inscrever-se para o Curso de:
Mestrado: portadores de diploma de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC das diferentes áreas de conhecimento ou Declaração de Matrícula do último período de graduação com a previsão de conclusão ao término do ano letivo e Histórico Escolar.

Doutorado: portadores de diploma de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC das diferentes áreas de conhecimento e de diploma de mestre, com validade nacional conforme relação da CAPES.

Doutorado Direto: portadores de diploma de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC das diferentes áreas de conhecimento, que cumpram os requisitos dispostos no item (I) deste Edital.

Edital Processo Seletivo 2023

acesso à ficha de inscrição mestradoacesso à ficha de inscrição doutorado

Inscrição:

Entregar, via e-mail <processoseletivo.ppge.epe@gmail.com>;, para a Secretaria do Programa:
1. Ficha de Inscrição disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp
2. Cópia dos Documentos (numerados, em único documento e em formato .pdf):
2.1. CPF e RG;
2.2. Carteira de Identidade Profissional para graduados;
2.3. Diploma do Curso de Graduação ou Declaração de Matrícula do último período de graduação com a previsão de conclusão ao término do ano letivo e Histórico Escolar;
3. Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br) e documentos comprobatórios (arquivo único em formato .pdf);
4. Projeto de Pesquisa (fonte Arial tamanho 12, espaço 1,5 linha, arquivo em formato .pdf) vinculado a um dos temas deste Processo Seletivo:
- Folha de rosto com título do projeto, nome do candidato e Tema de Pesquisa de Interesse;
- Introdução (contextualizando e justificando o tema e o problema a ser investigado);
- Revisão da Literatura;
- Objetivo(s);
- Método: delineamento do estudo, referencial teórico-metodológico, descrição dos instrumentos e procedimentos para a coleta de dados e apresentação das estratégias para a análise dos dados.
- Cronograma de execução
- Referências.

Critérios de Seleção:

(I) Análise do Curriculum Lattes em relação à formação e trajetória de pesquisa e profissional do candidato; inserção acadêmica expressa por meio de experiência em ensino e pesquisa. Para o doutorado além dos anteriores, será considerado para a avaliação a submissão do artigo do mestrado para periódicos indexados nas principais bases da área da saúde. Para o Doutorado Direto a comprovação de relevante produção científica, caracterizada por, no mínimo, três artigos publicados em periódicos de circulação internacional e indexados no Scopus e Web of Science ou Scopus e Medline. Só serão considerados os itens que contenham os documentos comprobatórios anexados. (Peso 2)

(II) Avaliação do projeto de pesquisa quanto à relevância do tema; originalidade e complexidade da pesquisa; revisão da literatura; coerência entre justificativa, objetivo(s), método e referencial teórico-metodológico, qualidade da apresentação e expressão escrita; cronograma de trabalho exequível no tempo previsto para titulação; adequação ao nível de mestrado ou doutorado. Também será analisada a capacidade do candidato defender seu projeto de pesquisa frente à banca de examinadores. (Peso 6)

(III) Entrevista, na qual serão consideradas: capacidade de expressão verbal do candidato, consistência de argumentação na defesa da proposta de estudo, justificativa do interesse e disponibilidade para engajar-se nas atividades do programa e, para Doutorado, disponibilidade para realizar estágio em centro de excelência em pesquisa, preferencialmente internacional. (Peso 2)

A pontuação mínima para aprovação é 7,0 (sete).

Seleção por Políticas Afirmativas e Acesso a Reserva de Cotas

Serão disponibilizadas 8 vagas, em acordo com a PORTARIA PROPGPQ Nº 3197/2021, da PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA da UNIFESP, para atender as Políticas de Ações Afirmativas. As vagas serão ofertadas para a inclusão de pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, indígenas e com deficiência. Conforme a portaria supracitada, em seu artigo quarto, a distribuição destas vagas respeitará a seguinte proporção: cinquenta por cento (50%) para pessoas negras (pretas e pardas) e quilombolas; vinte e cinco por cento (25%) para indígenas; vinte e cinco por cento (25%) para pessoas com deficiência. Considerando a hipótese de não haver candidatos aprovados em número suficiente em determinada modalidade de reserva de vagas, a(s) respectiva(s) vaga(s) não preenchida(s) será(ão) revertida(s) para a ampla concorrência.

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Rua Napoleão de Barros, 754 - 2º andar - CEP: 04024-002 - São Paulo – SP

site: http://ppg.enfermagem.sites.unifesp.br/ | e-mail: posgraduacao.epe@unifesp.br

Data  Atividade
06/09/2023  Publicação do Edital

06/09/2023 a 19/10/2023

Período de Inscrição
23/10/2023 a 14/11/2023  Período de Entrevistas
17/11/2023  Publicação do Resultado - após às 17h00
20/11/2023 a 24/11/2023  Período para Interposição de Recursos
04/12/2023  Resultado Final - após às 17h00

Os prazos do cronograma deste Processo Seletivo poderão ser prorrogados em virtude do número de inscritos.