Grupos estudos vinculados ao PPGF-Unifesp, com atividades no 1º semestre de 2021.
CENBRA - Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil
O CENBRA – Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil - visa a abordar, de modo restrito, a recepção da filosofia de Nietzsche no Brasil e seu impacto na cultura brasileira, e, de modo amplo, a analisar diversos aspectos da filosofia nietzschiana numa perspectiva genético-estrutural.
*Não aceita participantes que não sejam orientandos do docente responsável pelo grupo.
Site: http://www.cenbra.sites.unifesp.br
Agenda:
Reuniões semanais, quintas-feiras, às 16h30.
Professor responsável: Ivo da Silva Júnior
Contato: ivosjr@gmail.com
Ceticismo
A disciplina visa a discutir criticamente uma série de textos importantes da epistemologia analítica sobre a justificação perceptiva. Os autores a serem estudados são: Tyler Burge, Barry Stroud, John McDowell, Crispin Wright, Duncan Pritchard, Jerry Fodor James Pryor e Michael Williams.
Observação: a participação nas reuniões está sujeita à aprovação do docente responsável pelo grupo.
Agenda: Terça-feira, às 16:00
Professores responsáveis: Plínio Junqueira Smith e Raquel Albieri Krempel
Contato: plinio.smith@gmail.com
Edith Stein e o Círculo de Gotinga
No primeiro semestre de 2021, será analisada a obra "Uma investigação sobre o Estado", de Edith Stein. As reuniões acontecerão via Google Meet enquanto durar a crise sanitária Covid.
Reuniões: sábados, às 10h às 12h00.
Algumas reuniões são realizadas via Skype. Tanto para participar das reuniões presenciais como das reuniões virtuais, escrever para o coordenador do grupo.
Professor responsável: Juvenal Savian
Contato: juvenal.savian@unifesp.br
Filosofia na Antiguidade Tardia e Idade Média
O grupo continuará o estudo do problema dos universais sob o aspecto preciso da relação entre o pensamento de Tomás de Aquino e o de Pedro Abelardo.
Reuniões: quartas-feiras, das 09h às 12h.
Observação: Não aceita participantes que não sejam orientandos do docente responsável pelo grupo.
Professor responsável: Juvenal Savian
Contato: juvenal.savian@unifesp.br
Grupo de estudos Aristóteles: Metaphysica Delta
Grupo de estudos sobre o livro Delta (V) da Metaphysica de Aristóteles, dito ser o livro "sobre a quantidade de modos" de dizer cada palavra (peri tou posachôs), e passagens conexas do corpus aristotelicum onde se efetue a distinção dos significados de termos-chave para o aristotelismo. Cada participante é responsável por traduzir o texto original para debate coletivo por 2-3 reuniões, e assim sucessivamente. Reuniões on-line a cada duas semanas aproximadamente.
Reuniões: segundas-feiras, das 10h às 12h.
Observação: Não aceita participantes que não sejam orientandos dos docentes responsáveis pelo grupo.
Professores responsáveis: Paulo Fernando Tadeu Ferreira e Breno Andrade Zuppolini
Contato: pauloferreira.unifesp@gmail.com / baz1289@gmail.com
Grupo de estudos sobre história e filosofia da ciência e da tecnologia
O grupo dedica-se a trabalhar com os estudos históricos e filosóficos da ciência e da tecnologia, tratando tanto do copernicanismo como das diversas abordagens contemporâneas filosóficas sobre a ciência e a tecnologia.Professores responsáveis: Claudemir Roque Tossato e Alexandre de Oliveira Ferreira.
Agenda:
Reuniões: sextas-feiras, das 17h00 às 19h00.
Contato: toclare@uol.com.br
Grupo de Pesquisa Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo
O Grupo de Pesquisa dedica-se aos estudos sobre Rousseau e a Filosofia Francesa do Iluminismo, com ênfase nas reflexões sobre moral, política, cultura e sociedade, sua recepção e impacto na filosofia contemporânea e nos debates atuais (representação política, relações internacionais, meio ambiente, dentre outros). As atividades consistem em leituras de textos de autores daquele período, em particular Rousseau, Diderot, Holbach, e na apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos participantes do Seminário.
Agenda:
Reuniões: segundas-feiras, das 18h às 21h00.
Professora responsável: Jacira de Freitas
Contato: jacira.freitas@unifesp.br
Grupo de pesquisa sobre a filosofia da diferença
O grupo de pesquisa se propõe à discussão de obras seminais da filosofia francesa contemporânea, com ênfase para o momento de ruptura com a fenomenologia e com o estruturalismo (décadas de 60 e 70 do século XX), em que se configurou o que se pode chamar, grosso modo, de filosofia da diferença. Em conexão com isso, o grupo se propõe a debater temas contemporâneos com’o a descolonização do pensamento, a catástrofe ecológica, o racismo, as lutas antifascistas, entre outras, incorporando à discussão sobre a diferença a proposição de filosofias e modos de vida anticapitalistas.
Agenda:
Reuniões: sextas-feiras, das 14h30 às 17h00.
Professor responsável: Prof. Dr. Sandro Kobol Fornazari.
Contato: sandro.kobol@unifesp.br
Grupo de Teoria Crítica da Cultura
O escopo temático do grupo é investigar, a partir dos autores da chamada Escola de Frankfurt (T.Adorno, W.Benjamin, J.Habermas, M.Horkheimer, H.Marcuse) e da Teoria Crítica (principalmente de seu desafio de uma teoria comprometida com a práxis), as relações entre razão, cultura e sociedade no contexto histórico moderno e contemporâneo. Mais especificamente, trata-se de investigar em que medida e com qual relevância filosófica as manifestações culturais e artísticas podem revelar sintomaticamente o contexto histórico-social no qual estão inseridas e, ao mesmo tempo, de apontarem para uma possível transformação deste contexto. Nos encontros quinzenais são abordados tanto textos dos autores da Teoria Crítica, como projetos de pesquisa ou dissertações dos pós-graduandos e graduandos que participam do grupo.
Reuniões quinzenais
Agenda:
Terça-feira. 10h00
Professores responsáveis: Francisco P. Machado
Contato: fapmachado@unifesp.br
Grupo Kant e a História da Filosofia
O Grupo Kant e a História da Filosofia reúne docentes e alunos da UFSCar e da Unifesp. É coordenado pelos Profs. Paulo Licht dos Santos (UFSCar) e Luciano Codato (Unifesp). Os seminários no segundo semestre de 2020 têm por objeto a Dedução B da Crítica da razão pura. Realizam-se via plataforma digital, em datas pré-agendadas e são abertos a não orientando(a)s.
Agenda: sexta-feira, das 14h30 às 18h30.
Professor responsável: Luciano Codato
Contato: luciano.codato@unifesp.br
Grupo Perspcetivas Feministas e Decoloniais em História da Filosofia
O objetivo principal é enfatizar e aprofundar as chamadas questões de gênero que se ligam à filosofia e às questões filosóficas pelo lado de dentro, tanto em termos conceituais como históricos: seja trazendo à luz da história mulheres que tiveram trabalhos e obras bastante significativas do ponto de vista filosófico, mas que foram invisibilizadas (no curso da história produzida pelos filósofos homens, brancos, eurocêntricos e do norte global); seja ainda empreendendo uma leitura e uma interpretação da filosofia mais tradicional e canônica, contudo, de uma perspectiva inteiramente outra, isto é, crítica de um ponto de vista feminista e decolonial.
*Não aceita participantes que não sejam orientandos da docente responsável pelo grupo.
Agenda:
Reuniões: sextas-feiras, às 14h00.
Professora responsável: Izilda Johanson
Contato: i.johanson@unifesp.br
Laboratório de Filosofia Francesa Contemporânea
Nossos temas de pesquisa giram em torno da Filosofia Francesa Contemporânea e dos problemas de constituição e definição de gênero da história da filosofia.http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=00627019JCLT2E
http://labfilosofiafrancesa.blogspot.com/
Pesquisadores responsável : Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Torres Carrasco, Dr. Gustavo Fujiwara, Doutora Eloisa Benvenutti
Agenda:
Reuniões quinzenais - Quintas-feiras, das 14h00 às 18h00.
Colegas docentes associados
Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Ferreira, Unifesp, Profª. Drª Izilda Cristina Johason, Unifesp
Núcleo de Filosofia e Política (FiloPol)
O FiloPol núcleo de filosofia e política (Unifesp/CNPq) se propõe a abordar as questões políticas diante das experiências contemporâneas, com foco nos processos de criação e produção de subjetividades, em especial as que envolvam os movimentos sociais e atos e performances de resistência. O objetivo é partilhar o desafio de refletir sobre as mudanças por que passam as relações sociais nas suas múltiplas formas e sob um olhar transdisciplinar. Formado principalmente por professores, alunos de pós-graduação e graduação da Unifesp, mas também por não universitários, o grupo pretende se dedicar ao estudo dos temas: ação política, movimentos sociais, democracia, autoritarismo, Ditadura, memória, subjetividades.
Agenda:
Reuniões: quintas-feiras, às 19h00.
Professor responsável: Edson Teles
E-mail: edson.teles@unifesp.br
NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental
Encontros quinzenais online através do Google Meet. Caso a pandemia seja controlada, os encontros passam a ser presenciais com transmissão online. Apresentação de seminários a partir das pesquisas em andamento no NUR, sob a orientação dos professores vinculados ao grupo de pesquisa; Apresentação de seminários a partir de pesquisas concluídas no NUR, sob a orientação dos professores vinculados ao grupo de pesquisa; Periodicamente serão organizadas palestras de pesquisadores membros do NUR, pesquisadores colaboradores ou convidados em áreas afins às linhas de pesquisa desenvolvidas no NUR.
Agenda:
Reuniões: segundas-feiras, às 19h30.
Professora responsável: Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo
Contato: nurunifesp@gmail.com
Patrística e Escolástica
Leitura da Disputa XXIX de Francisco Suárez sobre a existência de Deus.
Agenda:
Reuniões: sábados, das 10h00 às 11h30.
Professor Responsável: Cesar Ribas Cezar
Contato: cesar.cezar@unifesp.br
Res publica
O grupo Res Publica reúne pesquisadores de vários temas, autores e períodos, das áreas de humanidades, cujos interesses convergem justamente para o assunto da política (a coisa pública). Para contemplar esse assunto, os estudos centram-se em autores clássicos, transitando por todos os temas relativos à política, como a retórica, a história e a historiografia e a filosofia moral.
Responsável: Profª. Drª. Patrícia Fontoura Aranovich
Contato: patricia.aranovich@unifesp.br
Reuniões semanais
Agenda:
Sextas-feiras, das 15h às 19h.
Seminários de Pós-graduação: modernidade e história cultural
Apresentação de seminários mensais a partir das pesquisas em andamento sob orientação do coordenador, prof. Henry Burnett. A cada encontro, um ou dois pesquisadores apresentam uma síntese dos desenvolvimentos mais recentes de suas pesquisas individuais, debatidas em seguida por todo o grupo. Eventualmente, o grupo recebe a visita de pesquisadores nacionais e internacionais para comunicações e discussões especiais. Temas em destaque: Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira, Literatura e História Cultural.
Professor responsável: Henry Burnett
Agenda:
Reuniões: sextas-feiras, das 9h00 às 12h00.
Contato: henry.burnett@unifesp.br
Seminário de Pesquisa Teoria Crítica e Experiência
O Seminário de Pesquisa “Teoria Crítica e Experiência” se dedicará a estudo dos autores da tradição da Teoria Crítica e aos debates contemporâneos sobre arte, cultura e sociedade, com ênfase no conceito de experiência. As atividades consistirão em leituras de textos dos autores da Teoria Crítica, em particular Lukács, Benjamin, Horkheimer, Adorno e Marcuse, e em discussões dos projetos de pesquisa dos participantes do Seminário. Indicações bibliográficas detalhadas serão fornecidas no primeiro encontro.
Agenda:
Reuniões: terças-feiras, às 10h00.
Professor responsável: Luciano Gatti
E-mail: lfgatti@gmail.com
Pensar e aplicar a decolonialidade na arte
Este seminário acompanhará e aprofundará os debates da disciplina Arte, cultura, filosofia e decolonialidade. Serão escolhidas imagens, filmes, textos etc. para debater a forma como arte e cultura participam de forma sensível do questionamento da colonialidade. Clique AQUI para ver o programa completo.
Agenda:
Reuniões: quintas-feiras, das 18h00 às 20h00.
Professora responsável: Carolin Overhoff Ferreira
E-mail: carolinoverferr@yahoo.com
Psicanálise, epistemologia e política
A psicanálise tem fundamento epistemológico que tem fundamentos nos princípios iluministas da ciência, mas seu desenvolvimento teórico implicou na configuração de uma verdadeira teoria crítica do sujeito, com efeitos na vida social e coletiva. Esse grupo de estudo visa checar esses pressupostos, compreender o sentido da evolução e da história do pensamento poltico, e a natureza complexa das suas “politicidades”, estabelecidas na esfera da ética clínica, da natureza da teorização e no impacto social de seu saber.
Reuniões: terças-feiras, às 11h00.
Professor responsável: Tales Afonso Muxfeldt Ab’Saber
E-mail: tsaber@unifesp.br
- Hits: 1986