Programa de Pós-Graduação em Filosofia

O Nascimento da Tragédia 150 anos depois - Colóquio Internacional

Cartaz NT 150 2

Exatamente no dia 02 de janeiro de 1872 chegava às livrarias da Alemanha O nascimento da tragédia a partir do espírito da música, escrito por um jovem professor de Filologia, da Universidade da Basiléia na Suíça. Friedrich Nietzsche enfrentava, com o livro, toda uma tradição já estabelecida de interpretações da tragédia grega. Os primeiros leitores, com raras exceções, o criticaram com veemência. Foi preciso esperar a virada do século XIX para o XX, para que esse pequeno livro pudesse encontrar leitores entusiasmados, em especial artistas. Hoje, “apolíneo e dionisíaco”, “socratismo estético” e tantas expressões que aparecem no livro fazem parte do aparato filosófico no campo da estética, mas não sem tensões, invencionices, excessos e mal-entendidos.

150 anos depois de sua publicação, o que ainda podemos dizer, não apenas “sobre” ele, mas igualmente “a partir dele”?

Para relembrar a data, a Faculdade de Filosofia e o PPGFIL da UFPA e o PPGF da EFLCH/UNIFESP se unem num colóquio com a presença de convidados e convidadas do Brasil e do exterior. Em breve mais informações sobre a programação.