O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é hoje o programa de prevenção escolar mais disseminado nas escolas brasileiras, contudo está sendo ofertado sem qualquer avaliação de efetividade da sua nova versão, "Caindo na Real", adaptada em 2014 para o Brasil a partir do programa norte-americano Keepin' it REAL. Como intervenções preventivas desenvolvidas em outras culturas podem vir a apresentar resultados nulos ou negativos no Brasil, este projeto tem como objetivo a realização de dois ensaios controlados randomizados para a avaliação da efetividade dos currículos existentes no PROERD/"Caindo na Real" (um para o 5º ano do Ensino Fundamental I e outro para o 7º ano do Ensino Fundamental II). As coletas de dados foram realizadas por questionários de autopreenchimento em dois pontos do tempo (com intervalo de 9 meses) em um mesmo ano letivo. O grupo intervenção recebeu o programa PROERD/"Caindo na Real" aplicado pelos policiais militares (instrutores) já treinados no município de São Paulo.
Financiamento: Auxílio à Pesquisa FAPESP - 17/22300-7