Defesa de Doutorado

Para fazer a defesa do Doutorado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (40 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.

Exigências do Programa:

  • Mínimo de 40 créditos
  • Exame de Qualificação
  • Proficiência em Inglês
  • Proficiência em um segundo idioma estrangeiro (aprovação em exame de proficiência ou declaração do orientador)
  • Análise Estatística ou Bioestatística - 3 créditos
  • Formação Didático-Pedagógica em Saúde - 4 créditos
  • Genômica, Proteômica, Lipidômica e Metabolômica - 8 créditos
  • Seminários em Pesquisa e Medicina Translacional - 2 créditos
  • Segurança em Laboratórios (obrigatório somente para quem tem atividades em laboratórios) - 4 créditos
  • Bioética (obrigatório somente aos alunos graduados em Medicina) - 2 créditos
  • PAD - Programa de Aperfeiçoamento Didático (obrigatório somente aos doutorandos bolsistas CAPES) - 2 créditos

Obs.: Caso alguma das exigências não esteja computada no histórico, o aluno deverá enviar o documento comprobatório de realização (certificado ou declaração) antes de enviar a documentação para defesa.

Procedimento:

Documentos necessários:

Observações sobre o preenchimento deste formulário: 
 - Item 3.a: Informar se há alguém na banca que tenha sido professor (orientador) ou aluno do seu orientador. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  - Item 3.b: Informar se há alguém na banca que seja coautor de artigos relacionados à sua tese. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  - Item 4: Obrigatoriamente um membro titular da banca da qualificação deve participar como titular da banca de defesa.
Colocar o nome do professor. Não pode ficar em branco. 
  • Proposta para composição de banca - Doutorado (preenchida em todos os campos e assinada pelo orientador)
  • Parecer de aprovação do Comitê de Ética
  • Tese completa, em arquivo único no formato pdf
  • Ficha Catalográfica (pdf gerado no sistema da Biblioteca CSP, não salve como imagem)
  • Relatório de Similaridade emitido no Turnitin (seguir a orientação abaixo para emissão do Relatório de Similaridade)
  • Artigo da tese publicado em periódico indexado ou comprovante de submissão do artigo (caso ainda não tenha sido submetido o artigo, deverá ser apresentada uma carta assinada pelo orientador contendo a justificativa para a não submissão do artigo e a data prevista para a submissão)

Atenção: Todos os documentos devem ser enviados por e-mail em formato pdf.

Composição da banca:

  • Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
  • A banca julgadora será composta por 5 membros titulares, incluindo o orientador, e 2 membros suplentes
  • O orientador participará como presidente da banca e também emitirá parecer
  • O coorientador não poderá participar da banca
  • Pelo menos um dos membros da banca da qualificação deverá ser mantido na banca da defesa de doutorado como memória das sugestões/modificações sugeridas
  • Somente 1 membro poderá ter sido professor (orientador) ou aluno do orientador
  • Além do orientador, somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
  • Além do orientador, somente 1 membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à tese
  • Pelo menos 4 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e os suplentes
  • Se entre os titulares houver apenas 2 externos à Unifesp, então obrigatoriamente os 2 suplentes terão de ser externos à Unifesp
  • Se entre os titulares houver 3 externos à Unifesp, então pelo menos 1 dos suplentes terá de ser externo à Unifesp

Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitin:

  • O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
  • Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
  • Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada

A ata da defesa da Tese deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). Esse processo será instruído pela Secretaria do PPG.

 

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