Redação e comunicação científica – aprendendo na prática

Docente (s) Responsável (s)
Fernanda Gaspar do Amaral

Ementa

    Objetivo do curso e resultados esperados: Estudar técnicas e métodos de redação científica através de teoria e dicas para criação de cada uma das partes que compõem um artigo científico e um projeto de pesquisa. Abordar aspectos da criação de outros meios de redação científica como relatórios, dissertações/teses, resumos e pôsteres. Estudar cada uma das partes desses textos e como redigi-las mais adequadamente. Discutir novos meios de comunicação científica, especialmente aqueles ligados à mídia social (blogs, páginas em redes sociais, revistas e rádio), e seu potencial uso para disseminação do conhecimento científico. Abordar técnicas de organização conceitual (através de mapas e outlines) para redação científica, incluindo a discussão de questões éticas e das normativas para determinação de autoria e editoração de textos e figuras. Como o curso incluirá a redação de artigo científico e/ou de projeto de pesquisa e criação de blog/página na internet pelos próprios alunos, espera-se que eles apreendam o processo de redação científica através da teoria imediatamente seguida da prática. Espera-se também que eles compreendam o processo como parte natural da carreira científica, desmitificando-o e facilitando-o. Com isso, espera-se ainda que a criação de material científico seja encarada de maneira mais tranquila e possa ser realizada mais eficazmente pelos alunos.

    Formato das aulas: Aulas teóricas contemplando o processo de redação e comunicação científica, alternadas com aulas práticas para redação das atividades propostas. É desejável que o aluno leve seu próprio computador e faz-se necessária a disponibilização de rede wi-fi segura para realização de busca em bases científicas e para interação com mídias sociais. 

Atenção: este curso será ministrado em Inglês, portanto é desejável, que o aluno tenha o conhecimento da língua inglesa no mínimo em nível intermediário para que possa haver entendimento e interação nas aulas. 

É desejável (não obrigatório) que o aluno tenha dados de pesquisa própria que possam ser usados para confecção das atividades práticas.

 

Período

30.08.2018 - 29.11.2018.

Quintas-feiras das 8:00 às 12:00.

 

Datas: 30/08, 06/09, 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10, 18/10, 01/11, 08/11, 22/11, 29/11 

 

Público-alvo

Pós-graduandos do Programa de Neurologia/Neurociências;

Pós-graduandos de outros programas, dependendo de disponibilidade de vagas.

Pós-graduandos de outras Instituições, dependendo de disponibilidade de vagas e mediante apresentação de Carta do orientador com justificativa para a matrícula.

 

Vagas

20.

 

Local

Anfiteatro do CTCMol (Rua Mirassol, 207, Térreo)

*exceto no dia 11/10, que será no anf. Jandira Masur (Prédio dos Anfiteatros, 1o. andar)

 

Carga Horária

75 horas.

 

Quantidade de Créditos

5.

 

Inscrições

de 06 a 26 de agosto de 2018.

 

Acesse aqui:

Ficha de inscrição

 

Forma de Avaliação

Frequência mínima de 75%. Textos em língua inglesa redigidos durante a dicisiplina. A avaliação se dará ao longo das aulas, sendo considerada a participação dos alunos(as) nas discussões e nas tarefas propostas. Não haverá prova formal.

 

Bibliografia

- DAY R., GASTEL B. How to write and publish a scientific paper. 8a edição. Editora Greenwood. 2016.

- PEAT J., ELLIOT E., BAUR L., KEENA V. Scientific Writing

– Easy when you know how. 6a edição. Editora BMJ Books. 2009.

- FAPESP website: http://www.fapesp.br/253

- ICMJE website: http://www.icmje.org/recommendations/

- San Francisco Edit website: http://www.sfedit.net

- Science careers website: http://www.sciencemag.org/careers

- Nature careers website: http://www.nature.com/nature/careers/