• Em 2012, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançaram um Edital de Chamada de Propostas para selecionar pesquisas na área do desenvolvimento infantil, em particular na primeira infância. Entre os projetos aprovados, estava este, implementado pelo nosso PPG, intitulado “Desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo para Profissionais da Educação Infantil: o modelo de Resposta à Intervenção”. Esse projeto utiliza o modelo K-RTI como fundamentação teórica e prática e foi desenvolvido sob responsabilidade dos pesquisadores Prof. Dra. Mônica C. Miranda (atualmente Professora Associada Visitante da UFRN), Prof. Dr. Orlando F. A. Bueno e equipe, incluindo o mestrando André Luiz de Souza. Em 2015, a equipe do Instituto ABCD – sob coordenação de Carolina Toledo Piza (MSc.) e do NINAPI (Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância, da Universidade Federal Rural de Pernambuco) – sob coordenação da Prof. Dra. Pompéia Villachan-Lyra e participação das pesquisadoras Emmanuelle Chaves (Dra.) e Sílvia Maciel (Dra.), com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) – e em 2016 a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a participação das Profas. Izabel A. Hazin Pires e Ana Manhani C. Assenço, integraram o projeto, visando aprimorar seu conteúdo e ampliar as perspectivas de atuação para outros Estados do país. O projeto, agora denominado Projeto Pela Primeira Infância, é um conjunto de ações de pesquisa e de formação de profissionais da Educação Infantil. Ele foi criado tendo por base o fato, já apontado por diversas pesquisas, de que as principais demandas formativas dos profissionais da educação infantil se referem à sua necessidade de uma compreensão, mais adequada e abrangente, das teorias e das bases do desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e comportamental da criança.
  • Sob coordenação da Profa. Ana Noto, foram feitas aproximações por meio de Grupos Focais com estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas de São Paulo com o objetivo de desenvolver programas de prevenção ao uso arriscado de drogas.  
  • Profa. Isabel Marian Hartmann de Quadros fez parte da Comissão organizadora da “I Visita Monitorada – Conhecendo a Biomedicina UNIFESP” – visita de estudantes do ensino médio e/ou cursos pré-vestibulares para conhecer o Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica e atividades de pesquisa desenvolvidas em alguns departamentos da UNIFESP, em que participaram também orientadores do PPG (Sabine Pompéia, Deborah Suchecki, Lia R. Bittencourt e Vânia D’Almeida).
  • Os Profs. José Carlos Fernandes Galduróz, Sabine Pompéia e Vânia D’Almeida participaram em aulas e palestras no curso preparatório para o vestibular CUJA. 
  • Profa. Sabine Pompéia em colaboração com Pooja Agawal (Fundadora da RetrievalPractice.org, Berklee College of Music, EUA) realizou a adaptação para o português de um guia para professores sobre uma técnica de ensino que assegura aprendizagem duradoura, disponível (http://www.retrievalpractice.org/baixe-o-guia);  Projeto Approvado (www.approvado.com): envolve promover a disseminação de: estratégias de estudo que asseguram um aprendizado duradouro e que tem evidências científicas informações sobre fatores que interferem com o aprendizado, como sono insuficiente, ritmo circadiano. Uso prático das melhores técnicas de aprendizado, por meio da disponibilização de um aplicativo gratuito, voltado a pré-vestibulandos e aqueles que vão prestar o ENEM. Facebook: https://www.facebook.com/approvado/

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