Programa de Pós-Graduação em Educação

Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp

Todas as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) precisam, obrigatoriamente, atender às disposições do Comitê de Ética em Pesquisa. Os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (PPGE/EFLCH/Unifesp) deverão apresentar, obrigatoriamente, no agendamento do exame de qualificação, o parecer de aprovação emitido pelo Comitê de Ética ou a Declaração de Responsabilidade, conforme o escopo da pesquisa.

A coordenação do programa recomenda aos pós-graduandos e aos seus orientadores que os projetos que envolvem seres humanos sejam submetidos ao Comitê de Ética até o fim do primeiro ano do curso. Para submeter o projeto de pesquisa, consulte a página "Projeto que envolvem seres humanos" do Comitê de Ética em Pesquisa e siga as orientações. É importante esclarecer que a opção “projetos que envolvem seres humanos” comporta uma variedade de situações, como, por exemplo, entrevistas e/ou observação do cotidiano escolar.

Quando a pesquisa “não envolve seres humanos” direta ou indiretamente, como é o caso de uma análise documental, por exemplo, o pesquisador deverá preencher e colher as assinaturas devidas na Declaração de Responsabilidade (modelo disponível aqui). Consulte aqui as informações acerca da chefia do Departamento de Educação.

Nenhum aluno será encaminhado ao exame de qualificação sem o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifesp ou a Declaração de Responsabilidade devidamente preenchida e assinada.