Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual

  Mestrado Profissional

Apresentação

Área de concentração (AC) “Inovação e Tecnologia na Prevenção e Tratamento de Lesões Teciduais”

O Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP tem por objetivo formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento técnico e científico para o mercado, para as empresas, para o setor público e para a sociedade como um todo.

 

 

O curso possui três Linhas de Atuação Científico Tecnológicas:

1. Desenvolvimento de protocolos e padronização de procedimentos na prevenção e/ou tratamento de feridas e lesões teciduais.

Tem como objetivo identificar fatores de risco e tratar lesões teciduais em humanos: as feridas traumáticas (queimaduras, perdas de substância complexas, avulsões entre outras), as pós cirurgias (deiscências, pós ressecção de tumores, pós cirurgias bariátricas, pós cirurgias estéticas, bridas e cicatrizes), as por imobilidade (lesões por pressão) e aquelas por doenças metabólicas como úlceras diabéticas, hipertensivas, entre outras.  Além disto, desenvolver novas tecnologias que auxiliem e possam acelerar o processo de cicatrização, como curativos avançados envolvendo adições físico-químicas aos curativos tradicionais, aperfeiçoando curativos por pressão negativa, substitutos da pele e câmara hiperbárica.

 

2. Aperfeiçoamento e aplicabilidade de produtos e processos em regeneração tecidual.

Objetiva o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos que possam ser utilizados para auxiliar a regeneração de tecidos em pacientes com lesões na pele, com doenças cutâneas como o câncer de pele, outros defeitos teciduais, otimizar a cicatrização em condições normais, e ações no tecido hematopoiético. O foco destes produtos é proporcionar tratamentos mais eficazes e menos invasivos, bem como a reduzir o tempo de recuperação, as complicações e os custos dos tratamentos, incluindo metodologias de ensino e educação.

 

3. Gestão e qualidade em feridas e lesões teciduais.

Busca desenvolver técnicas e estratégias para gerenciar e tratar feridas e lesões teciduais de forma eficaz, econômica e segura. Busca-se entender as causas de diferentes tipos de feridas e lesões teciduais, incluindo o câncer de pele, avaliar as melhores práticas para preveni-las e tratá-las, levando em conta o custo efetividades das diversas ações. Com isto, melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por estas condições, reduzir a morbi-letalidade e os custos envolvidos.

 

O corpo docente está composto de forma equilibrada por doutores, mestres e profissionais técnicos  com experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e inovação.

 

 

Objetivos e metas do curso:

  • Capacitar e qualificar profissionais da área da saúde que atuam na rede de saúde pública ou privada, propiciando formação abrangente e capacidade crítica, por meio de acordos previamente realizados;

  • Formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar o método científico e a pesquisa para agregar valor a suas atividades;

  • Desenvolver pesquisa aplicada, visando ao desenvolvimento de produtos e procedimentos para melhorar a eficiência na regeneração tecidual e consequentemente na área de saúde;

  • Transferir conhecimento científico ao mercado, para empresas, setor público e sociedade como um todo, visando ao aumento de produtividade;

  • Formar profissionais capazes de desenvolver, pelo uso do método científico, políticas que permitam a otimização da aplicação de recursos na área de saúde e na área de feridas em prol do desenvolvimento científico e social na saúde.

 

 

Perfil do profissional a ser atendido:

O programa receberá profissionais com curso de graduação completo (médicos, enfermeiros, bioquímicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, biólogos, engenheiros biomédicos, entre outros), comprovado por meio de diploma credenciado pelo MEC, que atuam na área de saúde ou correlata a ela, na rede de saúde pública ou privada.