O estudo da Biologia Molecular é focado na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas, investigando as interações bioquímicas entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica, e o modo como essas interações são reguladas. É uma área de estudos que abrange outras áreas como a Química, e em especial a Genética e a Bioquímica. Assim, o cerne da Biologia Molecular compreende o estudo dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação desses processos.
Há dois momentos na história da descoberta dos ácidos nucléicos (DNA e RNA). O primeiro é a descoberta da sua existência no núcleo celular e a determinação de sua composição química. O segundo momento é a identificação e aceitação do DNA como material hereditário. Com o desenvolvimento das técnicas para sua análise foi possível o avanço científico das ciências biológicas, como por exemplo, o Projeto Genoma Humano, cujo objetivo foi construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano a partir do sequenciamento total do genoma humano, com resoluções cada vez mais apuradas.
Sabe-se que o ensino em Biologia Molecular durante o período de graduação em Ciências Biológicas possui uma carga horária basicamente teórica. O avanço científico e o descobrimento de novas técnicas fazem necessária a reciclagem de conhecimentos por parte dos profissionais do Ensino Médio, propiciando o uso de metodologias adaptadas a sua realidade, aprimorando assim o desenvolvimento desses temas junto a seus alunos.
Diante da importância destes fatos, o Curso de Atualização de Professores do Ensino Médio tem o intuito de informar e discutir os avanços em relação à genômica e suas aplicações atuais em Medicina e tecnologia.
Assim, docentes, estudantes e técnicos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da UNIFESP estão envolvidos na elaboração e realização do curso de temas atuais de biologia, no Programa de Atualização de Professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio). As vagas são oferecidas vagas aos professores de Biologia que atuam na rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.
A estrutura do curso é composta por dois módulos (teórico e prático), totalizando 40 horas de aulas, e é ministrado no Campus São Paulo – UNIFESP. Após o curso presencial, os professores retornam a sua instituições de origem onde desenvolvem atividades relacionadas ao curso com seus estudantes, e após 3 meses retornam à UNIFESP para apresentação dos resultados alcançados, sob a forma de seminário com a participação para troca de experiências com os colegas (professores da rede pública) que fizeram o curso. Durante os meses para a realização do projeto nas escolas, os professores se mantêm com contato com os envolvidos no Programa para discussão e auxílio quando necessários. Os professores quando concluem as atividades recebem um certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP (PROEX).
As inscrições são realizadas através do link do PROEX. O curso por sua vez acontece durante as férias escolares de inverno (julho) em período integral. O curso é inteiramente gratuito, uma vez que a iniciativa tem por objetivo aumentar a integração entre as diferentes frentes públicas de ensino. O material utilizado nas aulas práticas e distribuído aos professores é subvencionado por algumas empresas.
As quatro edições do curso foram organizadas e ministradas por docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e profissionais de apoio técnico da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo oferecidas vagas aos professores de Biologia do Ensino Fundamental e Médio que atuam na rede Pública do Ensino Básico do Estado de São Paulo. O sucesso deste programa nos levou a implementar ações junto aos estudantes do ensino fundamental e médio sob a forma de oficinas de biologia. Assim, atualmente o nosso projeto Atualização em Ciências compreende:
1. Programa de Atualização de Professores do Ensino Fundamental e Médio.
2. Vivenciando a Biologia, tendo como público alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
3. Ferramentas de Ensino de Ciências, tendo como público alvo os Professores do Ensino Fundamental e Médio.