Agências de fomento à pesquisa com concessão de bolsas de Pós-Doutorado
Matrícula Pós-Doc
Procedimentos para Matrícula do Pós-Doutorado
Segue abaixo os procedimentos e relação de documentos para matrícula no Pós- Doutorado.
1) O Pós- Doutorando deverá dirigir- se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação de interesse para iniciar oficialmente o ingresso na Instituição;
2) O (a) Secretário(a) insere o CPF, data de nascimento e o Professor Supervisor do Pesquisador por meio do acesso a CEPG "Área exclusiva" no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa (http://172.16.3.2/dpd/pg/index.htm);
3) Após esse procedimento o Pós- Doutorando acessa a área de "Pré-matrícula alunos", disponível no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa ( http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/) preenchendo o formulário de pré-matrícula e anexando* os documentos pertinentes a matricula via sistema.
*Documentos a serem anexados via sistema (não é necessário o envio de cópias em papel) conforme citado na descrição acima:
• RG (formato pdf)
• CPF (formato pdf)
• Título de Eleitor (formato pdf)
• Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)
• Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)
• Certidão de nascimento, casamento ou união estável
• Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorado a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP, independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida,
• Projeto de Pesquisa - Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:
• Título;
• Introdução e justificativa;
• Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
• Metodologia a ser empregada;
• Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
• Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
• Bibliografia de referência.
4) Ao final do preenchimento e envio dos documentos pelo sistema, imprimir o Formulário (ficha de matrícula, ficha para confecção de crachá, aceite de matrícula e termo de aprovação de responsabilidade), colar as fotos 3x4, coletar as assinaturas necessárias e encaminhar esse formulário para a Secretaria do Programa de Pós- Graduação.
(Não é necessário o envio de cópias em papel da documentação pessoal conforme citado na descrição acima)
5) Para Supervisores não vinculados como Orientadores no Programa de Pós- Graduação entrar em contato com esta Pró- Reitoria (propgpq.dac@unifesp.br).