Vimos, neste momento da pandemia da COVID-19, reafirmar de forma enfática que o 4◦ Comunicado emitido pela ProPGPq e pela Comissão de Retorno das Atividades Presenciais de Pesquisa da UNIFESP continua válido e em vigor, devendo nortear a execução das atividades presenciais de pesquisa de nossa Instituição.
Essa assertiva se fundamenta nos seguintes fatos:
1) A situação de contaminação pelo vírus da COVID-19 em nosso estado está estabilizada, mas em um nível extremamente elevado;
2) A média móvel atual do número de óbitos continua em uma ascendente;
3) Pessoas vacinadas podem adquirir a covid-19 e transmiti-la;
4) Dentre os envolvidos em pesquisa, apenas os que estão expostos a riscos, além dos idosos, foram vacinados;
5) O percentual de vacinados em nossa população é ainda muito baixo.
6) Os covariantes do Sars-CoV-2 trazem um contexto de preocupação em relação ao nível de eficácia da vacina.
Enfatizamos o papel das Comissões de Segurança e Certificação Locais como instrumentos primordiais para mitigar surtos eventuais da COVID-19 em nossa instituição Todos os procedimentos de segurança estabelecidos por essas Comissões em suas respectivas regiões de atuação devem continuar a serem rigorosamente seguidos e observados.
Relembramos que denúncias quanto ao não cumprimento das normas de segurança ou comportamentos inadequados devem ser encaminhado à ouvidoria da UNIFESP via site: https://ouvidoria.unifesp.br , seguindo as instruções que lá se encontram. Essas denúncias podem ser realizadas de forma anônima.
Graças ao trabalho conjunto de todos, o número de contaminados pela COVID-19 em nossa Instituição tem sido extremamente baixo. Com a observância rigorosa dos procedimentos de segurança e prevenção em relação à Covid-19, espera-se que esse cenário positivo se mantenha,
A ProPGPq mantém-se à disposição para os esclarecimentos necessários.