Programa de postgrado en Química

Ciencia y Tecnología de la Sustentabilidad

Pós-Doutorado

Solicitação de Ingresso

O pós-doutorando  deverá ter como supervisor um orientador com credenciamento permanente ao programa;

Para ingresso ao programa o supervisor deve encaminhar à CEPGQ-CTS carta de encaminhamento, projeto de pesquisa do candidato (detalhes da formatação e itens a serem acrescentados, role abaixo), bem como cópia do currículo lattes do candidato.

Na carta de encaminhamento deverá conter as seguintes informações do candidato: data de nascimento, RG,CPF, data de homologação da tese de doutorado.

Após aprovação na CEPGQ-CTS, o coordenador do programa enviará à CaPgPq informando sobre a decisão.

Instruções gerais da PRPGPq: AQUI  

O supervisor solicitará à Secretaria o cadastramento (Pré-matrícula), informando os
seguintes dados:
- Nome completo
- RG
- CPF
- Data do Nascimento
- Nome do Supervisor

Em caso de bolsistas CAPES PNPD:

BOLSA CAPES
Seguem os links para acesso formulários e instruções:

FORMULÁRIOS DA PRPGPQ-POS DOUTORADO
LEGISLAÇÃO CAPES

Matrícula

Segue abaixo os procedimentos e relação de documentos para matrícula no Pós- Doutorado após aprovação na CPP.

1) O Pós- Doutorando deverá dirigir- se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação de interesse para iniciar oficialmente o ingresso na Instituição;

2) O Secretário do programa insere os dados no sistema da Unifesp e informa o aluno.

3) Após esse procedimento o pós- doutorando deve acessar a área de "Pré-matrícula alunos", disponível no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa ( CLIQUE AQUI  ) preenchendo o formulário de pré-matrícula e anexando* os documentos pertinentes a matricula via sistema. 

 

*Documentos a serem anexados via sistema  (não é necessário o envio de cópias em papel) conforme citado na descrição acima:

•       RG (formato pdf)

•       CPF (formato pdf)

•       Título de Eleitor (formato pdf)

•      Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)

•      Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)

•      Certidão de nascimento, casamento ou união estável

•      Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorado a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao   cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP,  independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida,

•       Projeto de Pesquisa - Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:

  • Título;
  • Introdução e justificativa;
  • Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
  • Metodologia a ser empregada;
  • Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
  • Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
  • Bibliografia de referência.

4) Ao final do preenchimento e envio dos documentos pelo sistema, imprimir o Formulário (ficha de matrícula, ficha para confecção de crachá, aceite de matrícula e termo de aprovação de responsabilidade), colar as fotos 3x4, coletar as assinaturas necessárias e encaminhar esse formulário para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa pessoalmente, via Secretaria do Programa de Pós-Graduação ou via malote (protocolo).

FORMULÁRIOS DA PRPGPQ-POS DOUTORADO

 

Finalização do Pós-Doutorado

Para finalização do pós-doutorado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa demanda um relatório final conforme abaixo:

Os procedimentos são estes:

 (1)  Encaminhar à Seecretária de Pós-Graduação as informações:

a) Informar 5 palavras-chave;

b) Encaminhar o CEP aprovado - Unifesp (ou equivalente);

c) Título do trabalho;

d) Aguardar retorno da Secretaria Após o retorno da Secretaria, seguir para os demais passos.

(2) Após retorno da secretaria, o pós-doutorando deverá encaminhar à Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado s documentações abaixo no formato pdf:

a) Relatório final do projeto desenvolvido pelo pós-doutorando na instituição. Caso ele tenha sido bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do pós-doutorado;

b) Comprovante de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado ou equivalente para a área de conhecimento;

c) Parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP ou equivalente

d) Encaminhar o documento (encaminhado pela Secretaria) assinado pelo supervisor e coordenador do Programa.

OBS: Todas as assinaturas deverão ser no formato digital ( gov.br) e no mesmo documento.

Segue link para acesso à assinatura digital gov.br: instruções assinatura digital

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