A Pós-Graduação stricto sensu, na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) teve início em 1978. Reestruturado em 2008, o atual programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem oferece formação nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
O Programa tem por escopo formar mestres, doutores e pós-doutores capazes de ampliar, consolidar e divulgar a ciência da Enfermagem, promover práticas transformadoras e difundir o ensino e a pesquisa, contribuindo individual e coletivamente em questões de caráter social, político e ético para a melhoria da qualidade do cuidado e da saúde da população.
MISSÃO: Ser um centro de excelência na formação de pesquisadores, líderes e profissionais capacitados para promover o avanço da ciência da Enfermagem e da Saúde, com ênfase na abordagem multidimensional às pessoas e grupos em suas diferentes expressões.
VALORES: O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem como concepção fundamental que o ser humano possui prerrogativas e direitos que devem ser respeitados, sendo que o direito à vida e à saúde são primordiais para a auto-realização da pessoa. Tem como fundamento que a Enfermagem foca a assistência às necessidades de cuidado de saúde na perspectiva individual e coletiva, por meio de um conhecimento que integra as bases: científica, pessoal/interpretativa, crítica, ética, estética e sociopolítica. Essas bases fundamentam e orientam a produção de conhecimento, que contribui para uma prática profissional inovadora e transformadora.
OBJETIVOS: Formar mestres, doutores e pós-doutores capazes de: integrar as bases do conhecimento na pesquisa, ensino e extensão nas Ciências da Enfermagem e Saúde; utilizar diferentes perspectivas filosófico-teóricas e metodológicas para construir, ampliar, consolidar e divulgar as Ciências da Enfermagem e da Saúde, contribuindo individual e coletivamente para a melhoria do cuidado e da saúde da população; e compartilhar ideais e integrar projetos para além dos limites institucionais.