Ideologia é nome dado a: 1º certos fatos sociais e históricos; 2º ao objeto de certos conceitos filosóficos; 3º ao objeto de certas concepções científicas (sociológicas, políticas, psicológicas, históricas); e 4º a certa maneira de pensar e agir. Os fatos – ou coisas – aos quais se dá o nome de ideologia sempre existiram; já o termo ideologia veio a ser concebido (por um filósofo: Destutt de Tracy) somente no final do século XVIII, tornando-se em seguida conceito rigoroso de importantes filosofias, para ainda no século XIX ser incorporado às ciências sociais. Alcançado o século XX, ideologia ganhou enfim uma infinidade de acepções vulgares, e atualmente é essa plêiade de acepções vulgares que domina o cenário da ideologia. Seja o que for a ideologia ou uma ideologia, não se trata de coisa simples.
Este é o volume inicial de uma série projetada para estudar os principais conceitos de ideologia elaborados na história da Filosofia desde o século XVIII (quando o conceito – positivo – de ideologia foi inventado por Destutt de Tracy), sem esquecer do reconhecimento da ideologia como algo negativo, na aurora da Filosofia alemã, na primeira metade do século XIX.
Como complemento, o livro também indica como tema de reflexão uma lista de treze filmes (de 1895 a 2015), cada um deles exemplar da mentalidade de sua década seja por conta de seu caráter ideológico seja porque tem a ideologia como tema.