Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Philosophy Postgraduate Program

Fazer, narrar e representar - Livro do Professor

 

Livro do Professor PRONTO 001

Fazer, narrar e representar - Livro do Professor. Este livro é um diálogo entre saberes, povos, lugares e temporalidades. Nossas vidas articulam-se com muitas maneiras de fazer, narrar e representar histórias de vidas e de modos de viver; e, se é fato que a vida de vocês localiza-se em um lugar dos Brasis que compõem o Brasil, é também verdade que ela estabelece diálogos com outros lugares e pessoas de experiências distintas, atravessando as fronteiras. O lugar e a vivência
de vocês não são formados apenas pelo território onde vivem e pelas pessoas que encontram, mas também pelas correlações hoje mundiais, acessíveis tanto por viagens propriamente ditas como por viagens de leituras, filmes, redes sociais e outros meios.
Os objetivos gerais deste livro concentram-se, então, por um lado, na compreensão do ser humano como ser de conhecimento, quer dizer, um ser capaz de descobrir e elaborar sentidos para sua existência; e, por outro lado, em nossa autocompreensão como brasileiros, num movimento que passa pela universalidade que une os humanos como seres de conhecimento e chega aos diversos Brasis que formam o Brasil. Especificamente, nossos objetivos focam no aprofundamento de nossa consciência sobre o tempo presente, mediante uma iniciação à arte da pesquisa, uma interpretação de nós mesmos como seres humanos e uma interpretação de diferentes maneiras de sermos brasileiros.
Esses objetivos justificam-se pelo tipo de formação que propomos neste livro, sempre em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O núcleo dessa formação é a ênfase no protagonismo juvenil, visando à plena cidadania e à construção de uma sociedade sempre mais democrática e justa. O fundamento de nossos objetivos é nossa postura pedagógica, que insere diversas vivências brasileiras no contexto mundial, retornando a essas mesmas vivências para analisá-las detalhadamente e permitir uma expansão dos horizontes cognitivos e práticos. Vocês serão, assim, sujeitos de sua própria formação, em cooperação com seus professores e toda a comunidade escolar. Convidamos vocês a descobrirem histórias e modos de saber que talvez ainda não conheçam; ou, caso já conheçam, a aprofundar sua compreensão, recorrendo a experiências de pesquisa e reflexão.
Trata-se de uma viagem pelo conhecimento em muitas dimensões, articulando as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a Filosofia e a Matemática; uma viagem na qual a percepção de um fenômeno natural ou cultural sugere um conjunto de estudos e de levantamentos de dados por meio de ferramentas de saberes que, se em um primeiro momento podem parecer distantes e separados, mostrarão sua unidade nas páginas deste livro. Palavras, números, dados, imagens, narrativas, gráficos, obras de arte, entre outros elementos são, neste livro, portas de entrada a partir das quais vocês poderão fazer, narrar e representar, ampliando o conhecimento sobre o lugar e o tempo em que vivem e sobre os lugares e tempos que se relacionam com a vida de todos nós. 

04 Sep 2020 15:00

O mundo contemporâneo é o do exílio e não o da pátria, o da errância e não o do lugar. Razão [ ... ]

Publicações
04 Sep 2020 14:17

O método cético de oposição na Filosofia Moderna

Embora seja inegável que o ceticismo tenha desempenhado [ ... ]

Publicações
09 Sep 2020 18:52

Em Busca de um Lugar ao Sol: Nietzsche e a Cultura Alemã.

Este livro parte da idéia de que a questão [ ... ]

Publicações

 

© 2013 - 2024 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Estrada do Caminho Velho, n° 333 - Jd. Nova Cidade - Guarulhos - SP - CEP: 07252-312
Telefone: (11) 5576-4848 (como ligar)

Mapa do CampusSobre o portal  |  Comunicar erros no site