Descrição: Este projeto de pesquisa abarca diferentes investigações que buscam enraizar a filosofia da matemática na história concreta da disciplina. O pressuposto do qual partimos é simples: a matemática, normalmente tida como exemplo de conhecimento abstrato, no qual é possível acessar um reino de verdades eternas, é na verdade um registro da linguagem humana. Como tal, deve ser analisado nas suas condições concretas de uso, ou seja, em seu atrito com o real. As questões centrais às quais nos dirigimos estão no campo da significação: Como as “teorias” e proposições matemáticas ganham significado? Quais as características específicas da linguagem matemática, e quais as demandas impostas sobre ela? O que elas permitem fazer, e quais seus limites? Para realizar essa investigação, o recurso à história das disciplinas matemáticas, bem como à evolução de seus conceitos, é uma ferramenta fundamental. Em muitos casos, a historicidade da matemática revela-se ponto de partida para a compreensão de fenômenos importantes, como sua relação com as ciências empíricas e, particularmente, com a física. Por essa razão, incorporamos à nossa pesquisa o estudo da matemática, não apenas como disciplina “acabada”, mas no seu desenvolvimento ao longo de um amplo período, que vai desde a matemática antiga (mundo helênico) até o século XX.
Docente responsável: Prof. Dr. Tiago Tranjan
Pesquisadores envolvidos: Cleiton Balieiro dos Santos e Roberta Castrioto Browne.
Financiamento: não possui.