logo ppg fisica

ptenes

Em julho deste ano, Pamella Aline de Almeida, estudante de Mestrado em Física da UNIFESP), passou uma semana envolvida em atividades no observatório de ondas gravitacionais LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), localizado em Hanford, Washington, EUA. O LIGO é atualmente o detector de ondas gravitacionais mais sensível do mundo e seus dados foram fundamentais para a conquista do Prêmio Nobel de Física em 2017. Para saber mais, basta clicar no título da notícia.

Pamella participou do International Physics and Astronomy (IPA) Program, uma iniciativa que reúne cerca de 30 educadores de física e STEM de todo o mundo para explorar habilidades e conhecimentos em astrofísica. A estudante é especializada em teoria da relatividade pela UNIFESP,  orientada pela professora Nadja Magalhães, do Departamento de Física, que também a orienta atualmente em seu Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-FIS/UNIFESP).

No dia 5 de setembro, Pamella Aline de Almeida ministrou uma palestra intitulada "Como funciona o mais sensível detector de ondas gravitacionais da atualidade, o LIGO, e minha visita às suas instalações" no webinário organizado pelo Grupo de Pesquisas em Gravitação e Física Aplicada (GRAFA) da UNIFESP. Durante o evento, a mestranda compartilhou suas experiências no LIGO com o público, discutindo tópicos como ondas gravitacionais, astrofísica, a construção do LIGO, e o papel dos educadores em grandes laboratórios de pesquisa.

Sobre o prêmio Nobel de física de 2017:Clique aqui.

Saber mais: Clique aqui.