Fabio da Silva Bortoli (IFSP-SPO - Campus São Paulo)
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1980), graduação em Esquema I pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente participa de grupo de pesquisa na Universidade de São Paulo e é professor de ensino profissional do Instituto Federal de Educação, Ciència e Tecnologia de São Paulo.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Astronomia: detector, casadores de impedância mecânicos, método dos elementos finitos e ondas gravitacionais.
Lilia Coronato Courrol (UNIFESP - Campus Diadema)
Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), Mestrado (1990) e Doutorado (1994) pela Universidade de São Paulo. Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo, onde ingressou em 2006. Atualmente ocupa o cargo de Prof. Titular na UNIFESP. Foi chefe do Departamento de Física entre 2017-2020. Tem colaborações com o Instituto Butantã, IPEN-SP, King Saudi University. Tem experiência como membro do Corpo Editorial de Revistas: Journal of Luminescence, Journal of Fluorescence, Ultrasound in Biology and Medicine, entre outras. Detentora de patentes de invenção: BR102014016592-A2, BR200602279-A2; BR200602279-B1 e BR9600093-A5. Pesquisadora do INCT-Fx, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos do CNPq (2009-até o presente). Membro da Sociedade Brasileira de Física,e da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica. Possui o Prêmio em Excelência em Pesquisa na área de Ciências Exatas e Tecnológicas pela UNIFESP (2023). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UNIFESP - PPG-FIS. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Óptica Biomédica, teranóstica, laser, biosensores, espectroscopia óptica, microscopia de fluorescência, nanotecnología, diagnóstico óptico, aplicações em biofotônica.
Marlete Pereira Meira de Assunção (UNIFESP - Campus Diadema)
Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1998) em Fisica pela Universidade de São Paulo . Pós-Doutorado em Física com ênfase em Astrofísica Nuclear (2000-2001) no Centre de Spectrométrie Nucleáire et Spectrométrie de Masse (CSNSM-CNRS), Orsay-França. Pós-Doutorado em Física com ênfase em Astrofísica Nuclear (2002-2005) no Laboratório Aberto de Física Nuclear Pelletron-Linac do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo-Brasil. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Física da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP no Campus Diadema, São Paulo, Brasil. Membro da Sociedade Brasileira de Física desde 1987. Pesquisadora Colaboradora do DFG/IFUSP e integrante do Grupo de Núcleos Exóticos e Astrofísica Nuclear - NEAN. Foi Vice - Chefe e Chefe do Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET no período de 2007-2010 e 2010-2013 , respectivamente. Coordena o Projeto de extensão "Vamos Nuclear" . Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UNIFESP - PPG-FIS.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Estudos envolvendo núcleos com estrutura de cluster, feixes radioativos, núcleos exóticos, espalhamento elástico, reações de transferência, breakup e fusão nuclear.
Nadja Simão Magalhães (UNIFESP - Campus Diadema)
Possui Bacharelado em Física pela Universidade de Brasília (1984), Mestrado em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo (USP, 1987) e Doutorado em Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1992). Realizou três pós-doutoramentos na USP, na Louisiana State University (EUA), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) e na University of Victoria (Canadá). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado IV no Departamento de Física da Universidade Federal de São Paulo, no campus de Diadema (SP). Foi membro do agora encerrado Instituto Nacional Ciência e Tecnologia de Astrofísica (INCT-A). É membro da The International Society on General Relativity and Gravitation, da International Society for Quamtum Gravity, da International Union of Pure and Applied Physics, da Sociedade Portuguesa de Relatividade e Gravitação, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Astronômica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Bioacústica e da Rede Paulista de Astronomia.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Gravitação (teorias de gravitação; ondas gravitacionais: fontes, detecção), Astrofísica (modelos de pulsares; curva de rotação de galáxias), Física Aplicada (bioacústica).
Norberto Sanches Gonçalves (UNIFESP - Campus Diadema)
Concluiu o doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1998). Atuou na Universidade Federal de Santa Catarina de dezembro de 1992 a fevereiro de 2007, para onde foi redistribuído em março de 2009, onde atualmente é Professor Associado IV no Departamento de Química. Publicou 52 artigos em periódicos especializados e 52 trabalhos em anais de eventos. Orientou 3 dissertações de Mestrado, 1 tese de Doutorado e co-orientou 2 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado, além de ter orientado diversos trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de Espectroscopia Molecular, Química de Coordenação e Catálise Heterogênea. Em suas atividades profissionais interagiu com 73 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Participou da elaboração do projeto inicial dos seguintes cursos: Licenciatura integrada (graduação) e da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade na UNIFESP Diadema, e da estruturação das Unidades Curriculares de Estrutura da Matéria e Química das Transformações (Ciclo Básico) e Físico-Química Experimental (Curso de Química). É membro do comitê científico de assessoramento do Núcleo de Instrumentação no Ensino e Pesquisa - NIPE, sendo responsável pelas áreas de Espectroscopia Vibracional, Análise de Área Superficial e Espectroscopia no UV-Visível. Atualmente é o Chefe do Departamento de Química e Coordenador do Comitê Gestor da Unidade José di Fillipi do campus Diadema.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Espectroscopia Molecular Vibracional Raman e Infravermelho de Materiais e Compostos de Coordenação, Mapeamento Raman, Identificação e Caracterização Espectroscópica de Materiais. Cálculo Vibracional ab initio e TDDFT.
Ronaldo Savarino Levenhagen (UNIFESP - Campus Diadema)
Professor Associado III da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi pesquisador do CNPq de 2009 a 2012 e de 2012 a 2015. Foi Vice-Chefe do Departamento de Física na gestão 2017/2020. Atualmente coordenador das disciplinas de graduação Tecnologias Educacionais e Ensino de Astronomia na UNIFESP.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Síntese espectral LTE / NLTE em estrelas B e anãs brancas, obscurecimento gravitacional, obscurecimento centro-bordo, abundâncias químicas e dinâmica orbital de estrelas na Galáxia.
Roseli Künzel (UNIFESP - Campus Diadema)
Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema. Vice-Cordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da UNIFESP.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Temas de Pesquisa: Propriedades ópticas e estruturais de materiais naturais e sintéticos. Aplicação das técnicas de termoluminescência e luminescência opticamente estimulada na caracterização de materiais e detectores de radiação.