logo ppg fisica

ptenes

A Profa. Titular Dra. Lilia Courrol do Departamento de Física (DF) do campus Diadema e coordenadora do PPG-FÍS, atuante na linha de pesquisa em Física Nuclear, Atômica e Molecular Experimental, recebeu o Prêmio de Excelência em Pesquisa UNIFESP 2023 em uma cerimônia promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq-UNIFESP) no dia 29 de novembro de 2023.

O evento ocorreu no Anfiteatro Leitão da Cunha, no Campus São Paulo da UNIFESP.  A mesa principal foi composta pela Vice-Reitora, Lia Bittencourt, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando Atique, e o Coordenador institucional de pesquisa da PROPGPq, Elbert Macau. Estavam presentes, os Pró-Reitores(as), Dirigentes e Representantes das Câmaras de pós-graduação dos campi e das Unidades Acadêmicas, Docentes, Servidores(as) Técnicos(as) Administrativos(as) em Educação e Estudantes. O evento contou também com apresentação musical do pianista e compositor Márcio Arruda.

A ação teve como objetivo reconhecer e valorizar as principais pesquisas realizadas na universidade. Na presente edição, foram avaliados os trabalhos realizados entre 2021 e 2022 que, dentre os que concorreram ao Prêmio, foram considerados os escolhidos para serem laureados para receber o Prêmio de Excelência em Pesquisa UNIFESP 2023 nas áreas de Ciências da vida; Ciências Exatas e Tecnológicas; Interdisciplinar e Multidisciplinar e Humanidades, subdivididos nas categorias Doutorado concluído até 6 anos; Doutorado concluído entre 6 e 25 anos, e Doutorado concluído há mais de 25 anos. Além dos trabalhos laureados, o comitê de avaliação também indicou trabalhos que receberam reconhecimento de Honra ao Mérito, nas mesmas áreas e categorias.

premio

Detalhes do Trabalho Premiado

Prêmio Recebido na área de Ciências Exatas e Tecnológicas na categoria de mais de 25 anos de doutorado

Título: SARS-CoV-2, hemoglobin, and protoporphyrin IX: Interactions and perspectives
Autores: Lilia Coronato Courrol, Flávia Rodrigues de Oliveira Silva, Valdivel Masilamani

Estado-da-arte: O SARS-CoV-2 ataca a hemoglobina através da sua proteína estrutural ORF3a, dissociando o ferro do heme, uma vez que o ferro é necessário para a replicação viral pelo maquinário celular. Neste processo, a protoporfirina (PpIX) é libertada.

Métodologia: A diminuição dos níveis de hemoglobina observada em pacientes com Covid-19 é frequentemente acompanhada por um aumento nos níveis de PpIX. Esta evidência foi confirmada pela quantificação de PpIX por cromatografia líquida de alto desempenho (HPLC). A emissão de PpIX é observada nas suas duas bandas características, aproximadamente a 635 nm e 705 nm.

Resultados: Este artigo procura compreender o papel do heme e da PpIX no interior das células. Perspectivas sobre a utilização da fluorescência de PpIX como sensor para monitorizar a presença do SARS-CoV-2 no tecido, sangue, urina ou fezes, mapear a evolução e gravidade da doença ou monitorizar a resposta às modalidades de tratamento da Covid-19 foram descritas.

Conclusão: A espectroscopia de fluorescência pode ser adotada como uma excelente técnica de diagnóstico para Covid-19, de baixo custo e alta sensibilidade. Este método pode ser potencialmente utilizado como marcador para monitorizar a resposta aos tratamentos. As terapêuticas fotodinâmicas e sonodinâmicas utilizando a PpIX endógena aumentada na fase aguda da doença, podem ser empregues para o tratamento da Covid-19.

Palavras-chave: Covid-19; Fluorescência; Hemoglobina; Protoporfirina IX.