Nota de repúdio ao racismo na Unifesp

O Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência (PPGESIA) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) vem a público manifestar seu repúdio aos atos lamentáveis de racismo estrutural ocorridos com um de nossos alunos. Conforme relatado, nosso aluno teve o direito de acesso ao campus questionado e o acesso à secretaria de pós graduação ofensivamente monitorado, de forma que produziu enorme mal estar e constrangimento.

O PPGESIA repudia toda e qualquer postura que promova a naturalização da segregação de pessoas negras e o seu desabono no âmbito da universidade pública.

Compreende que atos de discriminação, de toda ordem, são desafios institucionais e, como tal, todos os que fazem a Unifesp devem comprometer-se com sua superação.

Enfatiza o seu compromisso com as ações e políticas de reparação existentes na instituição, reconhece o dever de defesa do acesso a todos os direitos pela população negra em consonância com o que dispõe a PORTARIA PROPGPQ N. 3197/2021 - "Dispõe sobre ações afirmativas na Pós-Graduação para pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência"  e, com o olhar voltado para os Art.16, Art. 17 e Art. 18, destaca o  artigo 18

Compete à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa a criação de instrumentos de mapeamento e avaliação permanente, bem como a ampliação dessa política articulada com as políticas institucionais, diretrizes e princípios estabelecidos de acessibilidade, equidade diversidade de gênero, prevenção e combate ao racismo, entre outras."

Por fim, conclama a todas e todos para que ações sejam tomadas no sentido de adoção de medidas efetivas de combate ao racismo e para  refletirmos e lutarmos para prevenir ocorrências futuras daquilo que julgamos uma violência inaceitável, no âmbito de uma instituição pública que deve garantir um ambiente democrático, humanizado e sem preconceitos.

CEPG - Programa de pós Graduação em Educação e  Saúde Infância e Adolescência

Unifesp, 06 de março de 2023