Ementa - Introdução Ao Campo da Educação e Saúde

Disciplina Obrigatória:  Introdução ao Campo da Educação e Saúde (ME e DO)

Professores Responsáveis: Professora Fernanda Miranda Cruz; Professora Maria Inês Bacellar Monteiro; Professor José Leon Crochick

Dia da Semana: Segunda-feira

Horário :  9h as 12h

Local (  ) Campus Guarulhos      (  ) Campus São Paulo        ( x ) Aulas virtuais

Data de início 10/08/2020                                  Aulas semanais

Ementa:

Esta disciplina oferece os parâmetros teóricos para a pesquisa interdisciplinar em educação e saúde com ênfase específica sobre os temas infância e adolescência. Como a questão que inicialmente se apresenta é de elucidar a própria constituição do campo, a estratégia utilizada consiste em conduzir o pós-graduando a pensar esses temas, infância e adolescência, "dentro" do território analítico que se estrutura com o diálogo interdisciplinar entre educação e saúde. Assim, os principais temas abordados referem-se às políticas e práticas escolares, formação de professores, de profissionais da educação e de discentes; às práticas de inclusão social em territórios de vulnerabilidade social; às relações entre linguagem-cognição-emoção em processos de ensino; aos estudos sobre neurociências, modelos interdisciplinares de avaliação e a intervenção em transtornos do neurodesenvolvimento, sobre instalação e desenvolvimento e consolidação de serviços de saúde, visando o fortalecimento das ações inclusivas escolares e na saúde.

Programa e Cronograma

10/08 - Apresentação da disciplina

17/08, 24/08, 31/08 e 14/09 - Educação, Linguagens e Processos Formativos

Leitura:

Adorno, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

Adorno, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

21/09, 28/09, 05/10 e 19/10 - Inclusão Social e Vulnerabilidades

Leitura:

PADILHA, Anna Maria Lunardi; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Inclusão escolar, diversidade e desigualdades sociais. Em: Anna Maria Lunardi Padilha; Ivone Martins de Oliveira (orgs.). Educação para todos: As muitas faces da inclusão escolar. Campinas, SP: Papirus, 2013, p. 17 - 58.

BARROCO, S.M.S. Inclusão na educação infantil ou do compromisso com a formação do humano nas crianças: considerações à luz da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica. Maringá: UEM, 2015, texto não publicado.

GARCIA,  Rosalba Maria Cardoso. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, 2016, p. 7 - 25.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman. Notas para uma análise dos discursos sobre inclusão escolar. Em: Góes, Maria Cecilia Rafael; Laplane, Adriana Lia Friszman (Org.). Políticas e Práticas da Educação Inclusiva. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 5 - 20.

DAINEZ, Débora; Smolka, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187853, 2019.

26/10, 9/11, 16/11 e 23/11 - Desenvolvimento Humano e Saúde.

Leitura:

CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

30/11 - Avaliação da disciplina

Avaliação dos alunos: Entrega de trabalho individual sobre "O diálogo interdisciplinar entre educação e saúde nas pesquisas sobre os temas da infância e da adolescência" em 27/11.

Bibliografia

ADORNO, T.W. (1995) A filosofia e os professores. In: ___________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. P.51-74.

ADORNO, T.W. (2004). Teoría de la pseudocultura. En:________ Escritos Sociológicos I, obra completa 8 (Agustín González Ruiz, trad.) Madri: Akal; p. 39-78

TOMASELLO, Michael As origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Original: Tomasello, M. (1999). The Cultural Origins of Human Cognition, Harvard University Press. ISBN 0-674-00582-1 (Winner of the William James Book Award of the APA, 2001).