Impactos da Pandemia de Covid-19 e do Isolamento Social na Saúde Mental e Desempenho Escolar de Crianças, Adolescentes e Professores

 


 

Disciplina Optativa: Impactos da Pandemia de Covid-19 e do Isolamento Social na Saúde Mental e Desempenho Escolar de Crianças, Adolescentes e Professores

Professora Responsável: Profa. Dra. Claudia Berlim de Melo

Professora Colaboradora: Sonia Mara Motta Palma

Dia da Semana: 2ª f tarde

Horário: Das 14 as 18 horas

Local: on line

Data de início:

Número de vagas:

Ementa

A pandemia de coronavírus (COVID-19) é um desafio à saúde mental, em especial para crianças e adolescentes ainda em desenvolvimento. Há evidências sugerindo que quando as crianças estão fora da escola (por exemplo, fins de semana e férias de verão), elas são fisicamente menos ativas, permanecem muito tempo em frente a telas, padrões de sono e alimentação irregulares, com possível aumento de peso. Para aqueles jovens que já têm uma história de transtornos mentais, os riscos são maiores. Estes problemas podem ser agravados no período de confinamento, sem atividades físicas e em companhia de adultos. Além disso, a Pandemia e a adaptação de suas consequências alteraram a relação dos alunos/ professores e vice-versa, causando possível estresses nos professores por não estarem habituados a aulas on-line e aos alunos que precisam vencer o desafio de manter a atenção e concentração nesta nova abordagem escolar. O presente curso tem como objetivo discutir os impactos do isolamento social em crianças, adolescentes e professores e suas repercussões na Saúde Mental, e qual o papel da escola neste momento, através de aula expositiva, leitura e discussão de artigos previamente selecionados.

Bibliografia Básica

Malloy-Diniz LF, et al. Mental health in the Covid-19 pandemic: multisciplinary practical considerations on Cognition, Emotion and Behavior. Revista Debates in Psychiatry - RDP 2020. Ahead of print

Wang G, Zang Y, Zhao J, Zhang J, Jiang F. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet. 2020;395:945-7.

Guanghai Wang, Yunting Zhang, Jin Zhao, Jun Zhang. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(20)30547-X.pdf

Lucas SL et al. Impacts of the coVId-19 pandemIc on the mental health of chIldren and adolescents: guIdelInes from the department of chIld and adolescent psychIatry of the BrazIlIan psychIatrIc association. Revista Debates in Psychiatry - RDP 2020. Ahead of print

IACAPAP - https://iacapap.org/tips-for-parents-in-confinement-situations/


Alunos matriculados


https://www.youtube.com/results?search_query=%E2%80%9CImpactos+da+sa%C3%BAde+mental+na+educa%C3%A7%C3%A3o+durante+o+isolamento+social%E2%80%9D.

https://www.youtube.com/watch?v=9qkltemSw4U