Disciplina: Formas de violência escolar: bullying e preconceito
Docente: José Leon Crochick
Dia da semana: terça-feira
Horário: 9:00 h - 12 h.
Local: Campus de Guarulhos
Data de Início: a definir
Objetivos:
-
Refletir sobre a relação entre a violência social e a violência escolar;
-
Conceituar e diferençar duas formas de violência: bullying e preconceito;
-
Conhecer as determinações sociais e psicológicas do bullying e do preconceito;
-
Discutir os efeitos do bullying na infância e na adolescência;
-
Discutir os efeitos do bullying
-
Propor formas de combate, na escola, a esses tipos de violência;
-
Refletir sobre a educação voltada à sensibilidade e contrária à violência: educação inclusiva
Justificativa:
Considerando a atual discussão social sobre a violência e o papel da educação, sobretudo a escolar, que pode fomentá-la, mas também se contrapor a ela, esta disciplina propõe o estudo do preconceito e do bullying na escola - destacando suas determinações sociais e psicológicas, e procura pensar formas de enfrentá-las, assim como as consequências que essas formas de violência têm sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente.. Uma dessas formas são as propostas atuais de educação inclusiva. As referências teóricas adotadas são a Psicanálise e a Teoria Crítica da Sociedade.
Conteúdo
-
Violência social e violência escolar;
-
Conceito de Preconceito;
-
Teorias e estudos sobre o preconceito: determinações sociais e psicológicas;
-
Conceito de Bullying;
-
Teorias e estudos sobre o bullying escolar: determinações sociais e psicológicas;
-
Formas de enfrentamento ao preconceito e ao bullying;
-
Educação escolar contra a barbárie: educação inclusiva.
Método de Trabalho:
Aulas expositivas; discussões em grupos.
Avaliação: Trabalho individual sobre o tema da disciplina
Bibliografia Básica:
Adorno, T.W. Educação após Auschwitz . In: ______________ Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. 119-138.
Adorno, T.W. A educação contra a barbárie. In: : ______________ Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P.155-168.
Crochik, J. L.; Kohatsu, L.N.; Dias, M.A.de L. ; Freller, C.C.; & Casco, R. Preconceito e educação inclusiva. In: ____________ Inclusão e discriminação na educação escolar. Campinas: Editora Alínea, 2013. P.9-40.
Crochíck, J.L. e Crochick, N. Duas formas de violência escolar: bullying e preconceito. In: __________ Bullying, preconceito: uma nova perspectiva, 2017. P.13-50.
Horkheimer, M. e Adorno, T. W. Indivíduo. In: ____________ & ______________ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1973. P.45-60,
Horkheimer, M. e Adorno, T. W. Família. In: ____________ & ______________ Temas Básicos de Sociologia. São Paulo, Cultrix, 1973. P.132-150