Educação Especial numa perspectiva inclusiva: Perspectivas clínicas e socioculturais


Ementa:

Contextualização histórica envolvendo as pessoas com deficiência e dos movimentos, princípios e fundamentos legais que embasam a Educação Especial e Inclusiva. Conceituação da Educação Inclusiva e Educação Especial, do Ensino Inclusivo e da Inclusão Social. Desafios para a Educação Inclusiva no Brasil. Perfil dos alunos da educação inclusiva e do público-alvo da educação especial. Discussão dos paradigmas que amparam a área - o paradigma clínico e o paradigma sociocultural.


Objetivos:

  1. Contextualizar historicamente os princípios e os fundamentos legais que embasam a Especial e a Educação Inclusiva;

  2. Refletir sobre o Ensino Inclusivo e a Inclusão Social;

  3. Discutir aspectos referentes aos paradigmas clínico e sociocultural e os impactos na educação;

  4. Identificar e discutir os desafios da Educação Inclusiva no Brasil.


Avaliação:

  • Critérios

Os critérios de avaliação utilizados serão:

1)  Reflexão sobre os conteúdos teóricos discutidos;

2) Reflexão acerca dos temas propostos;

3) Participação nas atividades didáticas;

4) Entrega das atividades avaliativas;


Bibliografia básica:

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