Pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica I
Título da Disciplina: Pesquisa dos saberes profissionais do professor que ensina matemática em perspectiva histórica I ( ) Obrigatória: ( X ) Optativa ( ) Seminário |
Dirigida a alunos de: ( ) Mestrado ( ) Doutorado ( X ) Ambos |
Professore(s) Responsável(is): Luciane de Fatima Bertini, Rosilda dos Santos Morais, Wagner Rodrigues Valente Celular: (19) 99127 8330 (Luciane) |
Dia da Semana: Quinta-feira Horário: 14h-18h Local: Centro de Documentação do GHEMAT - Rua Euclides da Cunha, 377 - Osasco |
Objetivo(s) da Disciplina: Discutir aspectos da história do saber profissional do professor que ensina matemática. |
Ementa: Matemática a ensinar. Matemática para ensinar. Matemática escolar. Ensino Intuitivo. Escola Nova. Movimento da Matemática Moderna. Problemáticas e fontes de pesquisa. História do saber profissional do professor que ensina matemática. |
Bibliografia Básica BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. BURKE, P. O que é história do conhecimento? SP: Editora da UNESP, 2016 MONARCHA, Carlos. Brasil Arcaico Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP, 2009. OLIVEIRA, M. C. A.; SILVA, M. C. L.; VALENTE, W. R. O Movimento da Matemática Moderna: história de uma revolução curricular. Juiz de Fora/MG: Editora da UFJF, 2011. VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas-SP: Autores Associados, 2004. VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Revista Acta Scientiae, v. 20, n. 3, 2018. p. 377-385. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3906/3178>. Acesso em: 1 jun. 2019. |