Defesa de Mestrado

Para fazer a defesa do Mestrado, é imprescindível que o aluno tenha completado a quantidade mínima de créditos obrigatórios (25 créditos), tenha cursado todos os cursos obrigatórios e tenha cumprido todas as exigências do Programa.

Exigências do Programa:

  • Mínimo de 25 créditos
  • Proficiência em Inglês
  • Análise Estatística ou Bioestatística - 3 créditos
  • Formação Didático-Pedagógica em Saúde - 4 créditos
  • Genômica, Proteômica, Lipidômica e Metabolômica - 8 créditos
  • Seminários em Pesquisa e Medicina Translacional - 2 créditos
  • Segurança em Laboratórios (obrigatório somente para quem tem atividades em laboratórios) - 4 créditos
  • Bioética (obrigatório somente aos alunos graduados em Medicina) - 2 créditos

Obs.: Caso alguma das exigências não esteja computada no histórico, o aluno deverá enviar o documento comprobatório de realização (certificado ou declaração) antes de enviar a documentação para defesa.

Procedimento:

Importante: Todas as defesas de dissertações de Mestrado dos alunos matriculados a partir do dia 01/04/2022 serão obrigatoriamente em sessões públicas, conforme os Artigos 103 e 104 do Regimento Interno da Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.

Documentos necessários:

Observações sobre o preenchimento deste formulário: 
 - Item 3.a: Informar se há alguém na banca que tenha sido professor (orientador) ou aluno do seu orientador. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  - Item 3.b: Informar se há alguém na banca que seja coautor de artigos relacionados à sua dissertação. Na banca pode ter no máximo 1 membro nessa situação.
Colocar o nome do professor ou não se aplica. Não pode ficar em branco.
  • Proposta para composição de banca - Mestrado (preenchida em todos os campos e assinada pelo orientador)
  • Parecer de aprovação do Comitê de Ética
  • Dissertação completa, em arquivo único no formato pdf
  • Ficha Catalográfica (pdf gerado no sistema da Biblioteca CSP, não salve como imagem)
  • Relatório de Similaridade emitido no Turnitin (seguir a orientação abaixo para emissão do Relatório de Similaridade)
  • Artigo da dissertação publicado em periódico indexado ou comprovante de submissão do artigo (caso ainda não tenha sido submetido o artigo, deverá ser apresentada uma carta assinada pelo orientador contendo a justificativa para a não submissão do artigo e a data prevista para a submissão)

Atenção: Todos os documentos devem ser enviados por e-mail em formato pdf.

Composição da banca:

  • Todos os membros da banca deverão possuir título de Doutor
  • A banca examinadora será composta por 3 membros titulares, não incluindo o orientador, e 1 membro suplente
  • O orientador presidirá os trabalhos, mas não emitirá parecer
  • O coorientador não poderá participar da banca
  • Somente 1 membro poderá ter sido professor (orientador) ou aluno do orientador
  • Somente 1 membro poderá pertencer ao quadro de orientadores do PPG
  • Somente 1 membro poderá ser coautor de artigo(s) relacionado(s) à dissertação
  • Pelo menos 2 membros deverão ser externos à Unifesp, entre os titulares e o suplente
  • Se entre os titulares houver apenas 1 externo à Unifesp, então obrigatoriamente o suplente terá de ser externo à Unifesp

Emissão do Relatório de Similaridade no Turnitin:

  • O aluno deverá encaminhar sua tese/dissertação para a Biblioteca do Campus São Paulo para o e-mail biblioteca.csp@unifesp.br e solicitar a emissão do Relatório de Similaridade
  • Enviar apenas Resumo, Abstract e toda a parte textual - Introdução; Objetivos; Revisão da Literatura; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; etc. - (em arquivo único no formato pdf)
  • Não enviar os seguintes elementos pré-textuais: Capa; Folha de rosto; Ficha catalográfica; Folha de identificação; Folha de aprovação; Dedicatória; Agradecimentos; Epígrafe; Sumário; Lista de figuras; Lista de tabelas; Lista de abreviaturas, siglas e símbolos; e os seguintes elementos pós-textuais: Referências; Apêndices; Anexos; Bibliografia consultada

Em caso de defesa pública, a ata da defesa da Dissertação deverá ser assinada eletronicamente pela banca no SEI Unifesp (Sistema Eletrônico de Informações). Esse processo será instruído pela Secretaria do PPG.

 

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