Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program in Nephrology

Disciplinas#

As disciplinas que integram os cursos de pós-graduação terão expressão em créditos estabelecidos conforme as normas definidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

1. Créditos
Os créditos serão conferidos aos Pós-Graduandos que cumprirem as exigências da Disciplina e forem aprovados com frequência superior a 75% das aulas ministradas.

Créditos de disciplinas de programas de pós-graduação externos à Unifesp deverão ser previamente autorizados pelo orientador, sendo posteriormente validados por ele e aprovados pela CEPG.

 2. Catálogo de Disciplinas 

 Cada curso/disciplina é ofertado de maneira distinta, por Departamentos, Setores ou Programas diferentes e cada qual com sua maneira de inscrição.

Não há calendário pré-definido para abertura de turmas.

FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM SAÚDE

* Disciplina obrigatória no Programa

Ementa:
Caracterização do sistema educacional brasileiro. Reflexão crítica da função docente no ensino em ciências da saúde. Papel docente na formação do profissional de saúde no atual contexto de políticas públicas. Análise e desenvolvimento de planejamento educacional. Estudo de tendências e estratégias pedagógicas no processo ensino-aprendizagem. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículo e desenhos curriculares. Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.

Ficha Técnica:
Créditos 4
Carga Horária 60 horas
Nivel Mestrado e Doutorado

Informações:
Organização: Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS)

Responsável: Profa. Ana Rojas Acosta e Prof. Nildo Alves Batista

Público-alvo: Somente alunos matriculados nos PPGs da Unifesp

Inscrições: On-line via formulário google disponibilizado na divulgação do curso na Intranet da Unifesp

Outras informações: didatica.cedess@unifesp.br

BIOÉTICA

* Disciplina obrigatória no Programa para alunos graduados em Medicina

Ementa:
Fundamentação filosófica da Bioética. Pluralismo social e os limites da vida humana. O papel do docente na formação ético-moral do profissional de saúde. Problematização da Biotecnociência. Reflexão crítica sobre os conflitos éticos da pesquisa clínica. O olhar da Bioética para o exercício das profissões da saúde e os direitos dos pacientes.
Conteúdos:
Ética e Moral. Principais correntes de fundamentação da moral (Ética das Virtudes, Deontologia, Utilitarismo, filósofos da suspeição). O surgimento da Bioética. Bases conceituais da Bioética. Os “Princípios da Ética Biomédica” (Não-maleficência, Beneficência, Respeito à Autonomia e Justiça).
Estatuto moral do embrião. Abortamento. Reprodução Assistida. Diagnóstico Pré-implantação. Células-tronco embrionárias.
Conceito de morte. Estado Vegetativo Persistente. Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia. Cuidados paliativos.
Função docente. A promoção dos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral de estudantes e profissionais de saúde.
Ciência, tecnologia e o paradigma biotecnocientífico. Organismos Geneticamente Modificados. Quimeras. Aprimoramento humano (human enhancement).
Uso de animais no ensino e na pesquisa em saúde. Conflitos éticos da investigação científica com seres humanos (uso de placebo, acesso pós-estudo, conflitos de interesse, vieses das publicações científicas, double standard etc.).
Bioética clínica. Direitos do paciente (privacidade, veracidade, escolha, cuidados com a saúde). Uso das redes sociais pelos profissionais de saúde.

Ficha Técnica:
Créditos 2
Carga Horária 30 horas
Nivel Mestrado e Doutorado

Informações:

Organização: Departamento de Cirurgia

Responsável: Prof. Aluisio Serodio

Público-alvo: Somente alunos matriculados nos PPGs da Unifesp

Inscrições: Via Secretaria do PPG em que o aluno está matriculado

Outras informações: bioeticacirurgiaepm@unifesp.br

ANÁLISE ESTATÍSTICA

* Disciplina obrigatória no Programa

Ementa:

O foco deste curso é apresentar a estatística como parte do processo da pesquisa científica. Os métodos de análise descritiva e inferencial são introduzidos como ferramentas que auxiliam a compreensão das informações extraídas de pesquisas na área da saúde, bem como a tomada de decisões sobre os problemas apresentados. Com base no conhecimento dos principais conceitos da teoria estatística, o aluno deve ter noções de como planejar, coletar, organizar, resumir e interpretar dados. Deve também compreender o processo de generalização (inferência) dos dados observados em uma amostra, conhecer alguns testes de hipóteses muito utilizados na pesquisa médica e reconhecer a importância em adotar métodos estatísticos adequados para cada situação.

Ficha Técnica:
Créditos 3
Carga Horária 45 horas
Nivel Mestrado e Doutorado

Informações:

Organização: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Responsável: Profa. Gianni Mara Silva dos Santos

Público-alvo: Somente alunos matriculados nos PPGs da Unifesp

Inscrições: Via Secretaria do PPG em que o aluno está matriculado

Outras informações: gsantos@unifesp.br

CURSO ON-LINE DE PESQUISA NO PUBMED

Ementa:
Objetivo: possibilitar que o aluno aprimore suas investigações científicas para a aplicação na prática acadêmica ou profissional, ampliar seus conhecimentos e dar-lhe autonomia para manipular melhor as ferramentas de pesquisa.

Ficha Técnica:
Créditos 8
Carga Horária 120 horas
Nivel Mestrado e Doutorado

Informações:
Organização: Biblioteca do Campus São Paulo Unifesp

Responsável: Profa. Andréia C. F. do Carmo e Profa. Isabel B. S. Menezes

Público-alvo: Somente alunos matriculados nos PPGs da Unifesp

Inscrições: http://www.bibliotecacsp.sites.unifesp.br/servicos/pubmed/curso-pubmed-online

Outras informações: biblioteca.csp@unifesp.br

3. Avaliação

Os níveis de aproveitamento escolar do aluno, em cada disciplina, serão expressos por meio dos seguintes conceitos:
A – Excelente, com direito às unidades de crédito;
B – Bom, com direito às unidades de crédito;
C – Regular, com direito às unidades de crédito;
D – Reprovado, sem direito às unidades de crédito.

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