Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP
O Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP, com caráter inovador é o primeiro Curso de Mestrado Profissional, inserido na Medicina III da CAPES, que teve seu início em maio/2015, tem como características principais a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e inovação, como caminho para o seu desenvolvimento.
São candidatos ao curso, profissionais do direito, da comunicação, TI, médicos, enfermeiros, administradores, bioquímicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, biólogos, engenheiros, biomédicos, entre outros, que atuam na área de saúde ou correlata a ela, na rede de saúde assistencial ou de ensino, pública ou privada.
O Mestrado Profissional outorga o título de Mestre, strito sensu , que tem o mesmo valor para a Capes e para as Instituições de Ensino Superior, que o Mestrado Acadêmico, diferente dos cursos lato senso, que são cursos de especialização ou MBA que o aluno recebe um certificado de conclusão do Curso.
Outro ponto importante do Mestrado Profissional no que difere do Acadêmico é o fato de ele ser idealizado para profissionais em plenas atividades e não para formar apenas pesquisadores, ou seja os candidatos devem usar metodologia científica na elaboração da tese, entretanto para isto, é possível utilizar pesquisas já existentes, na obtenção do produto final, que deve agregar valor a prática profissional, com impacto social e econômico.
Os projetos de candidatos devem ser o mais completo possível, inseridos dentro do escopo do Curso que é Ciência, Tecnologia e Gestão na regeneração tecidual. Deve constar de Introdução (discorrendo sobre qual o impacto social e econômico do projeto e as possibilidades de parcerias publico privadas), Objetivo e Método.
O Curso tem duração de cerca de 18 meses e sua programação adaptada a vida profissional e as aulas presencias acontecem na sexta a noite e sábado de dia, uma vez ao mês.
O mestrado profissional amplia as possibilidades para profissionais que desejam realizar um curso de pós-graduação e não tem tempo nem perfil para uma mestrado acadêmico, viabiliza a titulação de mestre e ainda abre o caminho para o doutorado , como também fazer parte desse processo inovador que busca sustentar o desenvolvimento cientifico do país.
Prof. Elvio Bueno Garcia
Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP.
Profa. Leila Blanes
Vice-coordenadora do Curso e Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP.