UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO-UNIFESP
ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA – EPM
MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO
APLICADAS À REGENERAÇÃO TECIDUAL
PROCESSO SELETIVO
EDITAL N. 001/2018
A Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM, torna público que estará recebendo no período de 15 de outubro a 17 de dezembro de 2018, a inscrição de candidatos ao CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO APLICADAS À REGENERAÇÃO TECIDUAL e estabelece neste edital as normas para o processo seletivo deste curso que foi aprovada pela Capes em reunião, nº. 155, divulgada na data de 25/11/2014.
O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP tem por objetivo formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, capazes de utilizar a pesquisa para agregar valor a suas atividades, transferindo conhecimento técnico e científico para o mercado, para as empresas, para o setor público e para a sociedade como um todo.
1 - DISPOSIÇÃO GERAL
O processo de seleção será realizado em duas fases, conduzidas por uma Comissão de Seleção da CEPG do Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP.
CRONOGRAMA
15 de outubro a 17 de dezembro de 2018 | Inscrição no Processo Seletivo | |
18 de janeiro de 2019
|
Resultado da Primeira fase. | |
28 e 29 de janeiro de 2019 | Entrevistas e discussão dos projetos (Segunda fase). | |
30 de janeiro de 2019 |
Divulgação da lista dos candidatos aprovados no Processo Seletivo. |
|
30 de janeiro a 08 de fevereiro de 2019 | Matrícula dos candidatos aprovados. | |
15 e 16 de fevereiro de 2019 | Início das aulas. |
2 – DAS VAGAS
2.1 - As vagas oferecidas destinam-se a profissionais do direito, da comunicação, TI, médicos, enfermeiros, administradores, bioquímicos, psicólogos, nutricionistas, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, biólogos, engenheiros, biomédicos, entre outros, que atuam na área de saúde ou correlata a ela, na rede de saúde assistencial ou de ensino, pública ou privada.
2.2 - Serão oferecidas até 20 vagas por ano, destinadas a portadores de diploma de curso superior, outorgado por Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
2.3 - A Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP reserva o direito de não preencher o total de vagas oferecido.
3 - DAS INSCRIÇÕES
3.1 – As inscrições terão início no dia 15/10/2018 e serão encerradas no dia 17/12/2018.
3.2 – As inscrições serão realizadas somente na Secretaria Acadêmica do Curso, localizada na DISCIPLINA DE CIRURGIA PLÁSTICA, Rua Botucatu, 740 – 2º andar - (entrar a direita do elevador e seguir um corredor longo),Vila Clementino, São Paulo – SP, tel.: 5576.4848, VOIP 3052, 3053, nos horários entre 8 hs às 11hs e das 13 hs às 15 hs. Não serão aceitos documentação entregues fora do prazo.
3.3 - Para a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição, preenchida, disponibilizada online no site da UNIFESP , http://www.unifesp.br/ e do Curso: http://dcir.sites.unifesp.br/mp/images/arquivos/ficha_inscricao2019.pdf
- Cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de curso superior credenciado pelo MEC;
- Cópia do Histórico Escolar da graduação;
- Cópia do curriculum vitae (modelo Lattes do CNPq),
- Cópia dos documentos de identificação (RG e CPF);
- Cópia do comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;
- Cópia do comprovante de quitação com o serviço militar;
- Uma foto 3x4 recente;
- Projeto de pesquisa detalhado a ser desenvolvido no decorrer do curso, contendo os capítulos de Introdução, Objetivo e Método.
3.4 - O Candidato é responsável pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros. A inscrição no processo seletivo só será efetivada mediante entrega de todos os documentos nos prazos estabelecidos anteriormente, na secretaria do curso. A ausência ou inadequação de algum documento desclassificará automaticamente o candidato.
4 – DO PROCESSO SELETIVO
O processo de seleção será realizado em duas fases, classificatórias e eliminatórias.
Constarão do processo de seleção as seguintes fases:
I - análise do curriculum vitae modelo Lattes do candidato (http://lattes.cnpq.br) e da versão impressa do projeto;
II – entrevista e discussão do projeto
4.1 - Primeira Fase – Análise do Curriculum Lattes e da versão impressa do Projeto
Os currículos serão analisados segundo os seguintes tópicos:
- Histórico escolar;
- Experiência profissional;
- Participação e apresentação de trabalhos em eventos;
- Publicações;
- Capítulo de livros;
- Livros;
- Orientações;
- Vínculos empregatícios;
- Captação de recursos;
- Patente;
- Avaliação do Projeto.
Serão classificados para a segunda etapa do processo seletivo candidatos, conforme classificação decrescente de notas.
A pré-seleção: será divulgada no dia 18/01/2019, através do site da UNIFESP e do Curso:
http://dcir.sites.unifesp.br/mp/
4.2 - Segunda Fase – Entrevista e arguição dos projetos com candidatos
As entrevistas realizar-se-ão nos dias: 28 e 29 de janeiro de 2019 das 8 hs às 17 hs, no Anfiteatro Profa Dra Lydia Masako Ferreira, localizado na DISCIPLINA DE CIRURGIA PLÁSTICA, Rua Botucatu, 740 – 2º andar.
4.3 - A entrevista valorizará:
- Experiência Profissional.
- Disponibilidade para realizar as atividades do curso, presenciais e extra classe.
- Adaptabilidade/flexibilidade
- Iniciativa
- Perseverança
- Motivação/entusiasmo
- Conteúdo e Inovação do Projeto
5 – CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS
5.1 - Os candidatos receberão notas de zero a dez (0 a 10) nas duas fases.
5.2 - Será considerado apto, o candidato que obtiver nota 7 (sete) ou superior nas duas etapas da seleção, e a classificação para o ingresso no Curso será em ordem decrescente da média aritmética das duas fases, até completar o número de vagas oferecido.
5.3 – Poderá haver candidatos aptos e não selecionados em razão do número de vagas disponíveis.
5.4 - Os candidatos aprovados e não selecionados serão dispostos em ordem decrescente da média final obtida e constituirão uma lista de espera que poderá levar à matrícula, em face da eventual desistência ou desclassificação de candidatos selecionados.
5.5 - Em caso de empate entre os candidatos a classificação será decidida com base nos seguintes critérios:
a) Maior nota na entrevista
b) Maior nota na análise do Curriculum Lattes, Histórico Escolar e Projeto
c) Persistindo o empate, terá preferência o candidato com projeto mais inovador.
Os alunos não aprovados deverão retirar os documentos entregues na secretaria do curso, no período entre 18/02/2019 e 15/03/2019, na ausência da busca do material ele será descartado.
A lista com os nomes dos candidatos aprovados será divulgada no dia 30/01/2019, no site da UNIFESP e do Curso.
http://dcir.sites.unifesp.br/mp/
6 – DAS MATRÍCULAS
As matrículas deverão ser realizadas na secretaria do CursodeMestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP, localizada à Rua Botucatu, 740 – 2º andar, junto à secretaria da Disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP, nos horários entre 8 hs às 11hs e das 13 hs às 15 hs, no período de 30/01 a 08/02/2019.
Para a efetivação da matrícula inicial, o aluno deverá providenciar a documentação exigida e divulgada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
O candidato que, no prazo destinado à matrícula, não atender às exigências de documentação não poderá ser matriculado posteriormente no curso.
A matrícula do candidato implica na aceitação das normas e instruções regulamentares que seguem os cursos de pós-graduação da UNIFESP, além do regulamento do curso e das demais disposições estabelecidas pelos órgãos singulares ou colegiados competentes.
7 - RECURSO E JULGAMENTO DOS RECURSOS
O candidato cuja a matrícula for indeferida poderá apresentar recurso nos dias 31/01 e 01/02/2019, deixando explícitas as razões que o fundamentam. Caso queira, o candidato nesta situação poderá anexar documentos pertinentes.
A solicitação de recurso deverá ser protocolada na Secretaria da Coordenação do Curso, em horário regular de expediente. Não serão aceitas solicitações de recursos enviadas a partir de mensagens eletrônicas.
A análise dos recursos será realizada nos dias 04 e 05/02/2019 e os resultados serão divulgados no dia 06/02/2019, na Secretaria da Coordenação do Curso.
8 – DA DURAÇÃO DO MESTRADO
8.1- O curso terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses.
9 – DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DOS PROJETOS:
9.1-Todos os projetos devem estar inseridos dentro da área de concentração e das linhas de pesquisa do Curso, que são:
Área e Concentração
I - Inovação e tecnologia na prevenção e tratamento de lesões teciduais.
Linhas de Atuação Científico Tecnológicas
1 - Desenvolvimento de protocolos e padronização de procedimentos na prevenção e/ou tratamento de úlcera de MMII (úlceras por pressão, úlceras diabéticas e venosas.
2 - “Aperfeiçoamento e aplicabilidade” de produtos e processos em regeneração tecidual.
3 - Gestão e qualidade em feridas e lesões teciduais.
10 – DO CORPO DOCENTE
O corpo docente está composto de forma equilibrada por doutores, mestres e profissionais técnicos com experiência em pesquisa aplicada ao desenvolvimento e inovação.
A relação orientador/orientando não poderá passar de 8 (oito) alunos por orientador como está determinado no Documento de Área da Capes (Art. 2o da Portaria CAPES no 1/2012, do Documento de Área 2013).
11 - DAS DISCIPLINAS
O calendário do curso, contendo o programa de disciplinas obrigatórias e eletivas, com suas respectivas ementas, será oferecido anualmente, no início de cada ano letivo.
As aulas serão ministradas num final de semana de cada mês às sexta-feira das 18 as 22hs e sábado das 7 hs às 19hs, serão solicitadas atividades teórico práticas e tarefas semanais.
12 - DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição do candidato implica na aceitação das normas e instruções para processo de seleção, contidas neste edital.
Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso.
São Paulo, 10 de outubro de 2018.
Prof. Antonio Carlos Aloise
Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP.
Profa. Leila Blanes
Vice-coordenadora do Curso e Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração Tecidual da UNIFESP.