Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Protocolo para um ensaio clínico randomizado aninhado para avaliar a viabilidade e eficácia preliminar do Programa de Promoção da Saúde com Base na Atenção Plena sobre a Qualidade de Vida de Idosos Assistidos na Atenção Básica - “The MBHP-Elderly Study”

Introdução:O envelhecimento populacional é um fenômeno global que tem crescido rápida e progressivamente em todo o mundo. Intervenções que promovam a saúde devem ser estudadas e implementadas para que o processo de envelhecimento seja com qualidade de vida. Depressão e ansiedade são as condições de saúde mental mais comuns que comprometem a qualidade de vida do idoso e podem causar danos à autonomia e às atividades de vida diária. Foi demonstrado que o treinamento de mindfulness melhora a saúde psicológica e a qualidade de vida em adultos. Estudos envolvendo Mindfulness-Based Interventions (MBIs) com idosos são escassos na literatura, mas têm aumentado nos últimos anos apresentando resultados promissores para um envelhecimento saudável. Este ensaio investigará a viabilidade e eficácia preliminar de um MBI na qualidade de vida de idosos atendidos na Atenção Básica.

Materiais e Métodos: Um ensaio clínico randomizado e aninhado em coorte com 3 pontos de avaliação (linha de base, pós-intervenção e acompanhamento de 1 ano) será conduzido para comparar um programa MBI (Mindfulness-Based Health Promotion) a um grupo de controle de estimulação cognitiva em uma unidade de atenção primária. Cento e dois adultos mais velhos serão recrutados de uma coorte deste serviço e eles serão randomizados e alocados em um grupo de intervenção ( N = 76) e no grupo de controle ( N= 76). O desfecho primário avaliado será a melhora da qualidade de vida avaliada pelo WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. Os resultados secundários serão função cognitiva, saúde psicológica, qualidade do sono, autocompaixão e religiosidade. Os dados qualitativos serão avaliados por grupo focal e pela técnica de evocação livre de palavras. A viabilidade do programa também será avaliada por questionários de aderência e efeitos indesejados.

Discussão: Este ensaio clínico aninhado em coorte será o primeiro estudo de métodos mistos com 3 pontos de avaliação que estudará a viabilidade e eficácia preliminar de um programa baseado em mindfulness para idosos na população da América Latina. Se os achados deste estudo confirmarem a eficácia desse programa nessa população, será possível considerá-lo como uma intervenção que pode ser implementada como uma política pública dirigida aos idosos nos sistemas de saúde.

Professora Solange Andreoni

Publicado em FRONTIERS IN MEDICINE, v. 7, p. 1, 2020.

Saiba mais Clique Aqui

 

© 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

Faceboonk Instagram Youtube

Please publish modules in offcanvas position.