Bem-vindo(a) à segunda edição da Newsletter do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifesp! Inscreva-se agora e receba novidades sobre eventos, publicações e pesquisas.
Vamos juntos fortalecer o nosso programa! Após 4 anos, o PPGSC retoma as atividades presenciais com o II Simpósio de Saúde Coletiva do PPGSC, reunindo docentes e discentes para promover diálogo e integração de saberes das diferentes áreas da Saúde Coletiva. Com o tema "(Re)conhecimento da Saúde Coletiva: Diálogo entre Áreas e IntegrAção de Saberes", o evento fortalece a pluralidade de conhecimentos no campo.
Clique aqui para se inscrever no SIEX até 29/11!
Informações completas no site: https://simposioppgsc.tilda.ws
Em evidência 📢
Parabéns aos candidatos e candidatas aprovados no processo seletivo do PPGSC. Sejam bem vindos aos programa:
Ana Karina de Souza Gadelha - DO (Orientadora: Profª Rose Andreazza)
Elaine Cristina Vieira de Oliveira - DO (Orientador: Prof. Leandro Rezende)
Felipe Chen - ME (Orientadora: Profª Solange Andreoni)
Guilherme José Parisi Dias - DO (Orientador: Prof Pedro Paulo Pereira)
João Marcos Rodrigues Salla - ME (Orientador: Prof Richard Miskolci)
Lucimar Soares Bueno - DO (Orientador: Prof Marcelo Demarzo)
Mônica Beatriz Ferreira - DO (Orientador: Prof Luiz Ramos)
Pamela Gissi Lima - ME (Orientadora: Profª Zila Sanchez)
Rafaela Alves Pacheco - DO (Orientadora: Profª Rose Andreazza)
Roque Eduardo da Cruz - ME (Orientador: Prof Luiz Ramos)
Sheilla Silva Rocha de Medeiros - ME (Orientadora: Profª Gabriela Arantes)
Vitor Batista Lopes da Silva - ME (Orientador: Prof Pedro Paulo Pereira)
Doutoranda do PPGSC-UNIFESP Inicia Período de Pesquisa Internacional na Itália
A partir de novembro, a doutoranda Larissa Bragagnolo, orientada pela Profa. Rosemarie Andreazza e pelo Prof. Cristian Guimarães, inicia seu doutorado sanduíche na Università di Bologna (Unibo), sob a supervisão do Prof. Ivo Quaranta e do Prof. Ardigò Martino. Durante o período na região da Emilia-Romagna, Larissa desenvolverá pesquisa com imersão nos serviços de saúde em Rimini.
A investigação tem como objetivo analisar a produção do cuidado na perspectiva das inovações tecnológicas em gestão do cuidado hospitalar e nas redes. Além disso, a aluna conduzirá um processo de apoio institucional, buscando contribuir para a integração e a internacionalização dos saberes no campo da Medicina Preventiva.
Alunas do PPGSC voltam de intercâmbio na Argentina
As alunas de Mestrado Ana Alice Marques e Stella Aparecida Lima voltaram do intercâmbio internacional da Universidad Nacional del Sur (UNS), em Bahía Blanca, Argentina. Ambas fortaleceram o trabalho entre o grupo de pesquisa das Professoras Nora Ftulis e Ana Bieira da UNS com o nosso PPGSC na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, por meio do grupo de pesquisa CronoMarx ,sob orientação do Prof. Dr. Leonardo Carnut. O estudo se baseou no estudo da vida e obra do sanitarista argentino Floreal Antonio Ferrara e suas análises para pensar a corrupção e a participação popular em sistemas de saúde baseados em APS, tais como o SUS.
Segundo Carnut: “...é um prazer fortalecer esses laços entre os países latino-americanos com semelhantes desafios a serem enfrentados e cujas soluções já se encontravam nos clássicos da medicina social latino-americana como Ferrara.. o que nos cabe agora é implantar essas soluções”.
Professor Arthur Chioro, do PPGSC, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 21/10/2024
Esse reconhecimento é um reflexo de sua dedicação pelo avanço da saúde coletiva e bem-estar da sociedade.
Professor Luiz Ramos participa de missão do Capes-Print sobre Longevidade em Loma Linda, Califórnia
Em visita à região americana conhecida como uma das "Blue Zones" pela alta prevalência de centenários, o professor Luiz Ramos participou de um Seminário Internacional sobre Longevidade e Funcionalidade, comparando dados da coorte EPIDOSO , de São Paulo, com a coorte de adventistas coordenada pelo Professor Gary Fraser, da Loma Linda University (LLU). Ele também moderou um Fórum sobre Estilo de Vida e Espiritualidade na Velhice, com transmissão para UNIFESP, UNASP e LLU, apoiado por ex-alunos do PPGSC (Alessandra Neumann, Frederico Cohrs e Monica Conti). Em convite pelo Departamento de Psicologia da LLU, apresentou dados sobre saúde mental de idosos no contexto pós-pandêmico, provenientes da tese de doutourado da aluna Eliziane Santos. A visita terminou com uma reunião com o presidente da LLU, Prof. Richard Hart, que manifestou interesse em estabelecer um acordo de cooperação com a UNIFESP, visando futuros intercâmbios. A LLU oferece ainda o edital GRASP, voltado a colaborações internacionais, disponível para 2026.
Conexões 🔗
Prof. Leandro Rezende representou o PPGSC no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, realizado no dia 31/10 e 01/11 em Fortaleza, CE. O evento destacou ações afirmativas e de inclusão, o papel das políticas públicas na ciência e tecnologia, além das mudanças na avaliação CAPES, que valoriza na sua nova ficha de avaliação a autoavaliação e planejamento estratégico dos programas. Clique aqui e leia mais.
Entre os dias 3 e 6 de Novembro ocorreu o Congresso de Política Planejamento e Gestão (Abrasco) que trouxe como tema “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”. Os professores Arthur Chioro, Rosemarie Andreazza e Cristian Guimarães, marcaram presença no evento, onde também participaram os pós-graduandos Barbara Galvani, Guilherme Salgado, Samara Kielmann, Luana e Bruna, que apresentaram trabalhos e coordenaram mesas. Clique aqui e leia mais.
Agenda 🗓️
No dia 03/12 ocorre o II Simpósio de Saúde Coletiva do PPGSC - “(Re)conhecimento da Saúde Coletiva: Diálogo entre Áreas e IntegrAção de Saberes".
O evento contará com a participação dos pós-graduandos para apresentação de trabalhos e trocas de conhecimento.
Próximas defesas e Qualificações
Qualificação de Doutorado:
Francine Barbara Maia de Oliveira – orientanda do Prof Dr. Pedro Paulo e co-orientanda da Profª Dra. Regina Yoshie Matsue – data: 21/11 às 14h.
Título do Projeto: Um exercício etnográfico sobre terapêuticas yogis. Reflexões e contribuições sobre Yoga e Saúde.
Titulares da banca:
Dr. Frank Usarski, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
Dra. Denise Martin Coviello, professora associada do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP;
Dra. Raquel Litterio de Bastos, professora adjunta na Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM/PPGETIM/UFRN).
Suplente da banca:
Dr. Mariana Cabral Schveitzer, professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP
Afonso Luís Puig Pereira – orientando do Prof. Dr. Leonardo canut – data: 09/12 às 14h.
Título do Projeto: A busca pelo protagonismo da comunidade no quadrilátero da formação: uma comparação entre experiências formativas em saúde no Brasil e no México.
Titulares da banca:
Prof. Dr. Celso Zilbovicius / Doutorado em Ciências Odontológicas e Professor daFaculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Dra. Jaqueline Vilela Bulgareli / Doutorado em Saúde Coletiva e Cirurgiã- Dentistada Associação Feminina de Marília Maternidade Gota de Leite.Profa.
Dra. Thaísa Simplício Carneiro Matias / Doutorado em Serviço Social e Professora da Universidade Estadual da Paraíba.
Suplente da banca:
Prof. Dr. Marco Antonio Manfredini / Doutorado em Saúde Pública e Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campina.
Defesas de Mestrado:
Bruna Nascimento da Silva – orientanda do Prof. Leonardo Carnut – data: 10/12 às 14h.
Título da Dissertação: Ensino de Direito Sanitário nas Graduações de Saúde Coletivado Brasil: uma pesquisa qualitativa multimétodos.
Titulares da Banca:
Prof. Dr. Aquilas Nogueira Mendes / Doutorado em Ciências Econômicas e Professor da Faculdade de Saúde Pública – USP.
Profa. Dra. Thaisa Simplicio Carneiro Matias / Doutora em Serviço Social e Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba.
Profa. Dra. Lúcia Dias da Silva Guerra / Doutorado em Nutrição em Saúde Pública e Professora no Centro Universitário Anhanguera, São Paulo.
Suplente da Banca:
Profa. Dra. Tarsila Teixeira Vilhena Lopes / Doutora em Saúde Pública e Professora Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.
Jerilee Roma Correia dos Santos – orientanda da Profa. Gabriela Wagner – data: 11/12 às 14h.
Título da Dissertação: Equidade na Assistência Farmacêutica para Pessoas comDeficiência a partir de um inquérito de base populacional.
Titulares da Banca:
Prof. Dr. Leandro Fórnias Machado de Rezende / Doutorado em Medicina e Professor da Universidade Federal de São Paulo.
Prof. Dr. Orozimbo Henriques Campos Neto / Doutorado em Saúde Pública e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Profa. Dra. Tábatta Renata Pereira de Brito / Doutorado em Enfermagem naSaúde do Adulto e Professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas.
Suplente da Banca:
Prof. Dr. Fabio Kummrow / Doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas e Professor da Universidade Federal de São Paulo.
Na mídia 📺
Confira o que os pesquisadores e professores do PPGSC estão divulgando na mídia:
A partir de 2025, os programas de pós-graduação oferecidos nas universidades estaduais e federais do Estado de São Paulo com nota CAPES 6 ou 7, poderão adotar novo padrão que possibilita ao aluno passar diretamente do mestrado para o doutorado após 12 meses de curso. Veja na íntegra as regras que se aplicam: https://agencia.fapesp.br/universidades-publicas-paulistas-implantam-novo-modelo-na-pos-graduacao/53299
O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES aprovou uma nova sistemática para uma das dimensões da avaliação quadrienal da pós-graduação stricto sensu: a classificação da produção intelectual. O processo avaliativo passará a focar na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. A mudança será aplicada no ciclo 2025 a 2028. Veja mais em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-adotara-classificacao-de-artigos-na-avaliacao-quadrienal
Em Outubro, Dr. Sereno S.G. Repolês, egresso do doutorado do PPGSC, deu entrevista para o Podcast Café da Manhã, da Folha de SP. O episódio tratou do Outubro Rosa para as pessoas trans e discutiu o acesso à saúde da população LGBTQIA+. Confira em: https://open.spotify.com/episode/1tbX6q9Kl8ziABeHOXt2q0?si=ELZBPYG5ShKOftGoymVf3A
Publicações 📰
Veja aqui algumas publicações fresquinhas de Pesquisadores e Professores do PPGSC em grandes Periódicos nacionais e internacionais:
Publicação da Prof. Dra. Denise Martin e Prof. Pedro Paulo Pereira “Repensar a Saúde Coletiva e o papel das Ciências Sociais e Humanas em Saúde” na revista Dossiê, Diálogo entre as áreas do campo da Saúde Coletiva. Leia: https://www.scielo.br/j/icse/a/3ZhRDhRdjrZnLcXxtCJTN4w/?lang=pt
Publicação da doutoranda do PPGSC Sara Bitencourt, orientanda do Prof. Marcelo Demarzo “Mindfulness and trial-based cognitive therapy for the psychological well-being in the judiciary: A controlled and randomized study protocol” na revista MethodsX. Leia: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2215016124004722
Conheça mais 👀
Explore a história do PPGSC: de onde viemos, onde estamos, nossas linhas de orientação e grupos de pesquisa
Fundado em 2005, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) nasceu no Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina. Tendo como base o Programa de Pós-Gradução em Epidemiologia, criado em 1988, o PPGSC se consolidou ao incorporar docentes das áreas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CSHS) e Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), reunindo os três principais campos de conhecimento da Saúde Coletiva.
Inicialmente, os eixos de estudo do PPGSC eram envelhecimento, saúde indígena e diabetes. A consolidação como programa de Saúde Coletiva ampliou o escopo das pesquisas para outras temáticas sociais e sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Passe para o lado para descobrir.
👉 Hoje, o PPGSC tem linhas de orientação que abordam temas essenciais para a saúde coletiva, refletindo a diversidade e abrangência do programa. Conheça alguns dos temas principais e os respectivos docentes responsáveis: Envelhecimento e Longevidade (Prof Dr. Luiz Roberto Ramos)/ Drogas e Sociedade ( Profª Dra. Zila Van Der Meer Sanchez e Profª Dra Solange Aparecida Nappo)/ Migrações e Saúde (Profª Dra. Denise Martin)/ Itinerários Terapêuticos e Espaços Urbanos e Drogas (Prof Dr. Pedro Paulo Gomes Pereira)/ Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) (Prof. Dr. Leandro Rezende)/ Desinformação em saúde (Prof Dr. Richard Miskolci)/ Planejamento e Gestão do SUS (Prof Dr Ademar Arthur Chioro dos Reis, Profª Dra Rosemarie Andreazza, Profª Dra Lumena Almeida Castro Furtado)/ Mindfulness e Promoção da Saúde (Prof Dr Marcelo Marcos Piva Araujo)/ Métodos Estatísticos Aplicados à Saúde (Profª Dra Solangre Andreoni)/ Epidemiologia do Uso de Drogas e Saúde Mental, Pessoas com Deficiências (PcD) e Cuidadores (Profª Dra Gabriela Wagner Arantes)
Você sabe o que faz um Pós -Doutorando em um Programa de Pós Gradução?
Um pós-doutorando atua em estágio avançado de pesquisa, desempenhando várias funções, como:
- Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa;
- Colaboração na orientação de alunos da Pós-Graduação;
- Organização de Eventos Científicos;
- Oferecimento de disciplina temáticas
Odilon de Castro, pós-doutorando do nosso Programa, ofereceu no primeiro semestre a disciplina de pós-graduação: Política Brasileira de Drogas – diálogos necessários entre práticas e teorias juntamente com Prof Pedro Paulo.
Foi um curso de 12 aulas com grandes especialistas em política de drogas do Brasil, abordando temas relacionado a cannabis, sistema endocanabinóide, associativismo canábico e legislação brasileira com as convidadas(os) - prof.ª Cidinha Carvalho (Associação Cultive), prof.ª Solange Nappo (UNIFESP), prof. Renato Filev (UNIFESP), prof. Erik Torquato (Rede Reforma) e prof. Emílio Figueiredo (Rede Reforma).
Conheça a Blenda da Unifesp, a robôzinha bibliotecária que otimiza a formatação de textos acadêmicos:
Criada pelo doutorando do PPGSC Giliate C. Neto a partir do ChatGPT, a Blenda da Unifesp é uma inteligência artificial (IA) que auxilia na formatação de teses, dissertações e outros textos acadêmicos, com base nas diretrizes do Guia da UNIFESP.O Giliate, doutorando do nosso Programa, criou uma robozinha bibliotecária no ChatGPT para auxiliar na formatação de teses e dissertações.Você pode acessar através do link: https://chatgpt.com/g/g-26QzqFe7K-blenda-da-unifesp
A comunicação do PPGSC conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES - Brasil.
Siga-nos nas redes sociais: Instagram | Facebook | YouTube.
Abraços da Equipe de Comunicação PPGSC, Mestranda Jacqueline Wahrhaftig (Criação e Redação), Doutorando Wilson Nascimento (Redação), Doutoranda Amanda Seraphico (Social Media), Paulo Pinheiro (Secretaria), Prof. Richard Miskolci (Coordenação) e Prof. Leandro Rezende (Coordenação).