Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Depois de um governo de extrema direita: desafios para o Sistema Único de Saúde no Brasil

noticia24 02 23

A implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um marco para o Brasil. Quase quatro décadas depois que a 8ª Conferência Nacional de Saúde declarou que a saúde é um direito universal e uma responsabilidade do governo, conforme consagrado na Constituição Federal de 1988, o SUS é a melhor maneira de atender às necessidades de saúde do Brasil, proteger o país contra emergências de saúde e alocar recursos para atender melhor as populações mais carentes e marginalizadas. 1 No entanto, após grandes contratempos na saúde e na equidade sob a administração de extrema direita do ex-presidente Jair Bolsonaro, 2 a reconstrução do SUS deve ser uma prioridade do novo governo do Brasil sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.