Descentralização e regionalização são temas estratégicos para reformas de sistemas de saúde. Artigo publicado pelo Prof. Arthur Chioro e a doutoranda do PPGSC Ana Paula Sóter analisa o complexo processo de produção da regionalização da saúde no Brasil, construído em ato por atores com distintas concepções sobre a relação interfederativa e as regiões de saúde.

Identifica que o arcabouço normativo recente do SUS avança no sentido da sua institucionalização e da superação da centralidade inicial na municipalização, fortalecendo a regionalização e o pacto intergovernamental da saúde, mas que evidências apontam a necessidade de promover sua revisão. Os autores, implicados com a gestão do SUS e a produção de um saber militante, discutem os desafios para a construção de uma regionalização viva. Leia mais no link abaixo: