Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

O primeiro dia de abstinência de fumar é mais desafiador para as mulheres do que para os homens: uma meta-análise e meta-regressão em 12 países de baixa e média renda

noticia 25 05 zila

Fundo
A abstinência mantida durante as primeiras 24 horas de uma tentativa de parar de fumar é um preditor crítico de cessação do tabagismo a longo prazo . Pouco se sabe sobre as diferenças entre os sexos no período muito precoce de abstinência, particularmente no contexto de países de baixa e média renda (PBMRs) com políticas antitabagismo variadas e prevalências de tabagismo feminino. Examinamos os efeitos do sexo feminino na recaída de um dia em uma amostra transnacional de 12 LMICs.

Métodos
Os dados do Global Adult Tobacco Survey (2008–2012) incluíram amostras nacionalmente representativas de 12 LMICs restritos a fumantes com ≥ 1 tentativa de parar de fumar nos últimos 12 meses (n = 16.576). Executamos modelos de regressão logística ajustados para efeitos do sexo feminino na recaída de um dia, ajustando para nove dados demográficos de nível individual (por exemplo, idade, educação, idade de início do tabagismo) e variáveis ​​de cessação do tabagismo (por exemplo, exposição a advertências de saúde, recebimento de aconselhamento ). Em seguida, realizamos uma meta-análise ajustada para medidas de política e de nível nacional por meio de meta-regressão (por exemplo, consumo de cigarro per capita, porcentagem de caixa de cigarro coberta com rótulos de advertência).

Resultados
A prevalência de recaída em um dia variou entre os países (2,7–13,6%). As chances de recaída em um dia foram significativamente maiores para mulheres do que para homens em seis países (ajustadas para nove variáveis ​​sociodemográficas de nível individual), e não houve diferenças significativas entre os sexos nos seis países restantes. O resultado permaneceu significativo após meta-regressões para o consumo de tabaco em nível nacional e medidas políticas. As análises de sensibilidade mostraram que as chances de recaída de um dia para as mulheres permaneceram significativas ao excluir países com taxas relativas mais altas e mais baixas de tabagismo feminino. Etiquetas de advertência maiores nos maços de cigarros foram associadas à redução das chances de recaída de um dia entre as mulheres.

Conclusão
O primeiro dia de uma tentativa de parar de fumar é mais desafiador para as mulheres do que para os homens nos LMICs. Intervenções personalizadas incorporando políticas nacionais, além de aconselhamento e farmacoterapia, podem desempenhar um papel essencial no apoio às mulheres durante a fase inicial de abstinência de cessação do tabagismo em países de baixa e média renda.

Saiba mais: Clique Aqui