Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Pesquisa realizada pela doutoranda do PPGSC, Joselaine Cruz, sob orientação da Profa. Solange Nappo avaliou o uso de ayahuasca por usuários de crack

A falta de tratamento efetivo na dependência do crack levou usuários a buscarem tratamentos alternativos para reduzir o consumo da droga ou alcançar a abstinência do crack, como a utilização do chá de ayahuasca, substância enteogenica resultante de duas espécies vegetais da Amazônia.

Utilizando-se método qualitativo com uma amostra intencional de 40 usuários de crack investigou-se o uso da ayahuasca na dependência de crack. Os participantes relataram que o chá permitiu-lhes acessar "dimensões da consciência" que não conseguiriam sem a ajuda da ayahuasca. Este fato parece ter dado possibilidade de entrarem em contato com imagens de divindades religiosas, parecendo ajuda-los na resolução de problemas e traumas assim como cessar o consumo de crack.
A cerimônia religiosa aumentou a espiritualidade do usuário, fortalecendo-o de maneira emocional e social. Essa experiência positiva foi incorporada na rotina diária da maioria dos participantes. Os resultados indicam que a ayahuasca, em um contexto religioso, pode ter valor terapêutico para o tratamento da dependência de crack.

Para solicitar o artigo completo, entrem em contato com a aluna Joselaine, no email: jjosi.cruz@gmail.com