Disciplina: ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS COM O USO DE STATA
Nome/título
ANÁLISES EPIDEMIOLÓGICAS COM O USO DE STATA
Responsável
Profa. Dra. Zila van der Meer Sanchez
Corpo Docente
Zila van der Meer Sanchez; Leandro Fórnias Rezende; Rodrigo Garcia-Cerde; Juliana Valente
E-mail para contato
zila.sanchez@unifesp.br
Início - inscrição
2023-07-11
Término - inscrição
2023-08-11
Início - curso
2023-08-21
Término - curso
2023-08-25
Local
on-line
Dias e Horários
Segunda a Sexta das 8h as 17h
Vagas/ Número máximo de alunos
15
Carga horária - Teórica
20
Carga horária - Prática
20
Carga Horária Total
40
Creditos
3
Critérios de ingresso
Serão aceitos prioritariamente alunos regularmente matriculados ou no probatório oficial do programa, e ainda, aceita ouvintes - alunos especiais
Ementa
O objetivo deste curso é o de capacitar alunos de pós-graduação na utilização do programa Stata para análises epidemiológicas descritivas e inferenciais, permitindo que compreendam os principais comandos e saibam onde buscar recursos para solucionar problemas e dúvidas das análises necessárias aos seus projetos de pesquisa. Este curso permitirá que o cursista se familiarize com a linguagem de programação do Stata, apresentará comandos básicos para descrever, resumir e representar numerica ou graficamente os dados, discutirá diferentes métodos estatísticos para a análise de respostas contínuas e categóricas e focará na interpretação e apresentação do resultados de inquéritos epidemiológicos. O Stata é mundialmente um dos programas mais utilizados para análise de estudos epidemiológicos e suas vantagens compreendem o oferecimento de documentação de saídas (outputs) mais limpos e de fácil manipulação em programas de tabulação de dados, linguagem simples, rapidez ao rodar as análises, ótimo suporte da lista de usuários/ comunidade, mais opções de análises utilizando pesos de inquéritos com amostragem complexa, ambiente amigável e intuitivo, facilidade de uso dos comandos de "ajuda" e "procura", além de amplas possibilidades de análises epidemiológicas complexas.
Avaliação de aprendizagem
Aulas teóricas síncronas seguidas de sessão de dúvidas/simulações, além de atividades assíncronas a serem realizadas individualmente.
A nota da disciplina será computada através de exercício para ser feito em casa (3) e uma prova, tendo igual peso as duas atividades (50% nota de exercícios e 50% nota prova).
Conteúdo Programático
Iniciação ao Stata; O ambiente do Stata; Alocação de memória; Tipos de arquivos do Stata; Abrindo banco de dados pré-existente; Criando um banco de dados; Nomeando variáveis; Criação de variáveis a partir de variáveis já existentes; Rotulação dev alores; Uso do do-file e do log-file; tabelas de frequência; Gráficos; Histogramas;Box plot; pizza; dispersão; qui-quadrado; teste t; Regressão logística; regressãolinear; Regressão multinomial; Regressão Ordinal; Análises epidemiológicas utilizando pesos amostrais.
Referências
-Acock, A. A Gentle Introduction to Stata, 6th ED Stata Press, 2023.
-Juul S; Frydenberg M. An Introduction to Stata for Health Researchers, Fifth Edition, 2021
-Stata User Guide Release 18 (https://www.stata.com/manuals/u.pdf)
-Stata Survey Data Manual 18 (https://www.stata.com/manuals/svy.pdf)