Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Disciplina: ANÁLISE E ESCRITA DE ARTIGOS EPIDEMIOLÓGICOS BASEADOS EM INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE

  • Nome/título
    ANÁLISE E ESCRITA DE ARTIGOS EPIDEMIOLÓGICOS BASEADOS EM INQUÉRITOS NACIONAIS DE SAÚDE
  • Responsável
    Prof. Dr. Leandro Fórnias Machado de Rezende
  • Corpo Docente
    Prof. Dr. Leandro Fórnias Machado de Rezende; Profa. Dra. Zila Van Meer Sanchez; Profa. Dra. Juliana Yurgel Valente
  • E-mail para contato
    leandro.rezende@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2023-08-01
  • Término - inscrição
    2023-08-25
  • Início - curso
    2023-09-04
  • Término - curso
    2023-11-30
  • Local
    on-line
  • Dias e Horários
    Segunda-feira, 8:00 às 17:00
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    10
  • Carga horária - Teórica
    36
  • Carga horária - Prática
    36
  • Carga Horária Total
    72
  • Creditos
    5
  • Critérios de ingresso
    Serão aceitos prioritariamente alunos regularmente matriculados ou no probatório oficial do programa, e ainda, aceita ouvintes - alunos especiais
  • Ementa
    Inquéritos de Saúde são fundamentais para diagnóstico das necessidades de saúde da população. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, tem realizado, periodicamente, inquéritos de abrangência nacional com objetivo de produzir informações sobre saúde da população brasileira, incluindo morbidades; acesso e utilização de serviços de saúde; gastos com saúde; estilo de vida (alimentação, tabagismo, consumo de álcool); nutrição (aquisição de alimentos, segurança alimentar e nutricional, avaliação nutricional); deficiência e capacidade funcional; infraestrutura e gestão da saúde; entre outros aspectos. O objetivo deste curso é capacitar alunos de pós-graduação na análise de dados e escrita de artigos epidemiológicos a partir de dados secundários disponíveis em Inquéritos Nacionais de Saúde.
  • Avaliação de aprendizagem
    A proposta é o desenvolvimento do curso no formato de workshop, em que haverá apresentação de conceitos teóricos e aplicação prática com análises de dados e redação de artigo científico. A avaliação de aprendizagem na disciplina será computada através de trabalho final que consistirá em: (1) roteiro (script; do.file) comentado com as análises de dados (peso 1); (2) artigo científico original escrito a partir de dados de Inquéritos de Saúde (peso 2).
  • Conteúdo Programático
    Inquéritos de Saúde; Tipos de Estudos Epidemiológicos; Estudos epidemiológicos descritivos; Amostragem complexa; Análise de dados com estrutura complexa (survey); Escrita de artigos científicos (teoria e prática).
  • Referências
    IBGE. Inquéritos de Saúde. Disponível online https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude.html

    IBGE. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível online https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101852.

    Lesko CR, Fox MP, Edwards JK. A Framework for Descriptive Epidemiology. Am J Epidemiol. 2022;191(12):2063-2070. doi:10.1093/aje/kwac115

    Fox MP, Murray EJ, Lesko CR, Sealy-Jefferson S. On the Need to Revitalize Descriptive Epidemiology. Am J Epidemiol. 2022;191(7):1174-1179. doi:10.1093/aje/kwac056

    Coggon D, Rose G, Baker DJP. Planning and conducting a survey. Coggon D, Rose G, Baker DJP. Epidemiology for the uninitiated. Disponível online: https://www.bmj.com/about-bmj/resources-readers/publications/epidemiology-uninitiated/5-planning-and-conducting-survey

    Stata Corp, Stata Survey Data Reference Manual: release 17, 2021. Disponível online https://www.stata.com/manuals/svy.pdf

    Stata Corp, Stata Data-management reference manual: release 17, 2021. Disponível online https://www.stata.com/manuals/d.pdf
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.