Escola Paulista de Medicina
Postgrado en Salud Colectiva

Disciplina: SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM MINDFULNESS (I)

  • Nome/título
    SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM MINDFULNESS (I)
  • Responsável
    Prof. Dr. Marcelo Demarzo - Livre-Docente
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Vânia D´Almeida (Vice Coordenação) - Professora Titular
    Profa. Me. Karen Cicuto - Mestre
    Prof. Dr. Alex Terzi (Pós-doutor)
    Profa. Me. Erika Porto (Mestre)
    Profa. Me. Michele Ferreira (Mestre)
    Profa. Dra. Mayra Machado (Doutor)
  • E-mail para contato
    sandra.fagundes@unifesp.br
  • Início - inscrição
    2024-01-09
  • Término - inscrição
    2024-03-29
  • Início - curso
    2024-04-01
  • Término - curso
    2024-06-10
  • Local
    Plataforma Zoom
  • Dias e Horários
    Segunda-feira das 10:30 às 12:30 (4 encontros)
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    30
  • Carga horária - Teórica
    20
  • Carga horária - Prática
    0
  • Carga Horária Total
    20
  • Creditos
    1
  • Critérios de ingresso
    Alunos regularmente matriculados em PPG da UNIFESP ou outros; aceita ouvintes (10 vagas)
  • Ementa
    Atualização científica em Intervenções baseadas em Mindfulness. Meta-análises, revisões sistemáticas e estudos de intervenção controlados e randomizados. Inovação tecnológica. Promoção da Saúde. Educação. Organizações.
  • Avaliação de aprendizagem
    ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: Apresentação dialógica de seminários; leitura dirigida.

    AVALIAÇÃO: prova final sobre temas apresentados.

    CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO:
    Frequência nos seminários (mínimo de 75%);
    Nota igual ou maior que 7,0 (sete) na prova final.
  • Conteúdo Programático
    01/04 - Orientações Gerais e Aula Introdutória Mindfulness e Promoção da Saúde (10:30 às 12:30)
    Prof. Marcelo Demarzo

    29/04 - Seminário Científico Mindfulness para Ansiedade e Depressão (10:30) Profa. Karen Cicuto
    Mecanismos de Ação de Mindfulness (11:30) Profa. Vânia D´Almeida

    20/05 - Seminário Científico Mindfulness para Escolas (Educadores e Estudantes) (10:30) Prof. Alex Terzi
    Mindful Eating | Mindfulness para Transtornos Alimentares (11:30) Profa. Erika Porto

    10/06 - Seminário Científico Mindfulness e Dor Crônica (10:30) Profa. Michele Ferreira
    Mindfulness e Uso Abusivo de Substâncias (11:30) Profa. Mayra Machado
    Avaliação final
  • Referências
    Bibliografia Básica (leitura prévia recomendada)
    Livros:
    Marcelo Demarzo & Javier García-Campayo. Manual Prático de Mindfulness: curiosidade e aceitação. Editora Palas Athena (2015).
    Ausiàs Cebolla, Marcelo Demarzo & Javier García-Campayo. Mindfulness e Ciência. Editora Palas Athena (2016).

    REFERÊNCIAS
    1.
    DURAN, ÉRICA PANZANI ; HEMANNY, CURT ; VIEIRA, RENATA ; NASCIMENTO, ORLANDO ; MACHADO, LEONARDO ; DE OLIVEIRA, IRISMAR REIS ; Demarzo, Marcelo . A Randomized Clinical Trial to Assess the Efficacy of Online-Treatment with Trial-Based Cognitive Therapy, Mindfulness-Based Health Promotion and Positive Psychotherapy for Post-Traumatic Stress Disorder during the COVID-19 Pandemic: A Study Protocol. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, p. 819, 2022.

    2.
    SOUZA, DANIELA MARIA XAVIER DE ; GREVE, LEDJANE NEVES DE OLIVEIRA SCHAEFFER ; PINTO, MÔNICA JORDÃO DE SOUZA ; Demarzo, Marcelo ; HORTENSE, PRISCILLA . Efeitos de programas baseados em mindfulness oferecidos pela internet para pacientes com câncer: revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados.. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e42311125110, 2022.

    3.
    SALVO, VERA ; SCHVEITZER, MARIANA CABRAL ; SANUDO, ADRIANA ; FAVARATO, MARIA LUCIA ; Demarzo, Marcelo . Exploring perceptions about Mindfulness and Mindful Eating Programs for low-income women with overweight in primary health care. NUTRITION AND HEALTH, v. online, p. 026010602210755, 2022.

    4.
    WILSON, DAVID ; RODRIGUES DE OLIVEIRA, DANIELA ; PALACE-BERL, FANNY ; DE MELLO PONTECIANO, BÁRBARA ; FUNGARO RISSATTI, LUCIANA ; PIASSA POLLIZI, VALÉRIA ; SARDELA DE MIRANDA, FLÁVIA ; D'ALMEIDA, VÂNIA ; Demarzo, Marcelo . Fostering emotional self-regulation in female teachers at the public teaching network: A mindfulness-based intervention improving psychological measures and inflammatory biomarkers. Brain, Behavior, & Immunity - Health, v. online, p. 100427, 2022.

    5.
    RIBEIRO DA SILVA VALLIM, JULIA ; CRISTINA CADRIESKT RIBEIRO MELLO, EVELIN ; GOTTBERG FAGUNDES, HEITOR ; SANT'ANA LIMA, GABRIELA ; MAYUMI SUYAMA TSUJI, HELOISA ; DUARTE PALMA XYLARAS, BEATRIZ ; DA SILVA ROSA, ANDERSON ; Demarzo, Marcelo ; D'ALMEIDA, VÂNIA . Feasibility and the effects of an online mindfulness-based health promotion program on college students' sleep, circadian rhythms, and well-being: protocol for a randomized trial [CIRCAMIND study]. European Journal of Integrative Medicine, v. online, p. 102127, 2022.
    •  

    © 2013 - 2024. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

    Campus São Paulo - Rua Botucatu, 740 - 4º andar - sala 02 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.saudecoletiva@unifesp.br

    Faceboonk Instagram Youtube

    Please publish modules in offcanvas position.