Pós-Graduação em Ciências Sociais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp (PPGCS-Unifesp) é um curso inovador, com cerca de dez anos de funcionamento. O Mestrado foi iniciado em 2010 e o Doutorado, em 2020. Considerando sua instalação institucional relativamente recente e os ciclos longos de avaliação por parte do MEC – atualmente, de quatro anos --, merece destaque a nota 4 (numa escala de 1 a 7) obtida junto à Capes.
Duas inovações do PPGCS diferenciam sua proposta dos atuais programas disciplinares (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) existentes na Região Metropolitana de São Paulo.
A primeira é sua ênfase na conexão entre uma sólida formação disciplinar e o diálogo interdisciplinar. As linhas de pesquisa abrigam os projetos de antropólogos, cientistas políticos e sociólogos em três grandes eixos temáticos:
1. Conflitos, Sujeitos, Direitos
2. Pensamento, Conhecimento, Expressão
3. Territórios, Trabalho, Políticas Públicas
A segunda inovação é a articulação das três linhas de pesquisa em torno das diversas formas de desigualdade presentes nas sociedades contemporâneas -- e, em particular, na sociedade brasileira. Mobilizamos a concepção de assimetria para melhor englobar e precisar a riqueza e a diversidade semânticas suscitadas por expressões afins ao conceito de desigualdade: Diferença, Diversidade, Disparidade e Distinção. Como se sabe, o emprego de cada um desses termos tem implicações da maior relevância na construção de problemas teóricos, de objetos de pesquisa e da delimitação de corpus empíricos. O tema está em destaque na agenda da pesquisa acadêmica e no debate público.
O programa oferece uma formação que permita a reflexão sobre modalidades de problemas contemporâneos que, por sua complexidade, não encontram respostas no âmbito de um único campo disciplinar.
No Programa de Mestrado, exige-se o domínio de uma temática específica, que abranja questões num dos campos de estudos das Ciências Sociais, associado à capacidade de formular, de modo preciso e bem fundado, um problema de pesquisa relevante.
No Programa de Doutorado, para além da apropriada formulação de um problema relevante, almeja-se a formação de um pesquisador capaz de fundamentar e desenvolver sua resolução.
Assim, o propósito do programa é capacitar graduados em quaisquer áreas de conhecimento para a pesquisa especializada. Os ingressantes do PPGCS-Unifesp têm sido em sua maioria de alunos de cursos de graduação em Ciências Sociais. Mas, devido ao seu perfil interdisciplinar, o programa atrai também alunos de cursos de graduação de áreas afins, como Direito, Economia, História, Relações Internacionais e Administração Pública.
O egresso do Mestrado e do Doutorado poderá desenvolver atividades de docência, pesquisa e planejamento em instituições públicas ou privadas, além de atuar em consultoria e assessoria junto a partidos políticos, empresas e outras organizações governamentais e não governamentais com atividades na área social. Também estará qualificado a disputar concursos públicos para órgãos como o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Gestão de Políticas Públicas, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e vários outros.
O PPGCS/Unifesp adota política de ações afirmativas em seus editais de seleção para ingresso, reservando ao menos 25% das vagas para pessoas negras, indígenas e aquelas com necessidades especiais. Essas vagas são disputadas exclusivamente por candidatos cuja autodeclaração os incluam em tais grupos, observados os princípios de mérito acadêmico.
Coordenadora: Profª. Drª. Melvina Afra Mendes de Araújo
Vice Coordenador: Prof. Dr. Henrique José Domiciano Amorim