Objetivos

  1. Compartilhar os conhecimentos relacionados à biologia molecular com professores do ensino fundamental e médio;
  2. Promover uma ação multiplicadora junto aos alunos do ensino fundamental e médio;
  3. Trocar experiência e conhecimento entre os pós-graduandos e profissionais da educação;
  4. Divulgar a ciência e despertar nos jovens à curiosidade científica.

Público Alvo: professores do ensino fundamental e médio

Número de vagas: 40 vagas. As inscrições on line.

Período e Duração do curso

Descrição das atividades: A estrutura do curso foi composta por dois módulos (teórico e prático), sendo ministradas por pós-graduandos. No último dia do curso são convidados docentes de diversas áreas da biologia celular e molecular, para discorrer sobre os temas mais atuais na pesquisa biológica.

Avaliação: Os professores realizam avaliação escrita sobre a didática dos pós-graduandos, e da organização do curso em geral. Como avaliação do conhecimento adquirido, os professores do ensino básico desenvolvem junto a seus alunos atividades relacionados a um dos temas ou práticas realizadas durante o curso. Os professores retornam à UNIFESP ao final de outubro para apresentar seus projetos e resultados obtidos junto aos jovens de suas escolas.

EDIÇÕES ANTERIORES DO PAPEM:

1999:   alunos de pós-graduação criam o curso direcionado aos professores de biologia do ensino médio como trabalho de conclusão de uma disciplina de didática;

2002:   o curso foi selecionado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela UNESCO para capacitar os professores dentro do Programa Pró-Ciências. Neste ano o curso foi desenvolvido por 2 vezes, em janeiro e outra em julho;

2008:   passa a se chamar Programa de Atualização para Professores do Ensino Médio e Fundamental (PAPEM) e entra para o projeto Rede Nacional de Educação e Ciência, na sua quarta edição;

2009:   torna-se anual e inclui professores de ciências do ensino fundamental.

O estudo da Biologia Molecular é focado na estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas, investigando as interações bioquímicas entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica, e o modo como essas interações são reguladas. É uma área de estudos que abrange outras áreas como a Química, e em especial a Genética e a Bioquímica. Assim, o cerne da Biologia Molecular compreende o estudo dos processos de replicação, transcrição e tradução do material genético e a regulação desses processos.

Há dois momentos na história da descoberta dos ácidos nucléicos (DNA e RNA). O primeiro é a descoberta da sua existência no núcleo celular e a determinação de sua composição química. O segundo momento é a identificação e aceitação do DNA como material hereditário. Com o desenvolvimento das técnicas para sua análise foi possível o avanço científico das ciências biológicas, como por exemplo, o Projeto Genoma Humano, cujo objetivo foi construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano a partir do sequenciamento total do genoma humano, com resoluções cada vez mais apuradas.

Sabe-se que o ensino em Biologia Molecular durante o período de graduação em Ciências Biológicas possui uma carga horária basicamente teórica. O avanço científico e o descobrimento de novas técnicas fazem necessária a reciclagem de conhecimentos por parte dos profissionais do Ensino Médio, propiciando o uso de metodologias adaptadas a sua realidade, aprimorando assim o desenvolvimento desses temas junto a seus alunos.

Diante da importância destes fatos, o Curso de Atualização de Professores do Ensino Médio tem o intuito de informar e discutir os avanços em relação à genômica e suas aplicações atuais em Medicina e tecnologia.

Assim, docentes, estudantes e técnicos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular da UNIFESP estão envolvidos na elaboração e realização do curso de temas atuais de biologia, no Programa de Atualização de Professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio). As vagas são oferecidas vagas aos professores de Biologia que atuam na rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo.

A estrutura do curso é composta por dois módulos (teórico e prático), totalizando 40 horas de aulas, e é ministrado no Campus São Paulo – UNIFESP. Após o curso presencial, os professores retornam a sua instituições de origem onde desenvolvem atividades relacionadas ao curso com seus estudantes, e após 3 meses retornam à UNIFESP para apresentação dos resultados alcançados, sob a forma de seminário com a participação para troca de experiências com os colegas (professores da rede pública) que fizeram o curso. Durante os meses para a realização do projeto nas escolas, os professores se mantêm com contato com os envolvidos no Programa para discussão e auxílio quando necessários.  Os professores quando concluem as atividades recebem um certificado expedido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP (PROEX).

As inscrições são realizadas através do link do PROEX. O curso por sua vez acontece durante as férias escolares de inverno (julho) em período integral. O curso é inteiramente gratuito, uma vez que a iniciativa tem por objetivo aumentar a integração entre as diferentes frentes públicas de ensino. O material utilizado nas aulas práticas e  distribuído aos professores é subvencionado por algumas empresas.

As quatro edições do curso foram organizadas e ministradas por docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e profissionais de apoio técnico da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), sendo oferecidas vagas aos professores de Biologia do Ensino Fundamental e Médio que atuam na rede Pública do Ensino Básico do Estado de São Paulo. O sucesso deste programa nos levou a implementar ações junto aos estudantes do ensino fundamental e médio sob a forma de oficinas de biologia. Assim, atualmente o nosso projeto Atualização em Ciências compreende:

1. Programa de Atualização de Professores do Ensino Fundamental e Médio.

2. Vivenciando a Biologia, tendo como público alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

3. Ferramentas de Ensino de Ciências, tendo como público alvo os Professores do Ensino Fundamental e Médio.

O curso teórico-prático aborda conceitos básicos e suas aplicações de Biologia Molecular e Biologia Celular, tendo como principal objetivo a discussão dos temas mais atuais relacionados à área de Biologia Molecular, de modo a fornecer conhecimentos atualizados para o ensino de alunos do Ensino Médio.

O curso tem como metas discutir a realização de experimentos científicos que permitam que os professores participantes tenham uma vivência em um laboratório de Biologia Molecular, o que acrescenta ferramentas para a melhor compreensão teórica dos conceitos discutidos ao longo do curso, e, posteriormente, em suas próprias aulas. O curso envolve módulos de ensino, que utilizam temas atuais e motivadores e que tornam o ensino de Biologia Molecular inserido no cotidiano em que o aluno vive. Aspectos da ética são sempre discutidos.

O sucesso deste programa nos levou a implementar ações junto aos estudantes do ensino fundamental e médio sob a forma de oficinas de biologia. Assim, atualmente o nosso projeto Atualização em Ciências compreende:

  1. Programa de Atualização de Professores do Ensino Fundamental e Médio (PAPEM)
  2. Oficina de Ciências: Vivenciando a Biologia, tendo como público alvo estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
  3. Ferramentas de Ensino de Ciências, tendo como público alvo os Professores do Ensino Fundamental e Médio.

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