Escola Paulista de Medicina
Molecular Biology Graduate Program

Prof. Morten Meldal (Nobel de Química, 2022) e a Relação com o Programa de Pós-Graduação de Biologia Molecular

Os ganhadores de Nobel de Química de 2022 foram Profa Dra. Carolyn R. Bertozzi, Prof. Dr. Morten Meldal e Prof. Dr. K. Barry Sharpless. O grupo levou o Nobel pela criação de uma ferramenta criativa para construção de moléculas com o "desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal". 

O Prof. Dr. Morten Meldal foi colaborador do nosso Programa de Pós-Graduação na desde 1990, ajudando a formar vários mestres e doutores. O Prof Mortem Meldal tem vários artigos publicados com o Prof Luiz Juliano e a Profa Maria Juliano do Departamento de Biofísica da Escola Paulista de Medicina.

Segue o relato pessoal do Prof. Dr. Luiz Juliano sobre o trabalho do Prof. Dr. Morten Meldal e meu relacionamento com ele:

Vai aqui um texto publicado hoje na Dinamarca tentando explicar o tema Click chemistry. Não é fácil de entender, mas lida com polímeros e mecanismos de polimerizações e suas aplicações. Esta área tem várias convergências com síntese de peptídeos e ensaios deles com proteases. Conheci Morten em 1990 no congresso Europeu de química e biologia de peptídeos onde ele apresentou os primeiros resultados de peptídeos fluorescentes presos em beads de resinas para dentro de onde as proteases podiam se difundir o que daria possibilidade de fazer ensaios de proteases em larga escala. Foi um feliz encontro pois tinhamos em mãos proteases relacionadas aos sistemas renina-angiotensina, calicreinas-cininas; além das proteases de T cruzi e Leishmania e proteases virais, Dengue, febre amarela e SARS-Cov (esta última clonada, expressa e estudada em 2007) Morten Meldal esteve no nosso laboratório da Biofísica - EPM por três vezes nos anos 1990 e 2000, e Maria A Juliano, trabalhou com ele por 1 ano nos laboratórios da cervejaria Carlsberg e se seguiu um projeto grande financiado pela comunidade europeia sobre Leishmania. Publicamos vários artigos tal como na lista em anexo.
É uma grande e feliz surpresa essa notícia da láurea ao Morten, por ser um amigo da nossa família. O Andre, filho mais velho, engenheiro químico pela Poli da USP e hoje CEO da Siemens Energy, ficou hospedado na casa do Morten, quando ainda na graduação e teve oportunidade de vivenciar a inquietude de um químico fazendo pesquisa dentro de uma cervejaria (Carlsberg). Estou muito feliz em ver o reconhecimento ao Morten.

Lista de Artigos publicados em colaboração.

Artigos Relacionados - Notícias

28 Mar 2019 14:44

A data de nascimento e de adoção de filhos passará a fazer parte das informações que poderão ser [ ... ]

Notícias
27 Mar 2024 10:10

 

Notícias
05 Oct 2022 19:21

Os ganhadores de Nobel de Química de 2022 foram Profa Dra. Carolyn R. Bertozzi, Prof. Dr. Morten Meldal [ ... ]

Notícias

© 2013 - 2020 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Três de Maio, 100, 4° andar, CEP: 04044-020, Vila Clementino, São Paulo - SP.

Telefone: (11) 5089-9200 Voip: 1186 (Maurício - capucim@unifesp.br)