Os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós Graduação em Cardiologia da Escola Paulista de Medicina - Unifesp abrangem a investigação básica e clínica de doenças cardiovasculares.
A modalidade de treinamento físico aeróbio pode determinar a existência de remodelamento cardíaco: identificando peculiaridades estruturais, funcionais e moleculares dos modelos experimentais de natação e corrida
Período: 01/11/2015- 31/10/2017
Estudos direcionado para analisar o efeito do treinamento físico aeróbio na esteira e piscina sobre o remodelamento cardíaco de ratos.
Recursos: FAPESP (Processo: 15/11028-9)
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Andrey Jorge Serra - Coordenador; Prof. Dr. Paulo Tucci; Ednei Luis Antonio (Doutorando); Amanda Yoshizaki (Mestranda)
Pesquisadores Externos
Prof. Dra. Adriana Girardi - Incor
Caracterização genômica de promotores de hipertrofia cardíaca ligados a sinalização da Calcineurina em ratos exercitados e submetidos a hiperatividade adrenérgica com Isoproterenol
Período: 01/07/2017- 01/07/2020
Analisar se o efeito anti-hipertrófico do exercício físico (EX) em ratos submetidos a hiperatividade adrenérgica induzida por isoproterenol (ISO) é associado com modulação da via de sinalização da Calcineurina/NFATc3/GATA-4. Para identificar os possíveis promotores de hipertrofia cardíaca modulados pelo ISO e EXF, nós valemos do sequenciamento genômico por técnica de Chip-seq com imunoprecipitação de cromatina para análise de transcritos via Calcineurina/NFATc3/GATA4.
Recursos: CNPq (404702/2016-3)
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Andrey Jorge Serra - Coordenador; Prof. Dr. Paulo Tucci; Amanda Yoshizaki (Mestranda);
Pesquisadores Externos
Prof. Dr. José Renato Pinto - Universidade da Flórida
Caracterização funcional e proteômica de cardiomiócitos e células tronco submetidos à estímulo fisiológico e patológico
Período: 28/08/2017- 27/09/2017
Projeto que visa estabelecer associação com a Universidade da Flórida para desenvolvimento de projetos envolvendo estudo de proteomica e sequenciamento de última geração (Chip-Seq).
Recursos: FAPESP (Processo: 2017/09274-7)
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Andrey Jorge Serra - Coordenador; Prof. Dr. Paulo Tucci
Pesquisadores Externos
Prof. Dr. José Renato Pinto - Universidade da Flórida
Consequências cardiovasculares da Apneia Obstrutiva do Sono
Período: 2007- 2011
As repercussões da AOS no sistema cardiovascular apresentam grande espectro clínico incluindo desde quadros de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia até maior probabilidade de infarto agudo do miocárdio e morte. O objetivo dessa plataforma é estabelecer as principais repercussões cardiovasculares da AOS especialmente relacionadas à capacidade cardiorrespiratória ao exercício, arritmias cardíacas, alterações estruturais cardíacas relacionadas ao átrio esquerdo e avaliação de risco cardiovascular. Esse estudo foi denominado estudo ERA (Estratificação de Risco Cardiovascular em pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono)
Recursos: FAPESP
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dra. Fatima Dumas Cintra - Coordenadora; Dra. Camila Rizzi (Doutoranda); Dra. Thais Risso (Doutoranda);
Pesquisadores Externos
Prof. Dra. Dalva Poyares
Medicina do Sono a beira do Leito
Período: 2010- 2018
O campo de atuação da Medicina do Sono está focado no paciente ambulatorial e a taxa de reconhecimento dessa condição no paciente com evento cardiovascular agudo é baixa. Estudos com polissonografia demonstram que 64% dos pacientes admitidos com IAM apresentam AOS e a taxa de reconhecimento da condição durante a internação é de 14%. Possivelmente, a doença cardiovascular aguda com AOS severa não tratada tenha pior prognostico. Nesse contexto a hipótese dessa plataforma é que a suspeita clínica, o diagnóstico e tratamento intra-hospitalar possam ter efeito benéfico na fase aguda das doenças cardiovasculares.
Recursos: AFIP
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dra. Fatima Dumas Cintra - Coordenadora; Dra. Luciana Storti (Doutoranda); Dr. Fabrizio Urbinatti Maroja (Doutorando);
Pesquisadores Externos
Prof. Dra. Dalva Poyares
Sistema Nervoso Autonômo na Síncope Vasovagal
Período: 2014- 2018
A síncope vasovagal é a causa mais frequente de síncope na prática clínica sendo mais comum em pacientes sem cardiopatia estrutural. O tratamento visa diminuir os episódios de perda da consciência, evitar a ocorrência de traumas e otimizar a qualidade de vida do paciente. O tratamento medicamentoso recentemente vem sendo questionado e buscam-se cada vez mais medidas de caráter não farmacológico para minimizar a ocorrência desses sintomas. Nesse aspecto, recursos como o tilt trainning e o treinamento físico , podem ser formas promissoras para diminuir a recorrência de síncope nessa população. Sendo assim o objetivo desse estudo é avaliar o papel da reabilitação autonômica na taxa de recorrência de síncopes e pré sincopes em pacientes portadores de SV.
Recursos: CAPES
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dra. Fatima Dumas Cintra - Coordenadora Dra. Renata Pimentel (Mestrando)
Sistema Nervoso Autônomo nas Arritmias Cardíacas
Período: 2017- 2019
A rápida expansão demográfica observada com o envelhecimento populacional ocasionou uma lacuna na literatura médica, uma vez que, os estudos clínicos disponíveis não incluíram um número significativo de idosos para o embasamento das práticas clínicas segundo os preceitos de medicina baseada em evidência. Dessa forma, as iniciativas dedicadas à avaliação das peculiaridades dessa população são fundamentais para o melhor cuidado e tratamento desse grupo populacional. Esse problema é ainda entre os octogenários que passam somente agora a formar um grupo expressivo na população. O objetivo desse estudo é avaliar o sistema nervoso autônomo e as arritmias cardíacas de octagenários e nonagenários encaminhados para um serviço terciario.
Recursos: CAPES
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dra. Fatima Dumas Cintra - Coordenadora Dra Vanessa Serra Carmo (PIBIC)
Hipertrofia do ventrículo direito por bandagem da artéria pulmonar em ratos. Estudo das alterações estruturais, funcionais e genéticas
Período: 01/02/2014- 30/04/2017
O projeto teve por objetivos analisar: a evolução dos parâmetros morfológicos, funcionais, microscópicos e de expressão gênica no processo de adaptação do ventrículo direito à bandagem da artéria pulmonar em ratos; as influências da adaptação do ventrículo direito com bandagem da artéria pulmonar sobre a geometria, mecânica, morfologia, histologia e desempenho do ventrículo esquerdo; e pesquisar quais dos parâmetros ecocardiográficos podem prever o tipo de remodelamento do ventrículo direito e o desenvolvimento de insuficiência cardíaca após bandagem da artéria pulmonar.
Recursos: Fapesp - 2013/05111-5
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Valdir Ambrósio Moises - Coordenador Andrey Serra - Colaborador Jairo Montemor - Doutorando
Pesquisadores Externos
José Antonio Silva Júnior
Papel do strain sistólico por speckle tracking bidimencional na avaliação das cardiomiopatias associadas às distrofias neuromusculares
Período: 01/02/2017- 01/02/2019
Avaliar o padrão, os determinantes de redução e o impacto na evolução dos pacientes do strain sistólico global longitudinal do ventrículo esquerdo por meio do speckle tracking bidimensional em pacientes com miopatias primárias sem sintomas cardiovasculares e com fração de ejeção do ventrículo esquerdo preservada.
Recursos: Próprio
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Valdir Ambrósio Moises - Coordenador Lorena C Squasanti - Doutoranda
Pesquisadores Externos
Dr Acary de Souza
Evolução tardia das próteses biológicas ou mecânicas em cirurgia cardíaca valvar: Uma revisão sistemática de estudos controlados randomizados.
Período: 01/10/2010- 01/11/2016
Na evolução tardia das próteses biológicas ou mecânicas existem diferenças nos desfechos em relação à mortalidade , eventos tromboembólicos, sangramento, endocardite e reoperações.Objetivo Primário: Avaliar os benefícios do uso das próteses biológicas em comparação às próteses mecânicas no tratamento de pacientes que necessitam de substituição valvar.
Recursos: Próprio
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Valdir Ambrósio Moises - Coordenador Alberto Takeshi Kiyose - Mestrando
Pesquisadores Externos
Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, SP
Treinamento de médicos neonatologistas em ecocardiografia funcional. Implantação do programa, análise do aprendizado e retenção do conhecimento
Período: 01/05/2011- 01/06/2017
Recursos: Próprio
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Valdir Ambrósio Moises - Coordenador Marina Maccagnano Zamith - Doutoranda
Incidência, aspectos clínicos e ecocardiográficos de pacientes com Mismatch de próteses valvares cardíacas
Período: 01/07/2017- 30/06/2019
O objetivo do estudo será avaliar os pacientes com prótese valvar em acompanhamento para verificar a incidência de PPM com ecocardiografia bidimensional e Doppler e as características clínicas.
Recursos: Próprio
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Valdir Ambrósio Moises - Coordenador; Irving Gabriel Araújo Bispo (Mestrando);
Vacina Influenza e Pneumocócica na redução de eventos cardiovasculares
Período: 01/08/2017- 01/12/2021
Projeto com objetivo de resução de eventos cardiovasculares na prevenção secundária
Recursos: Ministério da Saúde; CNPq
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Henrique A. Fonseca - Coordenador; Viviane R. Sant'Anna (Doutoranda); Esterferson R. Fernandes (Estagiário);
Pesquisadores Externos
Prof. Dr. Magnus Gidlund; Prof. Dr. Otávio Berwanger; Prof. Dr. Stefan Nilsson; Prof Dr. Daniel Kethelhut
Desenvolvimento de novas vacinas para doença cardiovascular
Período: 01/02/2017- 01/12/2020
Projeto em colaboração com Consorcio CarTarDis da União Européia com objetivo de desenvolvimento de novas estratégias de imunização para redução da aterosclerose
Recursos: CNPq; CarTarDis Consortium EU
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Henrique A. Fonseca - Coordenador; Viviane R. Sant'Anna (Doutoranda); Esterferson R. Fernandes - Estagiário
Pesquisadores Externos
Prof. Dr. Magnus Gidlund; Prof. Dr. Stefan Nilsson
Efeitos na vacinação contra influenza na hipertensão arterial essencial
Período: 01/01/2017- 01/01/2018
Projeto de estudos dos efeitos da vacina contra influenza na resposta endotelial epressórica em pacientes co hipertensão arterial essencial
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Henrique A. Fonseca - Coordenador; Viviane R. Sant'Anna (Doutoranda)
Modulação metabólica da diferentes aboradagens de vacinação
Período: 01/10/2017- 01/01/2019
Projeto patrocinado pela Airbus epelo programa da União Europeia, NewHorizons 2020 para estudos de metabolômica com vacinas no Centro Europeu de Metabolomica na CEU-Universidad de San Pablo em Madrid Espanha.
Recursos: Airbus; NewHorizons 2020 EU
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Henrique A. Fonseca - Coordenador; Viviane R. Sant'Anna (Doutoranda)
Pesquisadores Externos
Prof. Francisco J. Rupèrez; Profa. Dra. Coral Barbas
Dimensões e geometria do anel aórtico em pacientes candidatos a implante percutâneo de válvula aórtica: Correlação entre o Ecocardiograma Transesofágico Tridimensional e a Tomografia Computadorizada com Múltiplos Detectores
Período: 2013- Atual
Dimensões e geometria do anel aórtico em pacientes candidatos a implante percutâneo de válvula aórtica: Correlação entre o Ecocardiograma Transesofágico Tridimensional e a Tomografia Computadorizada com Múltiplos Detectores.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador; Maria Eduarda Siqueira
Análise Histopatológica e de Microscopia Eletrônica de Trombo Coronariano em Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento-ST
Período: 2013- Atual
Análise Histopatológica e de Microscopia Eletrônica de Trombo Coronariano em Pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento-ST.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador
Comparacao Entre a Coronariografia Convencional e Rotacional
Período: 2013- Atual
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador
Dissecção arterial coronária espontânea: apresentação, diagnóstico por imagem e evolução clínica no longo prazo. Estudo observacional e multicêntrico
Período: 2012- Atual
Dissecção arterial coronária espontânea: apresentação, diagnóstico por imagem e evolução clínica no longo prazo. Estudo observacional e multicêntrico.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador
Avaliação da inibição do receptor plaquetário P2Y12 ao Prasugrel e ao Ticagrelor em pacientes Hiporresponsivos ao Clopidogrel: SAMPA
Período: 2012- Atual
Avaliação da inibição do receptor plaquetário P2Y12 ao Prasugrel e ao Ticagrelor em pacientes Hiporresponsivos ao Clopidogrel.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador; Jamil Ribeiro Cade
Dimensões e geometria do anel aórtico em pacientes candidatos a implante percutâneo de válvula aórtica: Correlação entre o Ecocardiograma Transesofágico Tridimensional e a Tomografia Computadorizada com Múltiplos Detectores.
Período: 2012- Atual
Dimensões e geometria do anel aórtico em pacientes candidatos a implante percutâneo de válvula aórtica: Correlação entre o Ecocardiograma Transesofágico Tridimensional e a Tomografia Computadorizada com Múltiplos Detectores.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador; Maria Eduarda Siqueira
Dissecção de Artéria Coronária no Ciclo Gravídico-Puerperal: Análise de Uma Série de 13 Casos e Revisão da Literatura
Período: 2012- 2016
Dissecção de Artéria Coronária no Ciclo Gravídico-Puerperal: Análise de Uma Série de 13 Casos e Revisão da Literatura
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador; Jamil Ribeiro Cade
I Wonder
Período: 2012- 2015
Caracterização Tecidual e Fenotípica in Vivo da Placa Aterosclerótica em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio: Análise pelo Ultra-som Intravascular Utilizando o Mapeamento Tecidual iMap®.
Pesquisadores da Escola Paulista de Medicina
Prof. Dr. Adriano Mendes Caixeta - Coordenador; Cristiano Freitas de Souza