O 43° Congresso da SOCESP aconteceu de 8 a 10 de julho e o prêmio de Melhor Pesquisa Básica "Cantídio de Moura Campos Filho" avaliou os trabalhos com aplicação de ciência básica, foram mais de 1000 trabalhos enviados e 5 finalistas. O trabalho da aluna do PPG-Cardio, Carolina Chaves, sob orientação do Prof. Dr. Andrey Serra, foi exposto no formato de apresentação oral com uma parte dos resultados (Remodelamento cardíaco) e a outra parte dos resultados (Inflamação e estresse oxidativo) foi apresentada em formato de pôster, ambos achados que fazem parte de sua pesquisa de mestrado.
A terapia com células tronco mesenquimais (CTMs) tem sido empregada como estratégia promissora para o tratamento do infarto do miocárdio (IM). Porém, o baixo home e maior mortalidade das células transplantadas pós-IM limitam a terapia celular. Em estudo recente do grupo do Prof. Serra, a irradiação in vitro de CTMs derivadas do tecido adiposo (CTMAs) com LED de 4 J/cm² melhorou o metabolismo celular e o secretoma. Com isso, o trabalho que ganhou o prêmio em primeiro lugar foi "O Uso do Diodo Emissor de Luz (LED) na Melhoria da Eficiência da Terapia com Células Tronco Mesenquimais No Remodelamento Cardíaco Pós-Infarto do Miocárdio em Ratas", nele foi avaliado o potencial terapêutico das células tronco mesenquimais do tecido adiposo (CTMAs) irradiadas com o LED de 4 J/cm² na disfunção cardíaca pós-IM em ratas, em que terapia com CTMAs atenuou a disfunção cardíaca pós-IM e a aplicação do LED potencializou os efeitos terapêuticos das CTMAs no miocárdio infartado.
O projeto teve apoio da FAPESP (Processo: 18/06865-7), do CNPq (Processo: 306385/2020-1) e da CAPES (Processo: 88887.625440/2021-00).
Quer saber mais? Nesse link há este e os demais trabalhos premiados no mencionado congresso! http://www.socesp2023.com.br/trabalho/premiados