Selecione Linha de Pesquisa para visualizar a descrição.
Área: Efeitos decorrentes de procedimentos biológicos experimentais
Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem detectar alterações da fisiologia dos órgãos e consequente desestruturação tecidual, além das causas, fatores de risco e formas de prevenção de ocorrências inesperadas que influem na morbidade e na sobrevida determinada por diferentes procedimentos operatórios.
Linha de Pesquisa: Alterações funcionais e histopatológicas peroperatórias
Investiga-se as causas e as formas de prevenção de ocorrências inesperadas nos procedimentos dos períodos pré, intra e pós-operatórios. O reconhecimento dos fatores de risco envolvidos pode permitir a minimização e a prevenção dessas ocorrências.
Investigam-se as disfunções decorrentes das agressões biológicas, químicas ou físicas, visando correlacioná-las com as alterações estruturais, no sentido de minimizar os seus efeitos através de medidas diagnósticas e terapêuticas. Linha de Pesquisa: Alterações funcionais e histopatológicas decorrentes de agressões biológicas, químicas e físicas.
Linha de Pesquisa: Alterações etiopatogênicas e repercussão morfo-funcional da cicatrização tecidual
Investigam-se os aspectos morfológicos, bioquímicos, moleculares e genéticos envolvidos no processo de cicatrização de cicatrização tecidual em suas diferentes fases, visando identificar os fatores locais e sistêmicos existentes e suas implicações clínicas relacionadas com o diagnóstico e o tratamento do processo cicatricial.
Área: Inovações Diagnósticas e Terapêuticas
Esta área de concentração objetiva agrupar linhas de pesquisa que procurem estudar a incorporação de novas tecnologias que possibilitem investigar parâmetros clínicos e cirúrgicos, alterações funcionais, moleculares e genéticas que tenham significado importante no diagnóstico, na terapêutica e no prognóstico das doenças e avaliar os resultados do emprego de técnicas minimamente invasivas e técnicas anestésicas e analgésicas na área cirúrgica contribuindo para redução da morbidade e mortalidade dos doentes.
Linha de Pesquisa: Estratégias peroperatórias e sobrevida do enxerto e do receptor no Transplante de órgãos
Investigam-se novas estratégias visando identificar os fatores de risco, as variações na técnica operatória dos enxertos e os resultados clínicos obtidos em termos de sobrevida do enxerto e do receptor no transplante de órgãos.
Linha de Pesquisa: Gestão, qualidade de vida e segurança no atendimento assistência médica
Produção de novos conhecimentos com ênfase no apoio ao desenvolvimento, avaliação e incorporação tecnológica, com implementação e acompanhamento de protocolos assistenciais, visando permitir a gestão ética da informação, da segurança com qualidade de vida do paciente, do controle e educação ambiental, da prevenção e gerenciamento de doenças crônicas e da economia da saúde.