O ingresso no PPGCF se dá em fluxo contínuo.
Para o ingresso no programa, é necessário realizar o processo seletivo, e ao ser aprovado, fazer a solicitação de ingresso. Os pré-requisitos para realização do processo seletivo são:
- Certificado de conclusão da graduação
- Aceite de um orientador credenciado no PPGCF
- Proficiência em língua estrangeira
O processo seletivo é finalizado com a aprovação do projeto de pesquisa apresentado à CEPG.
Os formulários necessários podem ser encontrados na página Formulários
IMPORTANTE: Os documentos para o processo seletivo deverão ser enviados para secretaria de pós-graduação através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., até o final da última semana do mês anterior ao que se pretende realizar a matrícula. Após a entrega da documentação, o candidato será convocado para a defesa do projeto de pesquisa, e na ocasião o projeto de pesquisa e os demais requerimentos serão avaliados pela CEPG do programa. A matrícula só poderá ser efetivada após a aprovação do candidato no processo seletivo.
INSTRUÇÕES
Para fazer a solicitação de ingresso (processo seletivo), é necessário encaminhar os documentos em cinco arquivos separados (em formato PDF, legíveis e com resolução adequada), para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.:
Fotos de celular e/ou com resolução inapropriada não serão aceitas!
Arquivo 1: DOCUMENTOS PESSOAIS (em um único arquivo PDF)
- RG
- CPF
- Certidão nascimento ou casamento
- Certificado militar
- Título de eleitor
Arquivo 2: DOCUMENTOS ACADÊMICOS (em um único arquivo PDF)
- Carta de aceite do orientador (com assinatura Gov.br)
- Diploma de graduação (para mestrado) e de mestrado e graduação (para doutorado), com carimbo de reconhecimento pelo MEC ou outro documento de acordo com edital. Caso ainda não esteja de posse do Diploma, o certificado de finalização com a data em que ocorreu a colação de grau.
Arquivo 3: PROJETO DE PESQUISA
- Projeto de pesquisa de acordo com a exigência do PPGCF (ver em Pré Matrícula)
Arquivo 4: PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSO (em um único arquivo PDF)
- CEP aprovado OU protocolo de submissão OU declaração de responsabilidade como previsto no site do CEP Unifesp
- Certificado de proficiência em língua estrangeira
Arquivo 5: FICHA DE SOLICITAÇÃO DE INGRESSO
- Ficha de solicitação de ingresso (Baixar aqui)
1. Aprovação no exame de proficiência na língua inglesa
Ter certificado de proficiência em lígua inglesa é pré-requisito necessário para o ingresso no PPGCF. As certificações a seguir estão pré-aprovadas para ingresso no programa.
Cultura Inglesa - mínimo de 50% de aproveitamento para mestrado
Versátil Idiomas - mínimo de 50% de aproveitamento para mestrado (link: https://versatilidiomas.com/proficiencia-inscricao/)
TOEFL - mínimo de 65 pontos para mestrado
IELTS - mínimo de 5,0 pontos para mestrado
ITP - mínimo de 450 pontos para mestrado
Outros certificados de proficiência poderão ser aceitos, desde que aprovados após solicitação de análise feita à CEPG do Programa.
OBS: As proficiências emitidas pela Cultura Inglesa e Versátil Idiomas terão validade de 2 anos, enquanto que as emitidas pelo TOEFL, IELTS ou ITP terão validade de 5 anos.
2. Projeto de pesquisa
Projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e objetiva ocupando no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo.
Deve compreender:
- Capa com assinatura do orientador e do candidato;
- Título;
- Resumo (máximo de 20 linhas);
- Introdução e Justificativa com síntese da bibliografia fundamental;
- Objetivos;
- Material e Métodos;
- Forma de análise dos resultados;
- Cronograma.
O projeto de pesquisa deve ser apresentado à Comissão de Ensino do Programa (CEPG) como etapa do processo seletivo. Ao solicitar ingresso, o candidato é convocado a apresentar seu projeto para a CEPG, na reunião seguinte à solicitação de ingresso. Para isso, o candidato deve preparar uma apresentação em slides (PowerPoint), de no máximo 10 minutos, e será avaliado em uma arguição de até 10 minutos pelos membros da CEPG. O candidato deve ter desempenho considerado suficiente para que sua matrícula seja aceita no PPGCF.
VEJA A NORMATIVA PARA AVALIAÇÃO DA DEFESA DO PROJETO DE PESQUISA
3. Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CEP)
Protocolo de submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CEP), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Declaração de Responsabilidade do Pesquisador, para projetos que não envolvam seres humanos nem animais vertebrados.
Para a declaraçãod e responsabilidade do pesquisador, seguir as orientações e encaminhar o número do processo gerado para a secretaria:
1- O discente deverá solicitar acesso ao SEI clicando em Me cadastrar como usuário externo no link a seguir - NÃO é necessário encaminhar nenhum documento, apenas informar à Secretaria do Programa para que esta possa liberar o acesso.
https://portalsei.unifesp.br/usuario-externo
Após receber a confirmação de liberação do acesso, deverá acessar o mesmo link, clicar em Já sou cadastrado e fazer login com os dados informados no momento do cadastro.
Selecionar Peticionamento - Processo Novo.
Tipo de processo: PÓS-GRADUAÇÃO: PESQUISA SEM ENVOLVIMENTO DE HUMANOS / ANIMAIS VERTEBRADOS
Especificação: DECLARAÇÃO_PESQ_Nome do aluno
Cidade: DIA - PPG - Sigla do programa em que irá se matricular. Exemplo: DIA - PPG – PROQCTS
Documento Principal: Clicar no documento para que ele abra para edição, preencher e salvar.
ATENÇÃO: Todos os dados da declaração devem ser preenchidos, incluindo nome do pesquisador responsável (orientador), nome do departamento ao qual o orientador está vinculado e nome do chefe do Departamento. Essas informações deverão ser solicitadas ao orientador.
Documentos Essenciais
Escolher arquivo: anexar projeto de pesquisa em formato PDF/A.
Tipo de documento: Projeto
Complemento do Tipo de Documento: Projeto de pesquisa de mestrado/doutorado
Selecionar formato: Nato-digital/Digitalizado
Adicionar e aguardar o carregamento do anexo. A seguir, clicar em Peticionar
Insira o cargo (usuário externo) e assinatura na janela que irá abrir para concluir o peticionamento.
Incluir documento - Vide imagem abaixo
Clicar na 1ª caixinha
Em Ações é possível visualizar o protocolo do peticionamento.
Procedimentos após a conclusão do processo:
- O aluno deve informar o número do processo gerado ao orientador, para que ele assine a declaração.
- Após assinar, o orientador deve encaminhar o processo para a unidade do departamento ao qual está vinculado e solicitar a assinatura do chefe do departamento.
- Após assinado pelo aluno, orientador e chefe do departamento, o orientador deve encaminhar o documento ao aluno para que ele anexe aos demais documentos exigidos para a matrícula.
4. Carta de aceite do orientador
É necessário ter o aceite de um dos orientadores credenciados no PPGCF conforme o modelo e com assinatura digital pelo Gov.br (Carta de Aceite do Orientador)
5. Documentos pessoais necessários
- Formulário de pré-matrícula preenchido por digitação, assinado pelo aluno e orientador pelo Gov.br;
- Certidão de nascimento ou casamento (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
- CPF, RG, Título de Eleitor e Certificado Militar - quando o ingressante for do sexo masculino (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
- Histórico escolar da graduação (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
- Certificado de conclusão de curso e/ou diploma de graduação (cópia autenticada ou cópia simples comprovada com o documento original);
- Currículo Lattes atualizado;
- Foto 3 x 4 colorida recente.
6. Avaliação de projeto de pesquisa
A efetivação da matrícula está sujeita à aprovação do projeto de pesquisa.
A Comissão de Ensino do Programa (CEPG) avaliará o projeto e emitirá um parecer que será encaminhado à secretaria do PPGCF, a qual divulgará o resultado ao candidato e ao orientador ao final da reunião mensal.
Para avaliação do projeto de pesquisa, o candidato é convocado a apresentar o projeto em uma defesa à CEPG na primeira reunião subsequente à solicitação de ingresso. Para isso, deve preparar uma apresentação do projeto de até 10 minutos, seguida de arguição de até 10 minutos pelos membros da CEPG.
Em caso de aprovação, o candidato deverá enviar para a secretaria o formulário de efetivação da matrícula, contendo a assinatura do aluno e do orientador (SOMENTE SÃO ACEITAS ASSINATURAS DIGITAIS PELA PLATAFORMA GOV.BR) até dia 10 do mês pretendido para matrícula.
7. Recursos
O candidato que tiver seu Projeto de Mestrado indeferido pela Comissão de Ensino do PPGCF poderá interpor recurso no prazo de até 72h após divulgação do resultado.
O recurso poderá ser realizado pessoalmente na secretaria de Pós-Graduação ou via email (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.).
A Comissão de Ensino o prazo máximo de 10 dias úteis para emitir um parecer em relação ao recurso apresentado.
Efetivação de matrícula
Após a divulgação do resultado, caso aprovado, o candidato poderá efetivar a matrícula no PPGCF. Esta etapa consiste no envio do formulário de efetivação de matrícula, que deverá ser preenchido, assinado e entregue na secretaria, impreterivelmente, até o dia 10 do mês corrente.