Área de concentração
O PPG-CF tem suas atividades concentradas em uma única área:
Biociências, Saúde e Tecnologia
A área tem como fundamento básico a utilização de instrumentos científicos e tecnológicos para a formação e qualificação de pessoal, além da produção do conhecimento, na busca de alternativas terapêuticas mais seguras e eficazes, bem como a avaliação destas novas alternativas e daquelas já existentes.
Assim, os projetos do PPG-CF partem do objetivo da prevenção de processos patológicos, passando pelo aprimoramento terapêutico e tecnológico dos produtos farmacêuticos, garantindo a qualidade de todo o processo, até o monitoramento da eficácia/efetividade e segurança, tanto durante a pesquisa inicial quanto após sua comercialização. Esses projetos, em seu objetivo final, pretentem contribuir para a promoção da saúde e bem estar humano e animal.
Linhas de Pesquisa
Linha 1 - Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (DIF)
Nesta linha, serão desenvolvidos e aplicados estudos visando o desenvolvimento e a descoberta de insumos ativos naturais e sintéticos que configurem novas alternativas terapêuticas. Abordando também formas tecnológicas que garantam formulações viáveis, além do controle de qualidade de todo o processo produtivo. Tendo por objetivo principal a utilização de instrumentos científicos, tecnológicos e socioeconômicos em benefício da saúde das pessoas. Nesta linha, são desenvolvidos projetos envolvendo as áreas de Farmacognosia e Fitoterapia, Química Farmacêutica Medicinal, Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos, Controle de Qualidade, entre outras.
Linha 2 - Avaliação Biológica, Farmacológica e Toxicológica (ABFT)
Esta linha tem por objetivo gerar conhecimentos e inovações em pesquisa básica e aplicada. Buscará estudar mecanismos de patogenicidade e atributos de virulência de micro-organismos de interesse médico bem como o perfil de resistência/susceptibilidade aos antimicrobianos clássicos e de novas opções terapêuticas. Além disso, atuará no estudo de processos fisiopatológicos de diferentes doenças que acometem o homem ou animais, buscando o aprimoramento terapêutico. Projetos envolvendo conhecimentos de Farmacologia, Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e suas interações são desenvolvidos dentro desta linha.
Linha 3 - Pesquisa Clínica e Avaliação de Tecnologias em Saúde (PCATS)
A linha de pesquisa visa avaliar as demandas geradas pelas linhas de pesquisa Desenvolvimento e Inovação Farmacêutica (DIF) e Avaliação Biológica, Farmacológica e Toxicológica (ABFT) de forma aplicada em seres humanos, bem como gerar outras demandas de projetos para as respectivas linhas baseadas nas prioridades elencadas na Agenda Nacional de Saúde. As principais ferramentas utilizadas nesta linha de pesquisa estão relacionadas à pesquisa clínica, com ênfase no monitoramento de biomarcadores frente às diversas patologias e condições fisiológicas, a realização de estudos epidemiológicos e revisões sistemáticas, além de conduzir pesquisas que abordem atenção e assistência farmacêutica. Projetos envolvendo conhecimentos de Fisiologia, Patologia, Farmacoterapia, Serviço Farmacêutico, Saúde Pública e áreas correlatas e suas aplicações são explorados nesta linha.