Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Postgrado en Educación

Alinhando ao Projeto Pedagógico Institucional, o PPGE-UNIFESP defende a autoavaliação articulada aos processos avaliativos institucionais, com indicadores de acompanhamento e devolutivas a todos os atores envolvidos, buscando propor as alterações necessárias para aprimoramento do processo. Tal processo deve orientar e contribuir para a avaliação continuada em todas as instâncias acadêmico-pedagógicas da universidade, criando a rotina dos processos avaliativos como norteadores de aprimoramento do curso de pós-graduação, diminuição de evasão, contribuição e devolutiva do papel da universidade com a sociedade. Desse modo, cabe ao Programa buscar realizar estudos avaliativos para compreensão do perfil de seu corpo estudantil em seus diferentes aspectos, bem como criar indicadores acadêmicos que permitam acompanhar as trajetórias dos estudantes ao longo do curso, permitindo, assim, o planejamento de estratégias com vistas a oferecer ações de acolhimento e acompanhamento para que os estudantes possam concluir a sua formação.


Ítale Luciane Cericato (docente)
Márcia Aparecida Jacomini (docente)
Marcos Cezar de Freitas (docente)
Renata Marcílio Cândido (docente)
Sando Luís da Silva (docente)

Sob diferentes perspectivas analíticas e teóricas, questões educacionais complexas, notadamente as que atingem áreas metropolitanas, entre elas, questões relativas às desigualdades e exclusão, têm mobilizado intensas discussões e reflexões no Programa. Assim, a CAA tem como objetivo propor, acompanhar e monitorar ações com vistas a promover a inclusão e permanência de pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência, conforme política institucional.


Ana Paula Santiago do Nascimento (docente)
Ellen Gonzaga Lima Souza (docente)
Isabel Melero Bello (docente)
Márcia Aparecida Jacomini (docente)
Regina Cãndida Ellero Gualtieri (docente)
Sandro Luis da Silva (docente)

Por meio do acompanhamento permanente dos egressos é possível analisar a relação entre a formação ofertada e a inserção profissional do mestre e/ou doutor titulado pelo programa, avaliando, assim, o impacto da formação recebida na vida profissional e acadêmica. O monitoramento das atividades profissionais e acadêmicas dos egressos pode subsidiar processos de replanejamento – como atualização da estrutura curricular e revisão dos processos de oferta – além de permitir a construção de indicadores que contribuem para o amadurecimento e consolidação de um processo de autoavaliação do programa.


Membros

Claudia Barcelos de Moura Abreu (docente)
Érica Aparecida Garrutti (docente)
Fernando Rodrigues de Oliveira (docente)
Jerusa Vilhena de Moraes (docente)
Jorge Luiz Barcellos da Silva (docente)

A CPS, de duração bienal, tem a função de organizar o processo seletivo do PPGE para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado, de acordo com as diretrizes aprovadas pela CEPG. A comissão avalia continuamente os processos seletivos realizados, introduzindo mudanças – sempre que necessário – com vistas a aprimorar o processo de seleção considerando o número crescente de inscrições recebidas pelo programa. Para o biênio de ingresso 2025-2026 a comissão é composta pelos seguintes membros:


Márcia Aparecida Jacomini (representando a coordenação do PPGE)
Marcos Cezar de Freitas (docente representante da Linha de Pesquisa 1)
Célia Maria Benedicto Giglio (docente representante da Linha de Pesquisa 2)
Magali Aparecida Silvestre (docente representante da Linha de Pesquisa 3)
Claudia Panizzolo (docente representante da Linha de Pesquisa 4)
Vanessa Dias Moretti (docente representante da Linha de Pesquisa 5)

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