Conheça os projetos de pesquisa sob responsabilidade dos docentes do Programa de Pós Graduação em Educação
A arte de civilizar: um estudo dos livros para a leitura da escola primária paulista (1870- 1950)
Tendo como base os aportes teóricos da História Cultural e considerando como campo de estudo a História da Educação, bem como a História da Infância, propõe-se neste projeto de pesquisa a realização de uma investigação a respeito das representações de infância que foram produzidas/reproduzidas entre os séculos XIX e XX. Considera para tanto, infância como sendo a representação que os adultos fazem sobre o período inicial da vida e que, portanto, deve ser investigado tendo em vista os limites que ampliam e restringem a abrangência deste conceito tais como a duração e as especificidades geográficas, sociais, culturais e históricas. Derivação do projeto financiado em 2009 pela FAPEMIG com o título A educação de meninos e meninas no Brasil na primeira metade do século XX, por mim coordenado e do projeto denominado Moldando a infância: sujeitos e instituições [entre o século XIX e o século XXI], coordenado pela Profª Drª Mirian Jorge Warde financiado pelo CNPq. O atual projeto se assenta nos caminhos abertos por Norbert Elias para que se compreenda a formação do indivíduo e suas apropriações dos objetos de cultura, como os modos de ler e as relações com os livros, bem como a análise sobre os efeitos produzidos pelos bens simbólicos no espaço social e dos processos de interiorização dos constrangimentos que permitem o aprendizado da vida em grupo. Tal como os manuais de civilidade, os livros de leitura podem ser tomados como utensílios culturais que estabelecem elos e vínculos entre as estruturas mentais e as figurações sociais, ou no dizer de Elias (1994) entre a psicogênese e a sociogênese. O presente projeto tem por objetivo investigar as operações de civilidade impressas e impostas em livros destinados ao ensino da leitura, bem como as representações de infância e criança e os processos de formação do habitus social pela leitura. Para tal intento toma como fonte as cartilhas, os livros de leitura e as séries graduadas que circularam em São Paulo entre os séculos XIX e XX.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Panizzolo (responsável pelo projeto)
A formação de professores sob a perspectiva da psicanálise
Este projeto de pesquisa, cuja principal referência teórica é o campo conceitual da psicanálise, busca investigar e discutir a formação de professores, sobretudo a chamada formação continuada. Além de pesquisar e discutir as diferentes formas de conceber e realizar essa formação, a investigação envolve o desenvolvimento de formas de (co)elaboração das experiências docentes que buscam se distanciar dos modelos de formação que os silenciam e que produzem, ademais, a sua subordinação ao saber especialista. Essa formas de (co)elaboração são desenvolvidas e investigadas em grupos de professores da Educação Básica. Uma das questões implicadas na pesquisa e no trabalho com os docentes é a questão da inclusão escolar.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Daniel Revah (responsável pelo projeto)
A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990
Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.
Recursos: Fapesp
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (responsável pelo projeto)
A Pedagogia e as Ciências da Educação no Brasil
Trata-se de uma pesquisa teórica sobre a constituição do conhecimento pedagógico e das ciências da educação no Brasil. Examina a trajetória histórica dessas ciências nas inter-relações estabelecidas com o conhecimento pedagógico que orienta as práticas educativas nas escolas públicas brasileiras.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto (responsável pelo projeto)
As reformas do ensino secundário: Brasil e França
Esta pesquisa analisa as convergências e distanciamentos entre as reformas implementadas na França e no Brasil nos anos de 2017 em ambos os países. A partir de análise documental de leis e documentos de agentes privados e públicos, construímos um paralelo entre as proposições de mudança nos sistemas educativos nesta etapa escolar. Utilizando a pesquisa qualitativa, pautada em entrevistas semiestruturadas em escolas com realidades socioculturais diversas, buscamos conhecer as percepções e estratégias de estudantes frente às mudanças realizadas pela nova política educacional.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Débora Cristina Goulart (responsável pelo projeto)
As reminiscências das Festas Escolares: suas potencialidades educativas e configuração da cultura das escolas públicas atuais
O presente projeto propõe-se a investigar as configurações atuais das comemorações escolares, especialmente nas escolas públicas paulistas, e o papel deste objeto na composição da cultura escolar, bem como suas potencialidades no ensino de conteúdos escolares e comportamentos sociais. As últimas décadas, especialmente a partir dos anos 90 e início de 2000, registraram uma profusão de reformas no âmbito escolar, desde a implementação dos Ciclos e da Progressão Continuada até as últimas diretrizes sobre a organização dos currículos escolares de forma interdisciplinar, medidas que visam a garantia de elementos fundamentais da legislação brasileira como o acesso e a permanência dos alunos nas escolas e a qualidade do processo educativo. Considerando tal panorama a ideia é investigar as relações entre as mudanças nas formas de representar e organizar as festas escolares e as possibilidades educativas que essas ações possibilitam aos alunos e aos professores. Historicamente constituídas como elemento divulgador das ações políticas relacionadas ao ensino e as práticas pedagógicas do sistema público, laico e democrático de ensino, as comemorações escolares tiveram seus sentidos reconfigurados para servirem a distintos propósitos sociais, educativos e políticos na viragem do século XIX para o XX. Na proposta - em andamento de pesquisa, as questões que se apresentam são: como se comemora nas escolas públicas nos dias de hoje? Quais seus usos e configurações? Qual seu potencial metodológico para educar as crianças? Quais conteúdos escolares ela referencia? Qual representação de escola, professor e alunos ela pretende veicular? As festas escolares ainda podem ser consideradas educativas? Tais questões serão investigadas mediante o exame dos documentos legais que organizam o ensino no Estado de São Paulo, dos Regimentos Escolares, de Projetos Pedagógicos e Planos Diretores, bem como de entrevistas com gestores, professores e alunos de diferentes escolas públicas.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (responsável pelo projeto)
Ações de enfrentamento ao bullying e à discriminação na escola pública
Diversas formas de violência entre pares têm afetado a formação e o aprendizado dos estudantes nas escolas e forma significativa no país e mesmo ao redor do mundo. Este projeto tem como objetivo o entendimento e o combate ao bullying e à discriminação ocorridos na escola tendo como hipótese que quanto maior a adesão da escola à proposta de inclusão escolar bem como o estabelecimento de relações com as autoridades de forma a que elas sejam respeitadas, é uma possibilidade, dentre outros fatores, de diminuir aquelas formas de violência. O objetivo geral deste projeto é desenvolver a inclusão escolar em duas escolas públicas no município de Guarulhos, São Paulo, com o consequente questionamento das hierarquias sociais, no que trazem de contribuição à violência escolar entre pares nas escolas, sobretudo, o bullying a discriminação. Com tal aprimoramento da inclusão escolar também se propõe, com medidas dirigidas diretamente ao corpo discente, fortalecer o seu não autoritarismo, isto é, seu caráter democrático, e autonomia, para que desenvolvam a convivência social sem agredir ninguém. Para cumprir esse objetivo serão propostas atividades nas escolas e a verificação de seus efeitos sobre a diminuição ou não do bullying e da discriminação, assim como, sobre tendências autoritárias e heterônomas nos alunos. Teremos avaliações prévias e posteriores ao desenvolvimento das atividades, que visam verificar o grau de inclusão escolar, o bullying e a discriminação existentes, e das tendências dos alunos ao autoritarismo e heteronomia. Como a literatura indica que o sexto ano é de alta incidência do bullying e como o nono ano é o final da formação do aluno no ensino fundamental, propomos analisar uma mesma sala de aula em cada uma das escolas ao longo desses anos, quanto às variáveis explicitadas e compará-los entre si. Este projeto será desenvolvido por meio dos seguintes eixos: 1- Educação Inclusiva; 2-Hierarquias Escolares; 3- Autoritarismo e Autonomia; e 4- Bullying e discriminação. Para o desenvolvimento de cada um deles, serão discutidos, com os educadores escolares (gestores e professores), textos específicos sobre cada uma das temáticas; serão aplicados instrumentos (já desenvolvidos e testados em pesquisas anteriores) aos gestores, aos professores e a uma classe, por escola, que participará do sexto ao nono ano, antes e após as intervenções; serão realizadas discussões com o corpo docente e com o corpo discente acerca de suas respostas aos instrumentos utilizados; e será proposta a criação de um Observatório da Violência Escolar. Como resultados, além das publicações dos resultados, espera-se ampliar o grau de inclusão escolar das escolas envolvidas e a diminuição do bullying e do preconceito, visando dar subsídios para as políticas públicas paulistas.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Marian Ávila de Lima e Dias (responsável pelo projeto)
Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
Neste projeto pretende-se investigar as ações didáticas que possam contribuir no processo de alfabetização científica da educação básica. Como objetivos associados temos: relacionar os processos de construção de conceitos científicos, do conhecimento escolar e do conhecimento quotidiano e caracterizar metodologias ativas relevantes para o ensino contextualizado e a alfabetização científica.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Jerusa Vilhena de Moraes (responsável pelo projeto)
Análise da Educação Superior brasileira em duas chaves analíticas: 1) Inserção laboral de egressos dos cursos de graduação e 2) Análise dos cursos de graduação na modalidade EaD e metodologia para construção de indicadores para a sua avaliação
O Projeto tem dois objetivos principais: 1) Investigar a inserção laboral no mercado formal de trabalho de egressos de cursos presenciais da educação superior, formados entre os anos de 2012 e 2022 e 2) Estudar os indicadores de Avaliação da Educação Superior, presentes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com foco na modalidade a distância, especialmente na oferta de EaD em grande escala. As principais fontes da pesquisa são os microdados dos Censos da Educação Superior (CES 2012-2022), os microdados do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade 2012-2022), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Censo da Educação Básica (CEB), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2012-2022) do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como, no caso do segundo objetivo, os indicadores de avaliação do Sinaes em suas diferentes dimensões, produzidos igualmente pelo Inep.
Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto (responsável pelo projeto)
Profa. Ellen Gonzaga Lima Souza
Análise de parcerias público -privadas para a oferta de creches no município de São Paulo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a natureza e as consequências, para a oferta da educação municipal, de parcerias firmadas entre a rede e setores da esfera privada. Esta dividida em duas etapas: a) de caráter exploratório com a realização de um mapeamento das parcerias existentes na rede no período de 2000 a 2020 e; b) um aprofundamento das informações obtidas via documentação oficial, no que se refere à existência na RME-SP de duas redes" com impacto na qualidade do atendimento oferecido.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Ana Paula Santiago do Nascimento (responsável pelo projeto)
Aprendizagem da docência em Matemática: contribuições da Teoria Histórico-Cultural
A partir das contribuições teóricas da perspectiva Histórico-cultural, em especial, Vigotski, Leontiev e Davidov, busca-se compreender os processos de aprendizagem da docência em Matemática em atividade de ensino. Investiga-se tanto a formação inicial quanto a continuada de professores em situação de trabalho docente caracterizado pela necessidade de organização do ensino, tendo como referencial para essa organização a prática docente.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti (responsável pelo projeto)
Aprendizagem e permanência na escola: políticas e práticas
Trata-se da terceira etapa de uma investigação que vem estudando fatores que facilitam ou dificultam tanto a aprendizagem quanto a permanência de crianças e jovens na escola. Nessa etapa da investigação, o foco estará em práticas escolares que derivem ou não de políticas educacionais.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri (responsável pelo projeto)
Atividades laborais e profissionalizantes no âmbito das Penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo
O objetivo geral da pesquisa é o de mapear e organizar informações relativas ao campo da Educação e Trabalho no interior das 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. Os dados organizados serão direcionados ao Observatório dos Direitos Educativos da População Carcerária, constituído pela Unifesp, a fim de compor um vasto banco de dados sobre políticas e ações destinadas à população carcerária, assim como a produção de novos conhecimentos sobre essa condição. Para essa pesquisa, temos como objetivo específico a investigação de atividades laborais e profissionalizantes planejadas e em execução, no período de 2016 a 2020, nas unidades 87 penitenciárias do Sistema Prisional do Estado de São Paulo. As informações serão coletadas por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente as atividades serão relativas aos apenados/as em regime fechado. No que diz respeito à categoria trabalho, é importante destacar que em uma concepção que pressupõe seu caráter ontológico e histórico, esperamos analisar os dados coletados das políticas do trabalho e da educação profissionalizante dos presos/as como expressão dessa dualidade, considerando as concepções postas pelas políticas e as condições objetivas sob as quais as atividades laborais e profissionalizantes se desenvolvem. Ao final da pesquisa, esperamos organizar um quadro que: 1. Delimite as legislações e as políticas federais e estaduais, no caso, do Estado de São Paulo; 2. Contextualize as unidades estudadas e o perfil da população carcerária atendida 3. Analise as legislações e políticas no que dizem respeito ao trabalho e cursos profissionalizantes 4. Apresente, de forma sistematizada, as atividades laborais e profissionalizantes que se desenvolveram e estão planejadas para o período de 2016 a 2020, em cada unidade prisional.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu (responsável pelo projeto)
Banca da Ciência: formação de professores, produção de conhecimento e divulgação científica
Banca da Ciência é um projeto de investigação-ação de difusão e educação em ciências com foco no público escolar a partir do sexto ano do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. Tem como característica a abordagem lúdica de temas científicos em conexão com questões sociais e manifestações artístico-culturais por meio de intervenções não-formais contínuas (clubes de ciências, projetos escolares, clubes literários, etc.) em articulação com o currículo escolar bem como mediante ações pontuais de exposições, workshops, feiras científicas, dinâmicas e atividades em espaços públicos diversos como escolas, centro culturais, parques, estações, praças, planetários, etc. e de ações de intervenção no espaço escolar articuladas com a formação continuada de professores.
Recursos: MEC - MCTIC - CNPq - CAPES
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos (responsável pelo projeto); Profa. Dra. Adriana Regina Braga
Conexões epistêmicas e estéticas na formação de educadoras(es) brasileiras(os) e sul-africanas(os) para a construção de uma educação antirracista
A distinção entre Brasil e África do Sul em nível superficial parece nítida, porque os dois países são estados nações que passaram por formas muito diferentes de colonialismo. Neste trabalho supomos que a educação é chave que abre caminho às questões morais, éticas, sociais, filosóficas e ideológicas (KUMARAVADIVELU, B, 2017). Além disso, é importante notar que a abordagem da condição do sujeito colonizado (SPIVAK, 2010) foi iniciada em debates e estudos que fazem parte de um movimento da teoria pós-colonial (BALLESTRIN, 2013; BERNARDINO-COSTA, MALDONADO TORRES, GROFOSGUEL, 2019). Considerando essa crítica pós-colonial e decolonial sobre a produção de epistemologias eurocêntricas, como seria possível entender o processo de mudança das diferenças para as desigualdades sociais e sua reprodução nos contextos escolares? Para responder é essencial aumentar o conhecimento sobre o que é a educação descolonizadora, na qual são trazidos princípios orientadores, que reconhecem as diferenças para o desenvolvimento de práticas pedagógicas justas, equitativas e igualitárias (SANTOS, 2007). O material empírico da análise tratará de dois universos complementares: análise documental e entrevistas. A análise documental inclui duas partes: a revisão da literatura e o exame das fontes primárias. Pensando especificamente, a questão central desta pesquisa é: em que consiste uma educação antirracista? Para responder e considerando a multidimensionalidade do racismo nos dois contextos, Brasil e África do Sul, foram definidos três eixos temáticos: Eixo 1 - Consciência histórica e política da diferença; Eixo 2 - Fortalecimento de identidades e direitos e Eixo 3 - Princípios estéticos (oralidade, corporalidade e ancestralidade).
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Ellen de Lima Souza (responsável pelo projeto)
Desigualdade e diferença nos processos sociais e educativos a partir do enfoque Histórico-cultural
A pesquisa se assenta na problemática da inclusão/exclusão escolar de crianças/adolescentes e adultos, objetivando compreender trajetórias de escolarização e redes de apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade, além das práticas educativas tanto da escola, quanto das famílias. Fundamentada na Teoria histórico-cultural reúne investigações que caminhem na compreensão do fenômeno da discriminação social e escolar das diferenças em todas as suas configurações, quais sejam de raça/cor, de gênero, de origem social/cultural e da deficiência. Abrange o estudo das ações afirmativas em suas várias modalidades de cotas para o ingresso e permanência de indivíduos em instituições brasileiras.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Edna Martins (responsável pelo projeto)
Discurso, novas tecnologias e ensino
O projeto objetiva estudar as interfaces entre discurso, novas tecnologias e ensino (incluindo a formação de professores), valendo-se, sobretudo, dos estudos de Maingueneau, Kensky, Cristal, Coscarelli, Lévy, Freire, Valente. Procura-se analisar os efeitos discursivos que as tecnologias trazem para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Sandro Luis da Silva (responsável pelo projeto)
Dispositivos digitais, Paulo Freire e decolonialidade: confrontos e avanços nos processos formativos
Projeto em desenvolvimento, com fomento do edital CNPq 9/2022, bolsa de Produtividade em Pesquisa. Na contemporaneidade, o uso intensivo dos dispositivos digitais tem provocado o recrudescimento, por parte dos setores reacionários, de narrativas que se utilizam do discurso do ódio contra as minorias sociais. Mas, como todo e qualquer artefato cultural apropriado pelo capital, os dispositivos digitais abrem brechas para práticas sociais que se contrapõem a posições reacionárias e suas narrativas negacionistas. Considerando esta problemática social, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar os confrontos e os avanços que se apresentam às práticas sociais veiculadas no ciberespaço, em coletivos públicos voltados ao engajamento das minorias sociais para com suas causas (HABERMAS, 2002, 2003), alinhadas às premissas decoloniais e/ou à proposta educacional freiriana. O estudo tem como corpus páginas eletrônicas de coletivos públicos criados com o fim específico de promover o engajamento com as causas das minorias sociais alinhadas às premissas decoloniais e/ou às propostas educacionais freirianas. A proposta ampara-se em dois eixos temáticos ? Formação de Professores, Educação e Comunicação ? que serão analisados a partir do seguinte quadro teórico de referência: a) Educação Popular Freiriana; b) Decolonialidade; c) Teoria Crítica. O projeto situa-se como estudo de casos múltiplos (STAKE, 1995) sobre práticas sociais veiculadas no ciberespaço, com destaque para a defesa de importantes causas que batem às portas das escolas públicas, tais como: relações étnico-raciais, questões de gênero e sexualidade; migrantes e imigrantes etc.. Quanto às formas de análise será desenvolvida análise documental (LIMA JR., 2021) dos posts veiculados nestes espaços virtuais, mediante: a) análise quantitativa descritiva dos posts, que serão tabulados e analisados à luz de categorias definidas a partir do aludido marco teórico; b) análise dos posts mais representativos das práticas sociais veiculadas nos espaços virtuais em tela, com categorias definidas segundo o modelo misto (LAVILLE e DIONNE, 1999). Também será realizada a análise temática de conteúdo (BARDIN, 2011) das entrevistas semiestruturadas (FRASER e GONDIM, 2004). Em relação aos resultados esperados, a intenção é que a pesquisa contribua para os estudos do campo e forneça subsídios para delinear ações formativas na Pedagogia e demais licenciaturas da Unifesp - EFLCH e em cursos de extensão a serem ofertados a professores da rede pública municipal estadual de Guarulhos, voltados às práticas sociais veiculadas no ciberespaço engajadas com as causas das minorias sociais, a partir dos estudos sobre decolonialidade e/ou da perspectiva freiriana. Projeto de pesquisa científica submetido à chamada CNPq n. 9/2022: Bolsas de Produtividade em Pesquisa.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira (responsável pelo projeto)
Educação escolar e formação: inclusão e exclusão
O projeto visa empreender pesquisas empíricas voltadas tanto aos professores, gestores como também aos estudantes a fim de identificar aspectos da instituição escolar capazes de contribuir na formação (Bildung) dos indivíduos como também aqueles que, por meio de práticas discriminatórias e competitivas voltadas à uma mera formação instrumental, fomentam a exclusão. Serão utilizados questionários e roteiros de entrevistas a partir da Teoria Crítica da Sociedade, em especial os textos de Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Marian Ávila de Lima e Dias (responsável pelo projeto)
Educação Inclusiva e a presença de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O objeto de pesquisa deste projeto se configura nas conexões entre os temas deficiências e diversidades, e diz respeito à escolarização de crianças diagnosticadas com o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), no âmbito do ensino fundamental. Sua estrutura operacional toma como ponto de referência, observação, levantamento documental e coleta de dados escolas públicas das cidades de São Paulo e Guarulhos. Neste projeto, de modo específico, diversidade alude ao modo como se tornou observável no mundo escolar a circulação de novas abordagens sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordagens essas que muitas vezes relativizam sua inserção no conjunto das deficiências contempladas no rol do Público Alvo da Educação Especial e buscam referências explicativas no plano da “diversidade neurológica”. O projeto contempla dois movimentos de investigação e análise. O primeiro movimento diz respeito a retomar um período recente, vivido entre 2012 e 2022, para compreender com as personagens do cotidiano escolar o que foi levado a efeito em termos de estratégias para responder à complexidade de uma presença até então diluída nas descrições do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), mas que ganhou visibilidade própria com a estabilização das referências ao autismo ou ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no mundo escolar a partir de 2012. O segundo movimento é, efetivamente, aquilo que este projeto formula como contribuição à pauta da Educação Inclusiva, e diz respeito a imergir na complexidade do atual momento, no triênio 2023-2026, para compreender como têm sido manejadas as categorias deficiência e diversidade para abordar esta presença, a da pessoa precedida por um laudo que se torna uma carteira de identidade, a identidade TEA.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (responsável pelo projeto)
EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública
O projeto Educação Inclusiva na Escola Pública (EDUCINEP) investiga, em perspectiva antropológica, a escolarização de crianças com deficiências e cronicamente enfermas no âmbito da escola pública. A perspectiva de investigação e análise tem base antropológica e esses temas têm intersecções com questões associadas à diversidade cultural e às assimetrias sociais. Resultados de pesquisas feitas com escolas públicas são depositados em repositório institucional denominado Plataforma de Saberes Inclusivos, para que possam ser compartilhados. Metodologicamente, a maior parte das pesquisas realizadas no âmbito do EDUCINEP são experiências etnográficas. As orientações de dissertações e teses que se conectam ao EDUCINEP abrangem pesquisas que têm por objeto a interação entre cenários, por exemplo, entre escola pública e ambulatórios de reabilitação, entre sala comum e espaços de AEE, entre a rua e os territórios institucionais. O tema deficiência é abordado como experiência que se concretiza nos modos e possibilidades de estar, permanecer e deslocar-se.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas (responsável pelo projeto)
Egressos de cursos de licenciaturas e inserção profissional na docência em territórios de alta vulnerabilidade
O foco da pesquisa é conhecer como egressos dos cursos de Licenciaturas que atuam em classes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas da rede estadual ou municipal de ensino, vivenciam os primeiros anos de inserção no magistério. O objetivo principal é identificar elementos que caracterizam seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade. A amplitude do universo de pesquisa é demarcada pelo que estamos denominando de Região do Alto Tietê/Cabeceiras que compreende os municípios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Biritiba Mirim, Salesópolis, Santa Isabel, Guarulhos, Arujá e parte da região leste do município de São Paulo. Com o desenvolvimento da pesquisa espera-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) reunir informações da região, descrevendo suas características quanto aos sistemas educacionais, dados sócio econômicos e índices de vulnerabilidade; b) organizar dados das escolas da região e traçar perfil de professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; c) identificar professores que se encontram no início da carreira, aspectos que caracterizam o seu preparo para a iniciação na profissão em regiões de alta vulnerabilidade e relacionar dados sobre inserção profissional e desistência da carreira. Trata-se de pesquisa teórico-empírica, de abordagem qualitativa, cuja produção de dados se dará por meio de survey e entrevistas semiestruturadas. O grupo responsável pela investigação é composto por pesquisadores doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e professores da rede municipal e estadual de ensino. Durante o desenvolvimento da pesquisa será organizada plataforma digital pública para criação de repositório de dados (legislação, produções científicas nacionais e internacionais; dados da própria pesquisa) com vistas à criação de um Observatório de Inserção Profissional, Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. Espera-se com os resultados da pesquisa produzir indicadores indutores de políticas públicas municipais relacionadas ao ingresso na carreira e à formação de professores.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre (responsável pelo projeto); Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva
Ensino de Geografia, formação de professores e experiência urbana: da compreensão de territorialidades da vida cotidianas na/da escola pública à consciência geográfica
Esse projeto tem como objetivo distinguir as diferentes formas de relações sociais presentes na cidade (classe, raça gênero) e reconhecer o processo de identidade/ estranhamento dos indivíduos com a cidade em suas coexistências. A partir de pesquisa bibliográfica e documental problematiza o ensino de Geografia e a formação de professores, considerando suas inserções na cidade e na escola no tocante à necessidade de consciência da dimensão geográfica nessa realidade. A presente pesquisa também mapeia as proposições de práticas cotidianas relacionadas ao ensino de Geografia e a formação de professores historicamente construídas na escola pública, em diferentes escalas geográficas.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva (responsável pelo projeto)
Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021)
O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini (responsável pelo projeto)
Epistemologias e pensamento negro no Brasil: Interrogações para a infância, a criança negra e a Educação Infantil
A proposta apresentada se insere no campo que busca analisar os impactos gerados pela colonização em distintas sociedades, principalmente a racialização e, as respostas e estratégias coletivas baseadas em uma perspectiva do transnacionalismo negro. Tal estratégia resultou na construção intranacional de ações de preservação da vida e de aquisição do direito a ter direitos e em uma narrativa comum que articulou, ao mesmo tempo, a experiência de negação da humanidade e a discriminação racial de que africanos e seus descendentes eram alvos em contextos nacionais distintos. Tais características são consolidadas a partir do período da modernidade, em que ocorreu a construção do negro e, também, o aparato discursivo em torno de uma infância abstrata, universal e que desconsidera os determinantes da estrutura social. Assim, no contexto brasileiro, resultado de um processo de colonização e produção de saberes e conhecimentos eurocêntricos, o projeto objetiva, em sua primeira fase, realizar uma releitura acerca da presença e dos conceitos de infância e criança negra nas produções de intelectuais negros/as ao longo do século XX e XXI, contemplando o projeto e implementação da democracia racial, o desenvolvimento do Projeto UNESCO no Brasil, o surgimento do movimento negro organizado e o processo de redemocratização do país. O levantamento bibliográfico e a análise documental de diferentes artefatos (jornais, produções acadêmicas, entrevistas, projetos de Lei, entre outros), ermitirão outras interpretações sobre a infância e a criança negra, distintas daquelas que pautam o imaginário coletivo, associando as mesmas à falta, a delinquência e a criminalidade. Ou seja, permitirá reconstituir a dignidade e a humanidade e o direito de serem crianças. Possibilitará analisar a presença desse imaginário nos documentos que deram base as primeiras produções sobre Educação Infantil, a partir de 1990 e às DCNEI. A segunda fase contemplará: sistematização, organização e disponibilização.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Ellen de Lima Souza (responsável pelo projeto)
Escolhas pedagógicas e curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o ensino na rede municipal de São Paulo em contexto de reorganização curricular
Esta proposta centra sua atenção no discurso pedagógico desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas da rede municipal de ensino de São Paulo. Tem como objetivo principal identificar e discutir as escolhas realizadas pelas(os) professoras(es) que desenvolvem o currículo neste momento de retorno presencial às escolas, premidos pela urgência para recuperar as aprendizagens perdidas no período da pandemia, por um lado, e pelas expectativas e demandassem torno da implementação de uma nova proposta curricular, o Currículo da Cidade, iniciada pouco antes do começo do afastamento físico de todas(os) das escolas. Implicará análises de documentos orientadores dessas escolhas curriculares e pedagógicas, a observação de aulas e a entrevistas com as(os) professoras(es) por elas responsáveis. Autores do campo do currículo e do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais sustentam as escolhas teóricas e metodológicas do estudo proposto, bem como embasarão as análises dos achados. Espera-se comisso contribuir para as reflexões que se voltam à identificação de condições necessárias para apoiaras(os) professoras(es) na realização de escolhas pedagógicas e curriculares que potencializem as aprendizagens nas aulas dessas disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Tais reflexões têm potencial para contribuir com a concepção e o desenvolvimento de políticas públicas nos campos do currículo, do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais e da formação de professores, remetendo ainda ao debate sobre o financiamento público da educação.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio (responsável pelo projeto)
Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo
O projeto - Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo - busca discutir temas relacionados à formação de professores no âmbito da educação infantil, da educação básica e do ensino superior, contemplando, também, a investigação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver ações/reflexões e pesquisas que abarquem a formação docente - inicial e continuada - envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, ele pretende fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido às mudanças e às transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com esta pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores da educação infantil, da escola básica e do ensino superior, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam à demanda da sociedade contemporânea, em especial aquelas marcadas pelos avanços das novas tecnologias digitais, que precisam fazer parte da prática pedagógica.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Sandro Luis da Silva (responsável pelo projeto)
Gestão educacional e políticas públicas da educação. A educação do trabalhador e a gestão do conhecimento na escola pública
O projeto de pesquisa envolve estudos e balanços sobre aspectos da gestão educacional pública tendo em vista as políticas públicas de educação que impactam a organização da escola básica, seus currículos, a formação de professores e a atuação dos gestores. A partir do acompanhamento, em tempo real, das mudanças das políticas governamentais e das alterações legislativas, o projeto busca acompanhar o comportamento das políticas locais e as respostas dos agentes que atuam no território produzindo soluções práticas de enfrentamento aos problemas e ou imprimindo estilos de gestão que se aproximam ou distanciam da possibilidade de concretização do Projeto Pedagógico da Escola como documento de identidade e política educativa destinada ao atendimento de grupos sociais presentes nelas. Busca-se no processo de estudo, a produção de um inventário das formas de enfrentamento aos problemas pelos diretores de escola e suas equipes no cotidiano, mapeando experiências atuais ou pregressas que possam fomentar a produção de um Banco de Casos a ser constituído como fonte na vertente da gestão do conhecimento da gestão na escola - ou seja - abordar tais práticas num quadro de conhecimentos tácitos dos gestores que podem ser sistematizados, tratados e partilhados com os mesmos como formação continuada em situação, estimulando não só a produção cientifica do campo, mas a atuação profissional e política na área da gestão escolar.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Celia Maria Benedicto Giglio (responsável pelo projeto)
História da educação infantil em São Paulo entre prescrições e apropriações
O objetivo da pesquisa é o estudo e a pesquisa da criação e instalação de instituições educativas em São Paulo, bem como das concepções educacionais e as políticas para a educação das crianças, os currículos, os materiais escolares, os registros diários da prática docente, os aparatos, a distribuição dos tempos e espaços, a arquitetura, os objetos, as brincadeiras, a formação de professores da infância, sua formação inicial, continuada, acesso à carreira, atuação e remuneração.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Panizzolo (responsável pelo projeto)
Inserção laboral de egressos das universidades federais e sua contribuição ao desenvolvimento nacional
O projeto investiga a inserção laboral de egressos dos cursos de graduação das 69 Universidades Federais, que foram formados entre 2010 e 2019. A hipótese é de que a expansão das Universidades Federais foi uma importante política de promoção de mobilidade social e redução de desvantagens históricas e contribuiu para o desenvolvimento e social e econômico do Brasil. As principais fontes são os microdados do Censo da Educação Superior (2010-2019) e do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (2010-2019), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Relação Anual de Informações Sociais (2019) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto (responsável pelo projeto)
Métodos, materiais e práticas de ensino: estudos em história das culturas escolares
Decorrente das atividades do NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura) e de dois projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2018 e 2022 ("O ensino de língua e de literatura em perspectiva histórica (séculos XX e XXI): prescrições práticas, materiais didáticos, projetos político-educacionais e saberes em circulação" e "Literatura infantil e juvenil brasileira: temas, formas, finalidades e valor histórico, cultural e estético da produção literária nos séculos XIX e XX") este Projeto Integrado de Pesquisa se destina à investigação de abordagem histórica sobre os métodos, os materiais didáticos e as práticas de ensino, com especial atenção para o ensino de língua e de literatura, na escolarização formação de crianças e jovens entre os séculos XIX e XX. Objetiva-se contribuir para os estudos em história das culturas escolares a partir de quatro eixos temáticos: prescrições curriculares e metodológicas; produção, circulação e utilização de materiais didáticos; propostas e projetos político-educacionais; e circulação de saberes teóricos e pedagógicos para a educação elementar/básica. Do ponto de vista teórico-metodológico, este Projeto Integrado de Pesquisa se pauta nas contribuições da Nova História Cultural, a partir de procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise da configuração textual de fontes documentais. Dada a amplitude deste Projeto Integrado de Pesquisa, prevê-se o seu desenvolvimento em etapas quadrienais, mediante a integração de pesquisas em nível de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado e de Pós-Doutorado vinculadas ao NIPELL. Espera-se, portanto, contribuir de maneira integradora e sistemática com o conhecimento já acumulado sobre a história da cultura escolar no Brasil, favorecendo também a formação de novos pesquisadores no campo da História da Educação e o desenvolvimento de pesquisas com temas correlatos.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira (responsável pelo projeto)
Mudanças Curriculares e melhoria do ensino público
Este projeto foi elaborado por pesquisadores do Grupo Escola Pública e Democracia (Gepud), que vem estudando e acompanhando a implementação de políticas educacionais em escolas de rede estadual paulista desde 2018. A finalidade da pesquisa é contribuir para a melhoria do ensino público por meio de uma ação conjunta entre pesquisadores de universidades e gestores de sete escolas da rede estadual para a implementação reflexiva, crítica e criativa da Base Nacional Comum Curricular, do Programa Inova Educação e do Novo Ensino Médio, em diálogo com as realidades e necessidades das escolas. Em que medida e como as escolas podem se apropriar criticamente das diretrizes das políticas curriculares oficiais, articulando-as a seus projetos político-pedagógicos locais? Para lidar com esta problemática, propõe-se a realização de uma pesquisa-ação com o objetivo de construir e implementar propostas curriculares respaldadas na autonomia das escolas e na participação democrática das comunidades, considerando suas especificidades, demandas e conhecimentos. Espera-se que o projeto contribua de forma concreta para a melhoria do ensino público do estado de São Paulo, materializada, por exemplo, na melhoria do desempenho dos/as estudantes nas avaliações externas e na diminuição das taxas de reprovação e evasão escolares. Além disso, o projeto pretende fortalecer e consolidar espaços de formação continuada nas unidades escolares e, de forma mais geral, produzir conhecimento teórico-prático sistematizado sobre processos de implementação de políticas curriculares complexas desde as escolas.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini (responsável pelo projeto)
Net-ativismo e redes sociais: consistências e fragilidades das linguagens hipermidiáticas da cibercultura para os processos formativos contemporâneos
Considerando a atual momento histórico, em que se observa diversas práticas sociais exercidas num híbrido entre cultura e cibercultura, o projeto de pesquisa busca investigar as consistências e as fragilidades das linguagens hipermidiáticas veiculadas nas redes sociais para os processos formativos contemporâneos, com destaque para os processos educacionais, formais e não formais. No tocante ao aporte teórico é dado destaque a conceitos como dialogismo (bakhtiniano), interação dialógica e empoderamento (freireano), agir comunicativo (habermasiano), bem como aos estudos e pesquisas sobre a esfera pública do século XXI e net-ativismo. O projeto enseja pesquisas exploratórias sobre a utilização das redes sociais da cibercultura (Blogs, Facebook, Twitter, Youtube etc.) voltada ao net-ativismo, ao empoderamento de grupos sociais e ao exercício pleno da cidadania. O projeto busca responder a seguinte questão norteadora: quais elementos das RS podem ser considerados como contribuintes ao net-ativismo, ao empoderamento de grupos sociais e ao exercício pleno da cidadania?.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Lucila Maria Pesce de Oliveira (responsável pelo projeto)
O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos/para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A pesquisa assume como problemática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos e para os anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a investigar a possibilidade de desenvolvimento do pensamento algébrico de professores que ensinam matemática e/ou estudantes dos anos iniciais. No caso dos professores, investiga-se também qual a implicação desse movimento para a organização do ensino da matemática potencializador da apropriação de noções algébricas para os anos iniciais.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti (responsável pelo projeto)
O doutrinário e o formativo em impressos pedagógicos no Brasil (1890-1960)
As pesquisas desenvolvidas neste projeto têm entre suas finalidades identificar de que forma os impressos pedagógicos que circularam no Brasil entre 1890 até meados do século XX colaboraram para a constituição de uma cultura escolar que, ao mesmo tempo em que preconizava a modernidade em termos pedagógicos, era seletiva e excludente, seja por praticar processos avaliativos inadequados para o público escolar em geral, e ou, seja por discriminar certos agrupamentos sociais e étnicos.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri (responsável pelo projeto); Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido
O ethos da escola seletiva: um estudo de publicações voltadas para a organização escolar e a formação docente (1930-1960)
As teorias explicativas para o mau desempenho escolar, nos vários momentos históricos, são elaboradas e divulgadas, contribuindo para construir um ethos que orienta as práticas dos professores em sua ação cotidiana. Este projeto investiga, numa perspectiva histórica, a construção e a permanência de um ethos pedagógico, de elementos valorativos que se expressam na responsabilização da própria criança pelas dificuldades escolares, atribuídas a sua condição orgânica, psicológica, familiar ou social, e na menor participação da escola e do próprio sistema, nessa responsabilidade. Para isso, analisa publicações voltadas para a organização escolar e a formação docente, no Brasil, entre os anos 1930 e 1960, período em que diferentes teorias explicativas e com fundamentos variados (biológicos, psicológicos, psicanalíticos e sociológicos) para o insucesso escolar ganharam nitidez e contribuíram para consolidar determinado ethos.
Recursos: Fapesp
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Regina Cândida Ellero Gualtieri (responsável pelo projeto); Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido
O processo escolar entre italianos e seus descendentes: a escola italiana em São Paulo, no século XIX e início do século XX
No fim do século XIX e no começo do século XX, São Paulo era uma das maiores cidades de imigração do mundo. Entre 1880 e 1924, entraram no Brasil 3.396.366 imigrantes, dos quais 1.331.158 eram italianos, o que corresponde a mais de 39% do total de imigrantes. De acordo com Hall (2004) dos 4,8 milhões de pessoas que vieram para o Brasil entre 1820 e 1949, mais da metade entrou pelo Estado de São Paulo e foram levadas principalmente para as fazendas de café paulistas e para os núcleos de colonização no sul e sudeste do país. Em 1893, 54,6% da população da capital paulista era estrangeira, sendo destes 34% de italianos, presença impactante e que deixava sinais na fisionomia do tecido urbano. Esses homens, mulheres e crianças, que genericamente são denominados italianos, ou imigrantes da Península, quando para cá vieram apresentavam como traço distintivo o regionalismo, mantido inclusive na escolha do bairro onde residiam, assim no bairro do Bexiga se concentravam os calabreses, no Bom Retiro os vênetos e no Brás, os apulienses. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo escolar entre imigrantes italianos e descendentes estabelecidos em São Paulo, capital, entre as últimas três décadas do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX, tanto nas escolas étnicas quanto nas escolas públicas que freqüentaram, nos diferentes bairros por eles habitados. As escolas podem ser pensadas como espaços de constituição da italianidade, da civilidade e de aprendizagem dos saberes elementares do ler, escrever e calcular e compreende-las requer a reconstrução de como as mesmas foram sendo produzidas no que diz respeito aos discursos pedagógicos e à cultura material. Os discursos pedagógicos, segundo esclarece Nóvoa (1998) são muito mais do que simples linguagens: eles fazem parte de um processo complexo graças ao qual a sociedade define os problemas educativos e toma as medidas para resolvê-los. Os discursos pedagógicos constituem-se em espaços de poder porque envolvem disputas entre diferentes formas possíveis de ordenação, explicação, sistematização e hierarquização do mundo escolar, promovendo desta forma o controle e a regulação dos discursos, instituindo e organizando, por sua vez, as ações, as reações e as posições do e no universo escolar. Quanto aos aspectos materiais, segundo Vinão Frago (1995) estudar o conceito de cultura material implica tratar os múltiplos significados dos objetos, para além de sua estrutura técnica e de sua função, buscando compreendê-los a partir das relações sociais de que fazem parte e das diversas manifestações instauradas na vida escolar. Para a realização da pesquisa toma-se como fontes: os Relatórios sobre o estado da Instrução Pública em São Paulo, os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, os Mapas de Frequencia, os Relatórios do Ministério das Relações Exteriores da Itália, jornais, fotografias, livros, dentre outros.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Panizzolo (responsável pelo projeto)
Os periódicos de ensino e suas potencialidades para o estudo da cultura escolar - séculos XIX e XX
O presente projeto pretende investigar elementos da cultura escolar tomando como fonte de estudo os periódicos de ensino publicados no campo educacional paulista entre os séculos XIX e XX. Almeja-se investigar a genealogia dos objetos escolares e das teorias pedagógicas e as suas distintas configurações nos contextos escolares (grupos escolares, escolas reunidas e escolas isoladas), assim como a constituição da profissão docente no Brasil. Entende-se como elementos da cultura escolar os programas de ensino e os currículos escolares, as avaliações e os exames, bem como as comemorações escolares. No âmbito das teorias pedagógicas, intenta-se investigar a difusão e os modos de apropriação de autores europeus e norte-americanos no campo educacional paulista.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (responsável pelo projeto)
Os professores iniciantes nas escolas de educação básica: os desafios da profissão docente na interface com a formação inicial
Este projeto tem como objetivo principal analisar as percepções de professores iniciantes oriundos das licenciaturas sobre a sua formação acadêmica inicial na interface com suas práticas pedagógicas. Para tanto, serão contatados por e-mail egressos dos diversos cursos de licenciatura oferecidos pela Unifesp a fim de formar um banco de dados com informações sobre os professores iniciantes e suas impressões sobre sua formação. Os instrumentos de pesquisa a serem empregados são: questionários e entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A participação dos indivíduos na pesquisa seguirá todos os protocolos estabelecidos pelo Comitê de Ética da Unifesp e demais instâncias responsáveis. Os principais aportes teóricos têm como base os trabalhos de Apple (1991), Contreras (2012), Nóvoa (2013), Oliveira (2004) e silva Jr. (2015). espera-se, com esta pesquisa, obter subsídios que auxiliem a compreender e a pensar no papel da universidade na formação de professores da educação básica.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Isabel Melero Bello (responsável pelo projeto)
Profa. Dra. Ítale Cericato
Prof. Dr. Jorge Luiz Barcellos da Silva
Prof. Dr. Umberto de Andrade Pinto
Os sistemas próprios de avaliação em larga escala no Brasil e na América Latina: levantamento e análise de modelos vigentes
No amplo processo de reforma educativa empreendida a partir dos anos 1990 foi se consolidando, no Brasil e em diferentes países da América Latina, sistemas de avaliação em larga escala que impactaram/vêm impactando fortemente os currículos escolares, a produção e aquisição de materiais didáticos, o trabalho e a carreira docente ? com políticas de responsabilização, controle e bonificação ? e a gestão das escolas, além de incentivar e favorecer a proliferação de diferentes modalidades de convênios e parcerias com instituições privadas. No Brasil, como consequência do processo desencadeado em âmbito federal, também estados e municípios começaram a discutir e elaborar sistemas próprios de avaliação. Dessa forma, está pesquisa busca identificar, analisar e discutir os diferentes modelos de avaliação em larga escala produzidos no Brasil, nos diferentes estados e municípios brasileiros, bem como nos países da América Latina, de modo a investigar os impactos de tais modelos de avaliação em larga escala sobre o sistema educacional ao qual se dirige, sob diferentes perspectivas: do trabalho e carreira docente, da gestão, da organização escolar e do currículo, das reformas educacionais e das políticas de quase-mercado, como a incorporação de sistemas privados de ensino na educação pública, por exemplo.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes (responsável pelo projeto)
Observatório Permanente de Avaliação dos Egressos da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo
Essa pesquisa consiste em estabelecer parâmetros e mecanismos para o acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH com a finalidade de fortalecer as relações entre a Escola e seus egressos, gerando subsídios para a avaliação, planejamento e o aprimoramento de ações institucionais. Visa à contribuir para a avaliação crítica permanente do projeto pedagógico conduzido pela EFLCH e seu comportamento frente à dinâmica e mudanças macroeconômicas, políticas, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que poderá servir de parâmetro para o incentivo à participação dos egressos em atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pela Universidade, como público e como colaboradores.
Recursos: Fapesp
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre (responsável pelo projeto); Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto
Pensar educação com Félix Guattari
A partir da investigação do pensamento de Félix Guattari, a pesquisa visa a elaboração de subsídios teóricos e analítico-conceituais para os Fundamentos da Educação. A hipótese que norteia a pesquisa é dupla. De um lado, a análise da obra de Guattari permite desenvolver o complexo conceito de máquina para se compreender como ele incide na concepção de máquina escolar, por seu turno, forçosamente ligada à produção maquínica de subjetividade capitalista. De outro lado, o pensamento de Guattari favorece o desenvolvimento de problematizações teóricas a instigar e a convocar novas reflexões acerca do estado atual da máquina escolar e de seus desafios contemporâneos. Pensar a máquina escolar também coloca em questão novas perspectivas teóricas para os fundamentos da educação, auxiliando-os na compreensão e nas implicações dos processos de produção de subjetividades aí atinentes. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. A relevância da pesquisa está em aportar para a Filosofia da Educação novos aspectos conceituais pouco explorados no campo e tão atuais ao seu compromisso com a crítica e a fundamentação teórica para a educação.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho (responsável pelo projeto)
Pensar educação com Félix Guattari: da máquina escolar à microrrevolução do desejo
O objetivo geral do projeto é investigar o pensamento de Félix Guattari na vertente de sua atualização e potência analítico-conceitual para a área da Educação. De modo específico, privilegia-se pesquisar como a máquina escolar tem sido montada e desmontada conforme os interesses produtivos da sociedade capitalista contemporânea. No cerne dessa questão encontra-se a produção de subjetivação otimizada por atitudes, comportamentos, ações e modos de se relacionar às expensas da lógica da própria máquina capitalista. A hipótese analítica é a de que as experiências de microrrevolucões de desejo podem instar os seus sujeitos a agir com o intuito de curto-circuitar o estado atual da máquina escolar. Nessa perspectiva, pensar a topografia da máquina escolar é ativar rupturas e atopias, produzir outros fios de agenciamentos com a experiência escolar e a educativa, criar outras derivações que potencializam a produção de subjetivação considerando os processos de singularização e de relações grupais ? grupos-sujeitos, resistindo, assim, o próprio modo de produção de desejo e de subjetivação da sociedade capitalista. Por se tratar de uma pesquisa de aspecto teórico, a metodologia apoia-se, sobretudo, na investigação bibliográfica da obra de Félix Guattari, seus intérpretes e comentadores. Palavras-chave: Félix Guattari; máquina escolar; sociedade capitalista; produção de subjetivação; microrrevolução de desejos.
Recursos: Fapesp
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho (responsável pelo projeto)
Pink is the new black: estereótipos de gênero na educação da infância
Esta pesquisa analisa o contexto educacional de gênero brasileiro e italiano, problematizando a Pinkization, uma tendência de colorir de rosa tudo o que pertence ao território feminino: rosa para roupas e brinquedos femininos, rosa para objetos e acessórios femininos. Problematiza a divisão de cores - rosa para o feminino e azul para o masculino - como um dos muitos artifícios para manter a ordem do gênero, uma ordem estritamente binária que não envolve transgressão e que enjaula não só o feminino, mas também o masculino.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Daniela Finco (responsável pelo projeto)
Políticas de igualdade de gênero para a educação da primeira infância: diálogos Brasil-Portugal
Este projeto de pesquisa procura investigar experiências educativas para a emancipação das relações de gênero na educação da infância, a partir do diálogo entre experiências de Brasil e Portugal. Busca realizar um mapeamento sobre as atuais políticas públicas de diversidade de gênero para educação e as propostas para difundir uma cultura de igualdade através da integração da perspectiva de gênero na educação da infância. A proposta dessa pesquisa busca conhecer e socializar as experiências inovadoras concretas que apontem alternativas de soluções para os problemas de prática e identificar as contribuições da pesquisa na constituição de propostas na área.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Daniela Finco (responsável pelo projeto)
Políticas educacionais, trabalho docente e cotidiano escolar: os impactos das políticas educacionais na organização do trabalho na escola e na configuração da cultura escolar
O projeto investiga como a escola pública reage frente às diferentes políticas educacionais e os impactos na organização do trabalho na escola e na configuração da cultura escolar. Rearticuladas, aligeiradas ou ignoradas, muitas ações decorrentes de tais políticas, que tratam as escolas apenas como unidades depositárias e executoras, pouco se assemelham àquelas imaginadas por seus propositores, já que, muitas vezes, a existência de uma intenção instituinte parece burlar a cultura instituída. Também é interesse do projeto Identificar as influências de políticas educacionais na articulação de discursos acerca da escola pública e seus atores, pois, muitas vezes, os atores da escola pública são acusados de oferecer um serviço de baixa qualidade, quando comparados às escolas e professores do passado. Sob a égide de uma cultura do desempenho, são responsabilizados pelo sucesso e pelo fracasso dos alunos, sem que outras causas sejam consideradas, acentuando e fortalecendo mecanismos de controle sobre o trabalho e a organização da escola. Além dos docentes envolvidos, o projeto reúne estudantes da graduação, com bolsas de extensão é iniciação científica, que realizam pesquisas nas unidades escolares da rede estadual, em diferentes frentes: as condições de trabalho docente conforme estatuto de contratação, as políticas de formação em serviço de docentes e gestores escolares, avaliação de desempenho e produção de indicadores, produção de materiais curriculares e controle do trabalho docente.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes (responsável pelo projeto)
Políticas para Educação Superior, Ciência e Tecnologia e seus Financiamentos
O projeto tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas de expansão e financiamento da Educação Superior e da ciência e tecnologia no desenvolvimento econômico e social e na competitividade do Brasil, partindo da premissa de que o desenvolvimento econômico e social e a redução das desigualdades são influenciados pelo fortalecimento dessas políticas.
Recursos: Fundação Tide Azevedo Setubal
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Maria Angélica Pedra Minhoto (responsável pelo projeto)
Políticas e Programas de Alfabetização, de Letramento e de Educação literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental: processos de escolarização e formação docente em contextos periféricos
O projeto investiga a formulação e implementação de políticas e programas de alfabetização, letramento e educação literária que incidem na escolarização nos anos iniciais. De um lado, debruça-se sobre a formulação e processos de implementação dessas políticas e programas públicos, buscando compreender em que bases se fundamentam e qual problemática propõem-se a solucionar, quais princípios orientam as estratégias e ações adotadas. Analisam-se ainda arranjos institucionais, explicitando os agentes diretamente implicados e suas formas de interação. De outro, busca compreender de que modo essas estratégias e ações materializam-se em práticas de letramento e os significados que os agentes e participantes previstos atribuem a essas políticas e programas. Para tanto, abrange um quadro teórico-metodológico que advém do campo de Políticas Públicas, da Educação, especialmente dos estudos sobre a equidade e justiça social nos processos de escolarização, e Estudos do Letramento, numa perspectiva sócio-histórica e cultural. Pretende-se contribuir na composição de uma cartografia de políticas e programas voltados à alfabetização, ao letramento e à educação literária em contextos periféricos, de modo a tecer compreensões sobre seus potenciais efeitos e as singularidades dessas ações nesses contextos.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Claudia Lemos Vóvio (responsável pelo projeto)
Por uma História revisitada da Literatura Infantil brasileira (séculos XIX e XX)
O projeto tem como objetivo central revisitar aspectos da história da literatura infantil brasileira, entre o final do século XIX e década de 70 do século XX, de modo a compreender as características marcantes de seu desenvolvimento não apenas como fenômeno artístico-literário, mas também como fenômeno cultural e educacional intimamente ligado aos processos de aculturação em massa. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa em História, mediante uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise de fontes documentais relacionadas à produção literária para crianças em circulação no Brasil no período enfocado. Pretende-se realizar levantamento desses livros, cotejar aspectos relativos à sua constituição, analisar as obras mais representativas dessa história revisitada e disponibilizar instrumento de pesquisa para pesquisas correlatas.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira (responsável pelo projeto)
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido
Práticas educativas bilíngues com alunos surdos
Pautando-se nos princípios de uma educação inclusiva bilíngue e tendo os alunos surdos como foco desta investigação, objetiva-se analisar particularidades de práticas educativas voltadas para alunos surdos matriculados em escolas-polo bilíngues e escolas bilíngues, das redes municipais de Guarulhos e São Paulo. Pautando-se na teoria histórico-cultural, de Lev Vigotski, e pesquisas que seguem tal perspectiva teórica, o projeto, organizando-se metodologicamente como pesquisa-ação, prevê a coleta de dados no campo-turmas bilíngues para surdos, o que acontecerá por meio de entrevistas narrativas e semiestruturadas com professores bilíngues e observações do cotidiano das turmas. A ação formativa da pesquisa prevê o planejamento, a execução e a avaliação de práticas educativas centradas na literatura infantil e no ensino por investigação a serem desenvolvidas com os alunos surdos, com o intuito de observar as contribuições para a construção da autoimagem da criança e de sua linhagem argumentativa.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti de Lourenço (responsável pelo projeto)
Processos educativos e perspectiva histórico-cultural: aproximações entre a Teoria da Objetivação e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE)
O projeto envolve pesquisas acerca dos processos educativos a partir dos referenciais teórico e metodológicos da perspectiva Histórico-Cultural e da Teoria da tividade. Fundamentando-se nas produções de Vigotski e seus colaboradores, Davidov, Moura e Radford busca compreender os processos de ensino e de aprendizagem, tanto na educação básica quanto na formação inicial e continuada de professores. Em particular, busca-se compreender os processos de subjetivação e objetivação por meio da contribuições da Teoria da Objetivação e da AOE.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Vanessa Dias Moretti (responsável pelo projeto)
Processos psicossociais da formação e do trabalho dos professores
Este projeto investiga, com o embasamento teórico e metodológico da psicologia histórico-cultural e valendo-se de questionários e entrevistas temáticas, as condições psicossociais em que se produzem a formação inicial, continuada e o trabalho dos professores que atuam na educação básica. Especial atenção é dada para as significações subjetivas atribuídas por esses profissionais para tais condições e suas relações com a mediação dos processos de aprendizagem e desenvolvimento promovidos pela escola.
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Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Itale Luciane Cericato (responsável pelo projeto)
Produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática: relações históricas entre campos disciplinares e profissional
Este projeto de pesquisa trata de estudos históricos sobre a produção curricular em matemática para o ensino e para a formação de professores dos primeiros anos escolares. Utilizando resultados obtidos com o desenvolvimento de projetos anteriores, o estudo dedica-se à análise das relações estabelecidas historicamente entre campos disciplinares (Matemática, Educação Matemática e Ciências da Educação) e campo profissional da docência (professores e suas entidades representativas) envolvidos na produção e sistematização de saberes contidos em documentos curriculares. Mobilizando ferramentas teórico-metodológicas como campo científico (Bourdieu; Hofstetter & Schneuwly), experts (Maxim & Arnold; Hofstetter & Schneuwly) e variação de escalas (Ricoeur), o estudo analisa a produção curricular advinda das ações de cerca de quarenta personagens atuantes desde finais do século XIX até as últimas décadas do século XX. A pesquisa norteia-se pela seguinte interrogação: Que mudanças ocorreram nas relações travadas ao longo do tempo entre os campos disciplinares e o campo profissional da docência resultando em novos saberes sistematizados em documentos curriculares para o ensino e formação de professores?
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (responsável pelo projeto)
Reforma do liceu francês: perspectivas e estratégias dos/das estudantes
Desde os anos 1980, o sistema educacional francês é tensionado pelo duplo movimento de massificação, com acesso crescente ao baccalauréat (Bac) e aprofundamento da seletividade das carreiras. Com um histórico de estratificação e fragmentação, a reforma do baccalauréat que teve início em 2019, contém três eixos de mudanças: a flexibilização curricular com individualização dos percursos formativos, alteração da composição de notas do baccalauréat e a substituição da antiga plataforma de candidaturas para ingresso no ensino superior, a APB (Admissions post-bac) pelo Parcoursup. A parte da reforma dirigida diretamente aos liceus franceses, chamada de reforma do liceu, tem como elementos centrais, a flexibilização curricular com a individualização dos percursos, a avaliação constante com a mudança do Bac e o aumento da orientação profissional. A reforma é analisada a partir de estudos sobre a ampliação da mercadorização e introdução de mecanismos de quase mercado e da nova gestão pública no sistema educacional francês. Diante de uma vasta reforma que altera a dinâmica institucional e mobiliza diversos setores da sociedade francesa, esta pesquisa tem como problema central conhecer quais são as perspectivas e estratégias dos/das estudantes diante da reforma do liceu. Adotamos como método de análise a meso abordagem relacionando diferentes esferas de implementação da política educacional, com a adoção de observação participante em dois liceus de contextos sociais distintos e realização de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de estudantes balizadas por critérios socioculturais, de gênero e origem social.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Débora Cristina Goulart (responsável pelo projeto)
Uma análise da elaboração do Plano Estadual de Educação de São Paulo, 2016-2026, com base no conceito de Estado Integral de Antonio Gramsci
A temática desta pesquisa é a participação e atuação da sociedade política (executivo e legislativo) e da sociedade civil (diversas entidades acadêmicas, sindicais e sociais) no processo de elaboração e aprovação do PEE-SP, Lei n. 16.279/2016. O problema de pesquisa é saber quais e como atuaram as entidades da sociedade civil e a sociedade política na construção da agenda política, cujo objetivo era formular e aprovar um plano de educação para o estado de São Paulo, em conformidade com a legislação nacional, mais precisamente o PNE 2014-2024. O objetivo central é analisar a atuação da sociedade política e da sociedade civil na elaboração do Plano Estadual de Educação de São Paulo 2016-2026, no marco das disputas políticas e ideológicas em torno da agenda educacional no estado. O principal referencial teórico para a compreensão da participação da sociedade política e da sociedade civil no processo de elaboração do PEE-SP será o pensamento de Antonio Gramsci, mais especificamente os conceitos de Estado Integral, hegemonia e ideologia. Adotamos como método o materialismo histórico dialético à medida que nos permite articular dialeticamente a integração das múltiplas facetas que envolvem a reflexão e a compreensão da realidade pesquisada. Em termos metodológicos realizaremos uma pesquisa qualitativa em educação, envolvendo estudo documental e bibliográfico e pesquisa de campo, com realização de entrevistas semiestruturadas. As análises produzidas contribuirão para uma melhor compreensão das relações entre sociedade política e sociedade civil na construção das políticas educacionais, no marco do conceito gramsciano de Estado Integral. A relevância deste projeto encontra-se, por um lado, na construção de um desenho teórico metodológico para análise dos processos de elaboração de políticas educacionais no ciclo de análise de políticas públicas para educação. Por outro lado, na utilização de conceitos gramscianos como referencial teórico fecundo e atual aos estudos de políticas educacionais.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Pesquisadores da Escola de Filsofia, Letras e Ciências Humanas
Profa. Dra. Márcia Aparecida Jacomini (responsável pelo projeto)