Nesta página você encontra instruções e regras para integrar o corpo de orientadores do PPG Educação e tem acesso aos editais de credenciamento.
Credenciamento - Informações
O credenciamento inicial no Programa se dá por meio de edital, aprovado pela comissão de ensino e pesquisa do Programa, que avalia a necessidade da inserção de novos docentes tendo em vista as pesquisas em desenvolvimento e as demandas do próprio Programa em relação às temáticas em investigação. O docente interessado no credenciamento deve ser portador do título de doutor e demonstrar o desenvolvimento de produção contínua e científica qualificada, de acordo com as especificidades da área. Também deve apresentar uma proposta de pesquisa, indicando, com clareza, a linha de pesquisa à qual deseja se vincular e demonstrando a pertinência de sua produção intelectual às investigações em curso na linha de pesquisa escolhida. Para o credenciamento, a proposta apresentada pelo docente será avaliada pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação (CEPG) do Programa, tendo em vista a sua pertinência ao edital de credenciamento, bem como o atendimento aos critérios definidos pelo Comitê Técnico de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, a saber:
1. Será estabelecida uma pontuação mínima para credenciamento de novos orientadores. Para o Programa de Educação, nível mestrado e doutorado, exige-se uma pontuação mínima igual a 3,0 (três);
2. A pontuação sempre servirá de parâmetro para a Câmara de Humanidades, mas a valoração de itens específicos sofrerá variações conforme especificidades de cada subárea, em atenção às diretrizes para cada área indicadas pela CAPES;
3. O credenciamento como orientador está vinculado ao processo de avaliação geral de cada programa pela CAPES. Assim, em atenção às diretrizes institucionais, estabelece-se a seguinte progressão: serão credenciados professores com produção mínima equivalente a um programa nota 4 (quatro) se o credenciamento se der num programa recém criado com nota 3 (três). Quando o credenciamento se dá num programa com nota 4 (quatro) a produção do pleiteante deverá equivaler ao necessário para orientar num programa nota 5 (cinco);
4. Para além da comprovação da produção científica apresentada no pedido de credenciamento, o postulante deverá apresentar projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do Programa; Cada CEPG poderá acrescentar como critério particular de credenciamento a obrigatoriedade de apresentar orientação concluída (obrigatório para o Doutorado). Quando esse critério for adotado pela CEPG, na hipótese do postulante não ter ainda trabalhado na pós-graduação sensu stricto, será exigido, pelo menos, uma orientação de IC ou duas de TCC;
5. Para evitar que o credenciamento se efetive apenas com pontuação obtida em um único item de produção acadêmica, o postulante, obrigatoriamente, deverá somar pelo menos dois itens diferentes de publicação, onde a produção de artigos em periódicos avaliados pela área represente 50% da pontuação total;
6. A verificação de pontuação por parte da Câmara de Humanidades levará em consideração o último triênio completo. Após a aprovação pela CEPG, a proposta de credenciamento é submetida à avaliação da Câmara de Pós-Graduação da EFLCH que, se aprovada, será encaminhada para avaliação do Conselho de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.
Edital de Credenciamento Nº 04/2024
Edital e Modelos
Edital de Retificação Nº 01/2024 |
Edital de Credenciamento Nº 04/2024 |
Modelos de anexos (retificado) |
Inscrições recebidas
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo torna pública a relação de inscritos, em ordem alfabética e por linhas de pesquisa, conforme Edital nº 04/2024.
Linha de pesquisa: Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão |
- |
Linha de pesquisa: Educação, Estado, Trabalho |
Marineide de Oliveira Gomes |
Salomão Barros Ximenes |
Thiago Manhães Cabral |
Linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Dilma Antunes Silva |
Linha de pesquisa: História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas |
Eduardo Silveira Netto Nunes |
Luciane de Fatima Bertini |
Marcelo Leandro dos Santos |
Wiara Rosa Rios Alcântara |
Linha de pesquisa: Linguagens e Saberes em Contextos Formativos |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
Resultado final
A Comissão de Ensino de Pós-Graduação, após análise da documentação apresentada pelos interessados e dos pareceres exarados pelas Linhas de Pesquisa, e observadas as exigências do Edital 04/2024, torna pública a relação de docentes indicados para credenciamento no quadro permanente de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os processos seguirão para aprovação da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH e posterior homologação do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.
Linha de pesquisa: Educação, Estado, Trabalho |
Salomão Barros Ximenes |
Marineide de Oliveira Gomes |
Linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Dilma Antunes Silva |
Linha de pesquisa: História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas |
Luciane de Fatima Bertini |
Wiara Rosa Rios Alcântara |
Linha de pesquisa: Linguagens e Saberes em Contextos Formativos |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
Edital de Credenciamento Nº 06/2023 - Encerrado
Edital e Modelos
Edital de Credenciamento Nº 06/2023 |
Modelos de anexos |
Inscrições recebidas
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo torna pública a relação de inscritos por linhas de pesquisa, conforme Edital nº 06/2023.
Linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Prof. Dr. Salomão Barros Ximenes |
Edital de Credenciamento Nº 05/2020 - Encerrado
Edital e Modelos
Edital de Credenciamento Nº 05/2020 |
Modelos de anexos |
Inscrições recebidas
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo torna pública a relação de inscritos por linhas de pesquisa, conforme Edital nº 05/2020.
Linha de pesquisa: Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão |
Profa. Dra. Ellen Gonzaga Lima Souza |
Profa. Dra. Marina Pereira de Almeida Mello |
Prof. Dr. Rogério Cruz de Oliveira |
Linha de pesquisa: Educação, Estado, Trabalho |
Profa. Dra. Ana Paula Santiago do Nascimento |
Profa. Dra. Débora Cristina Goulart |
Profa. Dra. Mariângela Graciano |
Linha de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Prof. Dr. Adalberto dos Santos Souza |
Profa. Dra. Adriana Regina Braga |
Linha de pesquisa: Linguagens e Saberes em contextos formativos |
Prof. Dr. Sandro Luis da Silva |
Resultado final
A Comissão de Ensino de Pós-Graduação, após análise da documentação apresentada pelos interessados e dos pareceres exarados pelas Linhas de Pesquisa, e observadas as exigências do Edital 05/2020, torna pública a relação de docentes indicados para credenciamento no quadro permanente de orientadores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Os processos seguirão para aprovação da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EFLCH e posterior homologação do Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp.
Linha de pesquisa: Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão |
Profa. Dra. Ellen Gonzaga Lima Souza |
Linha de pesquisa: Educação, Estado, Trabalho |
Profa. Dra. Ana Paula Santiago do Nascimento |
Profa. Dra. Débora Cristina Goulart |
Linha de pesquisa: Linguagens e Saberes em contextos formativos |
Prof. Dr. Sandro Luis da Silva |